0

Materiais para Administração de Medicamentos Injetáveis

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, você sabe o conceito de?
Com a leitura desse artigo, você irá aprender o conceito de cada uma delas.
Vamos conferir!

Materiais para Administração de Medicamentos Injetáveis

REGRAS GERAIS.

A via parenteral é via de administração de drogas ou nutrientes por meio de injeções pelas vias intradérmica (ID), subcutânea (SC), intramuscular (IM), intravenosa (IV) ou endovenosa (EV). Para isso necessitamos conhecer os materiais como agulhas e seringas...

A prescrição deve ser escrita e assinada.
Nunca administrar medicamento sem rótulo.
Verificar data de validade do medicamento.
Não administrar medicamentos preparados por outras pessoas.
Tendo dúvida sobre o medicamento, não administra-lo.
Interar-se sobre as diversas drogas, para conhecer cuidados específicos e efeitos colaterais.

           - melhor horário;
           - diluição formas, tempo de validade;
           - ingestão com água, leite, sucos;
           - antes, durante ou após as refeições ou em jejum;
           - incompatibilidade ou não de mistura de drogas;

Antes de administrar qualquer medicação,  devemos checar os sete certos – Paciente certo, Medicação certa, Dose certa, Diluição certa, Via certa, Horário certo, Registro certo.
Toda prescrição de medicamento deve conter – Data, Nome do paciente, Dosagem, Via de administração, Frequência, Assinatura do médico.

SERINGA


É um equipamento usado por profissionais da área da saúde para inserir substâncias líquidas por via intravenosa, intramuscular, intracardíaca, subcutânea, intradérmica, intra-articular; retirar sangue, etc. Trata-se de um dispositivo que pode ser feito em vidro, em metal ou em plástico, sendo esta primeira forma menos usual atualmente pela dificuldade adicional em se esterilizar a seringa. Assim, a mais utilizada são as  descartáveis. Esta contém uma parte móvel, que seria o êmbolo, a qual contribui para uma variação de volume de um determinado líquido contido nesta.
Graduação das Seringas
Seringas de 20 ml: escala de 1 ml
Seringas de 10 ml: escalas de 0,2 ml
Seringas de 5 ml: escalas de 0,2 ml
Seringas de 3 ml: escalas de 0,1 ml
Seringas de 1 ml: escalas de 0,1 ml, 2 U, 1 U.
Vias de utilização das seringas
ID: seringas de 1ml
SC: seringas de 1ml
IM: seringas de 3 e 5 ml
EV: seringas de 10 ou 20 ml
Atenção
1 ml = 1 cm³ = 1 CC
1 U = 0,01 ml


AGULHA

É uma haste metálica ou plástica com um orifício que vai de uma extremidade a outra, para passagem de fluido. A espessura calibre é consoante a viscosidade do fluido e o calibre da veia ou artéria que se quer alcançar. Existem outras duas formas de uso além da intravenosa, que são subcutânea e intramuscular.
Agulhas
40 x 12 – aspiração e preparo de medicações
30 x 7 – aplicação EV paciente adulto
25 x 7 – aplicação EV paciente adulto
30 x 8 – aplicação IM paciente adulto
25 x 8 – aplicação IM paciente adulto
20 x 5,5 - aplicação IM crianças
13 x 4,5 – aplicação ID e SC
13 x 4,0 – aplicação IC e SC


EQUIPO PARA INFUSÕES

Indicado para uso de profissionais da área da saúde com a finalidade de infundir soluções parenterais em paciente por gravidade. Pode ser combinado com agulhas, scalps, cateter, torneirinha e outros dispositivos de infusão.

Possui uma pinça rolete ou regulador de fluxo destinado ao controle de gotejamento, regula o fluxo de solução entre o zero e o máximo. Além do injetor lateral em “Y” destinado à aplicação injeções de medicamento, através da introdução de agulhas na membrana auto cicatrizante, o equipo apresenta um suporte para dedos que atende a NR 32.


BURETA

Dispositivo para infusão, controle de fluxo e dosagem de soluções parenterais. Com câmara graduada de 150 ml permitindo a visualização precisa do fluxo de escoamento. 

Tubo flexível que liga a ponta perfurante a câmara graduada (bureta), contém uma pinça clamp “corta-fluxo” que possibilita a interrupção do preenchimento da bureta a qualquer momento. 

O gotejamento flexível em microgotas e a escala graduada em 1 ml em 1 ml. Muito utilizado em pacientes pediátricos e Neo-Natal. Pode ser usado combinado com agulhas, scalps, cateter, torneira e outros dispositivos de infusão.

CATÉTER FLEXÍVEL JELCO)

(São cateteres para infusão de soluções e drogas intravenosas, numerados em números pares, sendo que, quanto maior o número, menor é o calibre da agulha, indicado também para manter a hidratação e / ou desidratação correta se paciente é incapaz de tomar liquido suficiente via oral. Cateter em poliuretano ou teflon.

Canhão colorido componente de união do tubo de agulha, promovendo comunicação e com seu corpo, recebe uma codificação através de cores determinado o calibre da agulha. Produto de uso único, estéril, atóxico e epirogênico.


 SCALPS


São cateteres para infusão de medicações rápidas, numerados em números ímpares, sendo que, quanto menor o número, maior é o calibre da agulha. Devem antes de serem inseridos na veia (punção) ser totalmente preenchidos com solução SF 0,9%, caso seja para coleta de sangue, antes da punção, retirar o ar de toda a extensão do cateter.Produto de uso único, estéril, atóxico e apirogênico.


 MULTIVIAS


Indicado para infusão endovenosa simultânea de soluções parenterais.


 TORNEIRINHA


São utilizadas como complemento do equipo, com função de administração simultânea de múltiplas soluções endovenosas. Esses dispositivos são especialmente desenhados para administrar simultaneamente drogas e soluções endovenosas. Manipulo giratório, com rotação de 360º e com indicação de fluxo.

Leia também nossa postagem relacionada: Prefixos e Sufixos
https://enfermageandotc21.blogspot.com/2013/05/prefixossufixosenfermagem.html
*********************************************
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário