Vamos conferir!
VIA ENDOVENOSA
É a via onde se tem a mais rápida ação do fármaco administrado, porque há a introdução da medicação diretamente na veia.Os medicamentos injetados na veia devem ser soluções solúveis no sangue.
Podem ser líquidos hiperino ou hipotônicos, sais orgânicos, eletrólitos, medicamentos não oleosos e não deve conter cristais visíveis em suspensão.
Deve-se preferir puncionar, inicialmente, membros superiores, evitando-se articulações. Sempre iniciar da parte mais distal para o proximal.
A via endovenosa consiste na introdução da droga diretamente na corrente sanguínea, seu uso permite a administração de grande volume de líquidos e ação imediata do medicamento.
Indicações para instalação de um acesso venosos
Administração contínua ou intermitente de fluídos intravenosos, medicamentos, hemotransfusão ou quimioterapia.Acesso a instrumentação cirúrgica intravascular: angiografia, angioplastia
Hemodiálise
Coleta de sangue
Ou seja, quando há necessidade de ação imediata do medicamento ou de injetar grandes volumes (hidratação) ou de substâncias irritantes aos tecidos.
Punção Venosa
Consiste na introdução de um cateter, de preferência de vinil ou poliuretano, através da pele até o endotélio venoso, seja ele de vasos periféricos ou profundos.Tipos de cateteres vasculares
Cateter venoso (vascular) periférico
Cateter venoso (vascular) central
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***********************************************************************ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:O melhor presente que você pode dar a alguém é o seu tempo, sua atenção, sua dedicação, seu amor.
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Beijos imensos no coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário