0

Cuidados Da Enfermagem em transfusão sanguínea

Transfusão sanguínea
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, entenda os cuidados da enfermagem em relação a transfusão sanguínea.
Vamos conferir!

Cuidados Dmaga Enferem em transfusão sanguínea
 REFLEXÃO:Vá firme na direção da sua meta. Porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.

 

CONHEÇA O NOSSO E BOOK GUIA DE MEDICAMENTOS
Enfermagem tem participação ativa no processo de transfusão sanguínea.
Portanto, é fundamental saber quais cuidados devem ser tomados para que a transfusão sanguínea ocorra tranquilamente, sem nenhuma reação adversa.

Os cuidados da enfermagem podem ser divididos em 3 grandes grupos: antes da transfusão, durante a transfusão e após a transfusão.

*Cuidados da enfermagem antes da transfusão
Um dos primeiros cuidados deve ser sempre garantir a assinatura do termo de consentimento pelo paciente ou familiar responsável.

A transfusão deve iniciar 30 minutos após a remoção da bolsa do refrigerador do banco de sangue. Portanto, é importante que seja verificado o exato momento no tempo em que essa remoção ocorreu;
Afinal, esse é o termo legal para que o receptor aceite o sangue ou componentes sanguíneos. 

A seguir, o profissional de enfermagem deve sempre verificar a permeabilidade da função, do calibre do cateter, presença de infiltração e sinais de infecção.

Outra conduta importante é confirmar obrigatoriamente a identificação do receptor, do rótulo da bolsa, dos dados da etiqueta de liberação, a validade do produto.

Além disso, fazer a inspeção visual da bolsa (cor e integridade) e a temperatura por meio de dupla checagem o enfermeiro e  o técnico de enfermagem, para segurança do receptor.
Esses são procedimentos fundamentais e que devem sempre ser feitos.
Sempre aferir e anotar os sinais vitais do paciente.

*Cuidados durante a transfusão
Esse é o momento em que a atenção deve ser total, uma vez que durante a transfusão alguns procedimentos devem ser realizados para que a transfusão ocorra tranquilamente.
Reações adversas podem ocorrer, portanto, é fundamental seguir os passos atentamente e sempre observar o paciente.
Confirmar, novamente, a identificação do receptor, confrontando com a identificação na pulseira e o rótulo do insumo a ser infundido.

Sempre monitorar a transfusão durante todo o processo e lembrar que o tempo máximo do processo não pode ultrapassar um total de 4 horas;

Permanecer ao lado do leito do paciente durante os 10 primeiros minutos de transfusão;

Ter calma para infundir lentamente a quantidade, lembrando-se de infundir o máximo de 5 mL/min nos primeiros quinze minutos da transfusão;

Observar o paciente, em relação a reações adversas durante a transfusão, sempre monitorando os sinais vitais em intervalos regulares e comparando-os com medidas anteriores;

Trocar o equipo a cada duas unidades transfundidas, para minimizar riscos de contaminação bacteriana.

Caso o paciente apresente-se inquieto, com dor, urticária, febre, calafrios, vômitos, falta de ar, a transfusão deve ser imediatamente encerrada e o fato deve ser comunicado ao médico.
Nesse caso, a bolsa deve ser encaminhada com o laudo da intercorrência ao banco de sangue para a análise.

*Cuidados da enfermagem após a transfusão
Após o término da transfusão, algumas medidas são importantes para garantir que o paciente encontra-se bem.

Afira os sinais vitais e compare-os com as medidas anteriores;
Descarte de maneira adequada todo o material descartável utilizado, para assegurar que não haja contaminação cruzada em relação a outros funcionários, como da limpeza, por exemplo.
A desinfecção e gerenciamento de resíduos deve ser feita sempre seguindo as normas de boas práticas da instituição de saúde e sempre documentados;
Sempre registrar as atividades desenvolvidas pelo setor de hemoterapia, de forma a garantir possível rastreabilidade, se necessário. Desta forma, identifique, do começo ao final do processo o profissional que fez o procedimento até o destino final, lembrando-se sempre de constar data, horário de início e término, origem e identificação das bolsas, descrição de reações adversas (quando houver), bem como a atitude tomada.
O paciente deve ser monitorado por algumas horas após o procedimento de transfusão, para garantir que o procedimento não trouxe intercorrências e seu resultado foi positivo.

A checagem das bolsas deve ser feita com critério, sempre em dupla tanto pelo técnico de enfermagem quanto pelo enfermeiro, para que não haja erros nesse sentido e é de extrema importância que o profissional de enfermagem esteja atento a todos os passos que deve tomar, observar se não há reações adversas, bem como anotar todas as informações importantes antes, durante e após o procedimento, garantindo sua eficácia.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário