0

Não consigo amamentar, e agora?

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, 01.10.2019 estamos em outubro e outubro rosa e o mês da mama, e uma angustia de muitas mamães vem sendo a dificuldade para amamentar seu bebê por diversos motivos, e se você não consegue amamentar algum problema há.
Vamos conferir!

Não consigo amamentar, e agora?

Diante de situações como estas, muitas mães acabam se sentindo frustradas, e pode estar relacionado a uma série de fatos, como má posicionamento do bebê, dificuldades de pegar o peito do próprio bebê, insegurança da mamãe por não conseguir dar de mamar ao filho da maneira como se espera.

Elas recorrem a remédios, chás e dietas especiais, buscando a solução para seus problemas e, quando não encontram alternativas, podem se sentir culpadas e diminuídas em relação à maternidade mas, é importante esclarecer as duvidas com seu médico, ele irá lhe orientar sobre as melhores maneiras de posicionar o bebê.

Quais as situações mais frequentes que dificultam ou impedem a amamentação?


Leite
Logo após o parto, é normal que a mulher leve um tempo para se adaptar à amamentação.
As primeiras mamadas, costumam gerar muita insegurança, já que além de nem sempre serem confortáveis para a mãe, também não produzem muito leite, dando a impressão de que o bebê não está se alimentando adequadamente, as emoções afetam a lactação por meio de mecanismos psicossomáticos específicos, já que os hormônios do estresse inibem a ação dos hormônios responsáveis pela produção e descida do leite.

Mastite
 A mastite é uma inflamação da mama que gera muito desconforto e sintomas como dores, vermelhidão, inchaço e, em alguns casos, até a formação de abscessos mamários podendo impedir a amamentação.

Tratamento consiste em descanso da mama afetada e seu esvaziamento com bomba. Em alguns casos, o médico pode indicar antibióticos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.

O bebê não quer mamar
É comum é a rejeição do bebê ao peito. Isso pode acontecer por vários motivos, desde uma pega errada, até dores de ouvido, resfriados, ou outros problemas que causem desconforto no bebê.

A mamãe deve procurar um especialista que vai ajudá-la a ver o que está causando o problema caso esse seja o desafio.

Tipos de mamilo
Poucas mulheres sabem, mas há tipos diferentes de mamilos, que podem ou não impactar na amamentação.
Eles podem ser protrusos, planos ou invertidos, sendo o primeiro o mais fácil de adaptar a amamentação.

Esse é um momento de descobertas e adaptação para cada mãe, nenhum bebê é igual ao outro, mesmo com todas as dificuldades, as mães devem se lembrar que a amamentação é ainda a melhor forma de alimentar o seu nenezinho.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Colecione momentos, não coisas.
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário