Vamos conferir!
Rebaixamento de nível de consciência
Rebaixamento dos níveis de consciênciaÉ uma condição que pode variar enormemente de gravidade, indo desde uma sonolência até um estado de coma profundo.
Como identificar os níveis de consciência no paciente e saber como proceder para minimizar os riscos à vida e aumentar as chances de um tratamento adequado para o caso.
Sonolência/letargia
Nesses casos há o rebaixamento dos níveis de consciência do paciente, entretanto, ele pode ser despertado com estímulos brandos, não consistindo em um caso grave. Um nível pouco mais profundo de sonolência é o estupor, no qual o paciente necessita de estímulos mais repetidos e fortes para retomar a consciência.
Delirium
Uma alteração da consciência que provoca mudanças na percepção dos estímulos sensoriais, irritabilidade e desorientação. O paciente com essa condição também pode alternar entre momentos de agitação e sonolência.
Abulia
Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.
Catatonia
Situação mais usual em quadros psiquiátricos, ocorre quando o paciente fica mudo e apresenta uma redução da atividade motora.
Mutismo acinético
Consiste em um estado de vigília com baixa consciência em relação ao ambiente. Normalmente, os pacientes nesse estado não conseguem mover-se ou comunicar-se, apresentando alterações cíclicas da vigília. Não há resposta aos estímulos dos tipos verbais ou táteis.
Coma
Um dos tipos mais extremos da condição é a ocorrência de coma, no qual o paciente fica inconsciente de si mesmo e do ambiente, não reagindo a estímulos de diferentes tipos e intensidades.
Morte encefálica
Tipo mais grave de rebaixamento dos níveis de consciência, pois, diferentemente do coma, essa situação apresenta irreversibilidade do quadro ainda que métodos artificiais permitam preservar órgãos periféricos. Entretanto, a tendência é que após a morte encefálica o indivíduo apresente falência cardiovascular apesar do tratamento e venha a óbito.
Devido aos diferentes tipos de níveis de consciência e redução dessa característica é importante que o paciente seja corretamente diagnosticado para dar seguimento ao tratamento.
Nível de consciência
*Tamanho e resposta da pupila;
*Movimentação extrínseca do olho;
*Padrão respiratório;
*Resposta motora esquelética.
Normalmente a avaliação dos níveis de consciência do paciente é realizada utilizando a Escala de Coma de Glasgow, na qual uma nota é atribuída a cada tipo de resposta.
São três a serem analisados, com as respectivas reações e notas:
*Abertura ocular: espontânea (4);
*Ao comando verbal (3);
*A dor (2);
*Ausente (1);
Resposta verbal:
*Orientado (5);
*Confuso (4);
*Palavras inapropriadas (3);
*Sons incompreensíveis (2);
*Ausente (1);
Resposta motora:
*Obedece a comandos verbais (6);
*Localiza o estímulo (5);
*Retirada à dor (4);
*Resposta de decorticação (3);
*Resposta de descerebração (2);
*Ausente (1).
A escala pode ser usada tanto para identificar a gravidade do quadro do paciente quanto para verificar a evolução e resposta aos tratamentos, de forma a garantir um melhor prognóstico devido uma conduta mais exitosa.
Caso depare-se com pessoas com níveis reduzidos de consciência é fundamental garantir a estabilidade física do indivíduo e encaminhá-lo rapidamente para um atendimento emergencial, seja em clínicas ou hospitais.
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário