0

Teoria do deficit do autocuidado (Dorothea Elizabeth Orem)

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Elizabeth Orem  (Teoria)
Olá amigos leitores, hoje vamos conhecer teoria do déficit do autocuidado, desenvolvida por Dorothea Elizabeth Orem que consiste, basicamente, na ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos. 
Vamos conferir!

Teoria do déficit do autocuidado (Dorothea Elizabeth Orem)


Quando existe a incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo de cuidar.

A enfermagem passa a ser uma exigência (uma ajuda) quando um adulto acha-se incapacitado ou limitado para prover autocuidado continuo e eficaz agir e fazer para o outro, guiar o outro, apoiar o outro psicológica e fisicamente, proporcionar ambiente e desenvolvimento, ensinar o outro.

É o substancial da teoria de Orem, pois é nela que o enfermeiro atua. (diretamente e necessariamente). Como o conceito de déficit de autocuidado refere-se à relação entre o autocuidado e a exigência de autocuidado, está contido na teoria dos sistemas de enfermagem.

Teoria do Déficit de Autocuidado – é ligado diretamente ao enfermeiro, o enfermeiro, segundo a Teoria do Déficit de Autocuidado, é um indivíduo que possui habilidades e conhecimentos para identificar incapacidades às quais os seres humanos estão sujeitos.
Essas incapacidades podem ser decorrentes do estado de saúde do indivíduo, impedindo-o de cuidar de si por certo período de tempo.

O déficit do autocuidado ocorre quando as habilidades de autocuidado do individuo são insuficientes para satisfazer as suas demandas terapêuticas de autocuidado. Nesse caso, o enfermeiro atua como provedor/mediador de autocuidado.

Teoria do Déficit de Autocuidado, três conceitos são fundamentais:
O conceito de:
*Agente de autocuidado - é a capacidade dos indivíduos em desenvolver ação no sentido de regular o seu desenvolvimento e funcionamento;
*Demanda de autocuidado terapêutico - são as medidas de autocuidado necessárias para atender os requisitos do tipo universal, de desenvolvimento ou de desvios de saúde é o conjunto de ações válidas.
*Déficit de autocuidado – é o problema ou a doença.

Dorothea  Orem explica o autocuidado e relaciona os vários fatores que afetam sua provisão, especificando quando a Enfermagem é necessária para auxiliar o indivíduo a administrar o autocuidado.

Leia também a biografia de Dorothea Elizabeth Orem , a Teoria do autocuidado, e Teoria dos sistemas de enfermagem desenvolvidas por (Dorothea Elizabeth Orem)
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
********************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele. (Madre Tereza de Calcutá)
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.Salmo:23
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário