0

CLASSIFICAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, um resumo básico sobre antibioticoterapia pode ser útil em todas as áreas da saúde, desde a medicina/enfermagem ate ao cliente/família.
Vamos conferir!

CLASSIFICAÇÃO DOS ANTIBIÓTICOS

Os Antibióticos são substâncias de origem natural ou sintética que exercem função antimicrobiana, ou seja, impedem o desenvolvimento ou matam micro-organismos patogênicos.
Fazem parte dos grupos dos agentes anti-infecciosos.
Podem ser produzidos por agentes vivos, como cogumelo e bactérias, ou ser elaborados sinteticamente. Agem predominantemente sobre as bactérias gran positivas e negativas, individualmente ou em ambas ao mesmo tempo. Ao atuar em ambos (Gran + ou -) é chamada de antibiótico de amplo espectro.

A eficácia do tratamento depende de fatores como o quão bem a droga é absorvida pela corrente sanguínea, o quanto da droga atinge diferentes líquidos corpóreos e o quão rapidamente o organismo elimina a droga. Além disso, a escolha de um antibiótico deve levar em conta a natureza e a gravidade da doença, os efeitos colaterais da droga, a possibilidade de alergias ou de outras reações medicamentosas graves e o custo da medicação.

Algumas vezes, há necessidade de combinações de antibióticos para o tratamento de infecções graves, particularmente quando a sensibilidade das bactérias aos antibióticos não é conhecida. Às vezes, dois antibióticos têm um efeito mais potente que apenas um e essas combinações podem ser utilizadas no tratamento de infecções causadas por bactérias de difícil erradicação (p.ex., por Pseudomonas).

ANTIBIÓTICOS-BACTERICIDAS: São antibióticos que destroem as bactérias:
*Penicilinas;
*Cefalosporinas;
*Aminiglicosídeos;
*Polimixina;
*Rifampicinas;
*Vancomicinas.

ANTIBIÓTICOS BACTERIOSTÁTICOS: São antibióticos que inibem o crescimento de bactérias:
*Macrolídios;
*Lincosamidas;
*Poliênicos;
*Largo aspecto.

CLASSIFICAÇÃO DE ANTIBIÓTICOS
Classificado pela estrutura e mecanismo de ação

*Bactericida causa morte do micro-organismo Ex penicilinas, cefalosporinas e os amino glicosídios (gentamicina, neomicina, canamicina, estreptomicina).

*Bacteriostático inibe temporariamente o crescimento do micro-organismo. Sua ação depende dos mecanismos de defesa do hospedeiro. Ex tetraciclinas cloranfenicol e as sulfonamidas.
Esses termos não são absolutos, um bacteriostático pode se tornar bactericida

Classificação por mecanismo de ação
Bactericidas
*Penicilinas, cefalosporinas, bacitracina, vancomicina – ruptura da parede celular
*Polimixina - membrana celular
*Aminoglicosídeos (30S)- inibem síntese proteica
*Ciprofloxacino inibidores da DNA girase
*Rifampicina inibidor de RNA polimerase
*Metronidazol lesão da fita de DNA

Classificado pela estrutura e mecanismo de ação
Bacteriostáticos
*Cloranfenicol, Tetraciclina, Macrolídeos, Lincos amidas afetam a função dos ribossomos bacterianos, causando inibição da síntese proteica.
*Sulfonamidas - bloqueia a síntese de ácido fólico
*Saiba mais em: Um curso voltado para você que quer aprender de uma vez por todas tudo sobre antibióticos! Antibioticoterapia Aplicada a Prática Clínica

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Quando penso que já cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além. (Ayrton Senna)
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário