0

Rebaixamento de nível de consciência

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, quais ocorrências estão relacionadas com menores níveis de consciência, como fazer a avaliação do paciente com esse quadro.
Vamos conferir!

Rebaixamento de nível de consciência

Rebaixamento dos níveis de consciência
É uma condição que pode variar enormemente de gravidade, indo desde uma sonolência até um estado de coma profundo.

Como identificar os níveis de consciência no paciente e saber como proceder para minimizar os riscos à vida e aumentar as chances de um tratamento adequado para o caso.


Sonolência/letargia
Nesses casos há o rebaixamento dos níveis de consciência do paciente, entretanto, ele pode ser despertado com estímulos brandos, não consistindo em um caso grave. Um nível pouco mais profundo de sonolência é o estupor, no qual o paciente necessita de estímulos mais repetidos e fortes para retomar a consciência.

Delirium
Uma alteração da consciência que provoca mudanças na percepção dos estímulos sensoriais, irritabilidade e desorientação. O paciente com essa condição também pode alternar entre momentos de agitação e sonolência.

Abulia
Condição na qual o paciente é afetado por uma severa apatia, apresentando redução ou ausência das respostas emocionais ou mentais, de forma a não reagir aos estímulos, ainda que tenha consciência sobre o ambiente. É mais recorrente em pacientes que sofreram lesões frontais bilaterais.

Catatonia
Situação mais usual em quadros psiquiátricos, ocorre quando o paciente fica mudo e apresenta uma redução da atividade motora.

Mutismo acinético
Consiste em um estado de vigília com baixa consciência em relação ao ambiente. Normalmente, os pacientes nesse estado não conseguem mover-se ou comunicar-se, apresentando alterações cíclicas da vigília. Não há resposta aos estímulos dos tipos verbais ou táteis.

Coma
Um dos tipos mais extremos da condição é a ocorrência de coma, no qual o paciente fica inconsciente de si mesmo e do ambiente, não reagindo a estímulos de diferentes tipos e intensidades.

Morte encefálica
Tipo mais grave de rebaixamento dos níveis de consciência, pois, diferentemente do coma, essa situação apresenta irreversibilidade do quadro ainda que métodos artificiais permitam preservar órgãos periféricos. Entretanto, a tendência é que após a morte encefálica o indivíduo apresente falência cardiovascular apesar do tratamento e venha a óbito.

Devido aos diferentes tipos de níveis de consciência e redução dessa característica é importante que o paciente seja corretamente diagnosticado para dar seguimento ao tratamento.

Nível de consciência
*Tamanho e resposta da pupila;
*Movimentação extrínseca do olho;
*Padrão respiratório;
*Resposta motora esquelética.
Normalmente a avaliação dos níveis de consciência do paciente é realizada utilizando a Escala de Coma de Glasgow, na qual uma nota é atribuída a cada tipo de resposta.

São três a serem analisados, com as respectivas reações e notas:
*Abertura ocular: espontânea (4);
*Ao comando verbal (3);
*A dor (2);
*Ausente (1);
Resposta verbal: 
*Orientado (5);
*Confuso (4);
*Palavras inapropriadas (3);
*Sons incompreensíveis (2);
*Ausente (1);
Resposta motora: 
*Obedece a comandos verbais (6);
*Localiza o estímulo (5);
*Retirada à dor (4);
*Resposta de decorticação (3);
*Resposta de descerebração (2);
*Ausente (1).
A escala pode ser usada tanto para identificar a gravidade do quadro do paciente quanto para verificar a evolução e resposta aos tratamentos, de forma a garantir um melhor prognóstico devido uma conduta mais exitosa.

Caso depare-se com pessoas com níveis reduzidos de consciência é fundamental garantir a estabilidade física do indivíduo e encaminhá-lo rapidamente para um atendimento emergencial, seja em clínicas ou hospitais.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário