0

Biossegurança?

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando

Olá amigos leitores, A biossegurança pode ser definida como um conjunto de ações cujo o objetivo é minimizar o risco de uma determinada atividade. 

Vamos conferir!

Biossegurança? 

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de ações cujo o objetivo é minimizar o risco de uma determinada atividade. 

A utilização de EPI na área da Saúde nos dias atuais é essencial e é a proteção primordial para que o profissional não se contamine ou adquira alguma doença infecciosa por atender um paciente, assim como a biossegurança é essencial no atendimento a qualquer paciente, uma vez que ela compõe um grupo de ações e protocolos que visam proteger o profissional da contaminação por agentes biológicos. 

A biossegurança deve estar presente em todas as áreas que lidam com o público e podem fazer uso de objetos os quais podem levar risco, no caso por exemplo de salões de beleza com objetos usados para fazer as unhas. 

Na área da Saúde, a biossegurança tem relação com instalações físicas adequadas, boas práticas e exposição a agentes biológicos aos quais o profissional está exposto.

Associamos biossegurança a um grupo de técnicas e orientações que devem ser seguidas com intuito de proteger quem trabalha e quem está sendo atendido na área da Saúde. 

Podemos dividir a biossegurança em alguns aspectos essenciais: 

Equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva e ações essenciais em biossegurança. 

O EPI na área de saúde é composto por uma série de elementos, descartáveis, que devem ser renovados após o atendimento de cada paciente. Esses são eles: 

*Luvas para procedimentos; 

*Máscaras (cirúrgica ou N95, dependendo da situação); 

*Gorro; 

*Óculos de proteção ou protetor facial (faceshield); 

*Avental de mangas longas. 

Alguns EPIs, como para os profissionais que atualmente trabalham com atendimento direto a pacientes em UTI, por exemplo, podem ser usados de forma contínua, até a indicação de tempo recomendada pelo fabricante, como é o caso da máscara N95. 

A máscara N95 é indicada para qualquer profissional que fará atendimento a paciente em caso de procedimentos que geram aerossóis, que são os seguintes: 

*Atendimento odontológico utilizando caneta de alta rotação,; 

*Manobras de ressuscitação cardiopulmonar; 

*Procedimentos de intubação; 

*Aspiração traqueal; 

*Micronebulização; 

*Coleta de amostras nasotraqueais. 

Os demais profissionais que não participam desses procedimentos podem utilizar máscaras cirúrgicas.

Sob nenhuma hipótese o funcionário pode trabalhar sem o EPI adequado ou ainda prolongar seu uso além do indicado, por falta de EPI. 

Ações Essenciais Em Biossegurança 

Algumas ações fazem parte da biossegurança de qualquer local de atendimento ao público, sobretudo em hospitais e demais áreas voltadas à área da Saúde. São esses alguns exemplos: 

* Esterilização correta de instrumentais

 A utilização de autoclave, com caixas de inox perfuradas e material embalado, bem como a utilização de estufas para materiais que não podem ser esterilizados por calor úmido, são essenciais.

No caso da esterilização por autoclave, o material contaminado deve ser inicialmente descontaminando com soluções apropriadas, lavado, seco e só então embalado para esterilização. 

*Uso de material descartável 

Sempre deve-se optar por uso de material descartável, como é o caso de gaze, algodão, fios cirúrgicos descartáveis, dentre outros. 

*Protocolos de limpeza e descarte adequados 

Todo local de trabalho deve ter protocolos de limpeza, com a utilização de produtos desinfetantes recomendados para cada superfície, feitos por equipe treinada. 

O descarte do material deve ser feito de maneira adequada e a equipe deve ser sempre treinada para esse fato. Assim, diminui-se o risco de contaminação de algum membro da equipe. 

As normas de biossegurança existem para proteção do trabalhador e devem ser sempre cumpridas por todos. 

É importante SABER que é função do empregador fornecer todos os EPIs, bem como treinamento adequado para utilização e descarte dos EPIs, como a exposição do profissional da área da Saúde a agentes biológicos é grande, a biossegurança deve ser respeitada e realizada com muita atenção e critério, para que o profissional trabalhe em segurança. 

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário