0

Humanização

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.
Vamos conferir!

Humanização

"Humanizar o quê?''
"Humanizar como?''
''Não somos humanos?"

Pois estamos presentes em todos os momentos da vida de um ser humano, desde o seu nascimento, ouvindo o seu primeiro choro e acolhendo-o em nossos braços, até o seu último momento nesta vida.

O paciente não precisa somente da cura e da medicação.


Ele precisa também da assistência de enfermagem, que é de atenção durante um banho de leito realizado com carinho e capricho, precisa de um cuidado atencioso e cauteloso durante a administração do seu medicamento, às vezes precisa de um auxílio na realização de uma mudança de decúbito para que sua pele não seja agredida e, se caso isso acontecer devido à sua doença, irá precisar de uma criteriosa avaliação e realização de um curativo benfeito, precisa se sentir bem após uma troca de fralda, na ajuda para se alimentar e saciar a sua sede, e até mesmo se ele ou seu familiar necessitar de uma orientação estaremos lá.

E quando necessitar de um atendimento de emergência, em que o paciente estiver entre a vida e a morte, estaremos (equipe de enfermagem) novamente presente junto com o médico, o cirurgião, o anestesiologista, o fisioterapeuta e principalmente com Deus, tentando de todas as formas salvar a sua vida.

 O reconhecimento da natureza humana em sua essência, um olhar pra si próprio e buscar em si o valor e a dignidade do homem, compreendendo e criando meios de se compreender uns aos outros.

Pratica Humanização

A humanização propõe a construção coletiva de valores que resgatem a dignidade humana na área da saúde e o exercício da ética, aqui pensada como um princípio organizador da ação.

Ser todas as profissões, técnico em enfermagem apenas nas horas vagas rsrsrs, a realidade vai negar mas ao se dedicar "se vou fazer, vou dar o meu melhor sempre "entra em sena um relacionamento que recuperava valores.

Desenvolver métodos que permitam a inserção de tais aspectos humanos no pensar e agir sobre os processos saúde-adoecimento-cura e nas relações de trabalho. 

Criar espaços legítimos de fala e escuta que devolvam à palavra sua potência reveladora e transformadora na relação do profissional com o paciente, a escuta não é só um ato generoso e de boa vontade, mas um imprescindível recurso técnico para o diagnóstico e a adesão terapêutica.

O colhimento a responsabilização do trabalhador/equipe pelo cliente, desde a sua chegada até a sua saída, ouvindo sua queixa, considerando suas preocupações e angústias, fazendo uso de uma escuta qualificada que possibilite trazer essa mentalidade para o campo da saúde. Enfermagem (e certamente todas as profissões que se destinam ao cuidar) ou seja, ainda que o mundo se acabe em um livre agredir, em que vença o mais forte, o mais rico ou o mais bonito, na área da saúde é imprescindível a educação para a humanização e a ética nas relações entre as pessoas, sem a qual não é possível realizar a missão que nos destina essa escolha profissional.


O agir ético
Se refere à reflexão crítica que cada um de nós, profissionais da saúde, tem o dever de realizar, confrontando os princípios institucionais com os próprios valores, modo de ser e pensar e agir no sentido do bem... Claro que seria um ato de violência se, em nome da humanização, determinássemos quais os valores pessoais que cada um deve ter. Entretanto, na dimensão institucional, trata-se de valores fundamentais para balizar a atitude profissional de todos com diretrizes éticas que expressem o que, coletivamente, se considera bom e justo.


Pois é, ainda não foi criada uma fórmula para alcançar a reflexão e facilitar o desenvolvimento de um tratamento humanizado é preciso trabalhar o autoconhecimento: saber identificar quem você é e o que quer para si. Também é essencial saber perceber o outro. Se colocar no lugar e começar a olhar para o lado, tentando entender a situação. A comunicação verbal, e a não verbal, são parte da construção de um bom relacionamento.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário