0

ELETRÓLITOS(gluconato de cálcio)

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores gluconato de cálcio faz parte do grupo dos eletrólitos, e é um suplemento mineral, destinado principalmente ao tratamento da deficiência de cálcio. 
Vamos conferir!

ELETRÓLITOS(gluconato de cálcio)

Na forma de solução injetável 10%, este medicamento é destinado ao tratamento da hipocalcemia aguda (tetania hipocalcêmica neonatal, tetania por deficiência paratireoidea, deficiência de vitamina D e alcalose), no tratamento de situações que requerem aumento de cálcio para ajuste eletrolítico (tratamento da depleção de eletrólitos), coadjuvante na reanimação cardíaca, no tratamento da hipermagnesemia e tratamento da hipercalemia (hiperpotassemia).

Principais Utilizações ELETRÓLITOS(gluconato de cálcio)

O Gluconato de cálcio é a droga de escolha quando existem alterações eletrocardiográficas ou na parada cardíaca por hiperpotassemia. Atua também como  Antiarrítmico, em Arritmia ventricular por IAM, e em taquicardia ventricular.


Muito utilizado em casos de neutralizar overdoses de sulfato de magnésio, pois atua com um antídoto, que é frequentemente administrado a grávidas, ao invés de se prevenir as convulsões profilaticamente (como em pacientes com pré-eclampsia).

O Gel de Gluconato de Cálcio é também utilizado em casos de queimaduras por produtos químicos, como o Ácido Fluorídrico, neutralizando a ação e diminuindo o desconforto e a a dor causada pela queimadura química.

Doses ELETRÓLITOS(gluconato de cálcio)


A dose utilizada é de 10 ml EV de gluconato de cálcio 10% em infusão lenta em 2 a 3 min, que pode ser repetida após 5 min, se as alterações eletrocardiográficas persistirem.

Deve-se ressaltar que o cálcio não diminui a concentração sérica de potássio, apenas antagoniza sua ação “tóxica” sobre o miocárdio.

Lembre-se: O gluconato de cálcio potencializa a toxicidade dos digitálicos, portanto, quando o paciente estiver usando as duas drogas, deve-se evitar a infusão do gluconato em bolus.

Os Cuidados de Enfermagem ELETRÓLITOS(gluconato de cálcio)

 Principais para a administração de Gluconato de Cálcio são monitorar a frequência cardíaca durante a administração, monitorizar eletrólitos e creatinina.
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Sugiro que você leia também a postagem relacionada 

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário