0

Artérias

http://enfermageandotc21.blogspot.com.br/
Olá amigos leitores, há vários tipos de artérias em nosso corpo.
Vamos conferir!

Artérias

Artérias pulmonares: carregam o sangue pobre em oxigênio do coração para os pulmões para que o dióxido de carbono seja substituído pelo oxigênio; são as únicas artérias que carregam sangue venoso.
Artérias sistêmicas: levam o sangue para as arteríolas e de lá para os capilares, onde são trocados os nutrientes e gases;
Arteríolas: ramificações das artérias, têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares;
Artéria aorta: é a artéria raiz do sistema arterial porque recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração enviando esse sangue para todo o corpo.
As arteríolas são a principal influência tanto no fluxo sanguíneo local quanto na pressão sanguínea geral. Isso porque as arteríolas auxiliam no controle da pressão sanguínea e conduzem a quantidade certa de sangue até os capilares.

Estrutura básica de uma artéria
A cavidade por onde flui o sangue pela artéria chama-se luz. Enquanto que as paredes, ao contrário das veias, não perdem sua forma tubular quando não transportam o sangue.
As paredes das artérias são espessas e formadas por tecidos muscular elástico. Possuem três camadas chamadas de túnica:
*Túnica adventícia é a camada mais externa, formada por tecido conjuntivo;
*Túnica média é a camada intermediária, composta de célula musculares lisa e tecido elástico;
*Túnica intima é a camada interna, composta de células endoteliais, e que possui contato direto com o fluxo sanguíneo.

Doenças e problemas relacionados às Artérias
*A pressão de pulso na velhice aumenta até duas vezes do normal, isso ocorre porque as artérias ficam endurecidas pela arteriosclerose.
*Na estenose aórtica o diâmetro da abertura da valva aórtica é reduzido e a pressão de pulso é diminuída devido à redução de fluxo sanguíneo, que é ejetado.
*Na persistência do canal arterial, o sangue que sai do ventrículo esquerdo volta imediatamente pelo canal que permanece aberto, fazendo com que a pressão diastólica caia para volumes muito baixos.
*Na insuficiência aórtica, a valva aórtica não se fecha, permitindo com que o sangue retorne ao ventrículo esquerdo, o que resultará em queda de pressão aórtica entre os batimentos cardíacos.

A pressão arterial varia entre a pressão sistólica, quando atinge seu máximo durante a contração cardíaca, e a pressão diastólica, que ocorre no momento em que o coração relaxa entre os ciclos, e a diferença entre essas duas pressões é chamada de pulso, que pode ser afetada por um débito sistólico cardíaco, a complacência tardia ou o caráter da ejeção do sangue a partir do coração.

Essa variação de pressão produz uma pulsação indicadora de atividade cardíaca.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Só saberá subir na vida quem tiver a humildade de descer quantas vezes forem necessárias.
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário