0

ELETRÓLITOS: cloreto de potássio (KCL)

https://enfermageandotc21.blogspot.com.br/

Enfermageando
Olá amigos leitores, é necessário entender alguns princípios sobre ELETRÓLITOS: cloreto de potássio (KCL).
Vamos conferir!

ELETRÓLITOS: cloreto de potássio (KCL)


O Potássio é o principal eletrólito intracelular. Cerca de 98% do potássio que temos está dentro das células. Apenas 2% está fora, e essa concentração de potássio no soro varia de 3,5 a 5,0 mEq/l.

Esse eletrólito move-se para dentro e fora das células através da atuação da bomba de sódio e potássio. Chamamos de Hipopotassemia ou Hipocalemia e Hiperpotassemia ou Hipercalemia os desequilíbrios associados a esse cátion, no qual pequenas alterações já são significativas.

Em todos os casos, o cloreto de potássio é o medicamento mais utilizado pelos médicos na reposição dos níveis de potássio necessários ao organismo. Ele também é usado para a hidratação de pacientes em que a perda do mineral representa risco elevado, como pacientes cirróticos ou digitalizados.

Influencia a  condutividade elétrica tanto do músculo esquelético quanto cardíaco.
 A alteração na concentração de potássio modifica o ritmo e a excitabilidade do miocárdio.

O Cloreto de Potássio (KCL), é um medicamento utilizado no tratamento das doenças causadas pela falta de potássio no sangue, é também usado para prevenir e tratar coágulos sanguíneos associados a doenças cardíacas, aos ataques cardíacos e às substituições coração/válvula. Além dessas funções, o cloreto de potássio auxilia na prevenção e tratamento da coagulação do sangue dentro dos pulmões.

A prescrição do cloreto de potássio é necessária na reposição do potássio, nos casos em que ocorre uma eliminação, em níveis muito grandes, do mineral em nosso organismo, como na ocorrência de hipopotassemia ou hipocalemia, alcalose metabólica e intoxicações digitálicas.

Os principais desequilíbrios do potássio podem ocorrer no pós operatório e as situações de vômitos sequentes, diarreia infantil, hipercorticoidismo, corticoterapia, tiazidoterapia, administração parenteral prolongada de cloreto de sódio/glicose, impregnação digitálica, miastenia grave, asma brônquica, síndrome de Mériere e urticária crônica, nas quais podem levar à insuficiência do potássio.

O que é o Cloreto de Potássio?

O cloreto de potássio é um composto químico formado pelo Potássio e o Cloro. O cloro, unido ao Sódio e ao Potássio, mantém o controle osmótico regulando a quantidade de água no organismo e atua nas funções do sistema nervoso e contração muscular. O Potássio, junto com o Sódio, age na contração muscular, na condução nervosa e no equilíbrio de fluidos no organismo.

É um medicamento do tipo eletrólito, que substitui o mineral potássio perdido por motivos involuntários. Os eletrólitos tem por função, manter os níveis de hidratação orgânica e também os múltiplos processos elétricos e químicos executados pelo seu corpo. O cloreto de potássio elevará o nível de potássio no organismo para que haja o correto funcionamento dos músculos, coração e de outros órgãos.

Formas de Apresentação do Cloreto de Potássio


O Cloreto de Potássio é encontrado em ampolas injetáveis, drágeas, comprimidos efervescentes, xarope ou suplementos alimentares.

O tratamento usual é realizado da baixa de potássio no sangue é por reposição oral ou com a inserção, na dieta do paciente, de alimentos ricos em potássio. Em casos mais graves, uma suplementação venosa pode ser necessária no sentido de se obter um resultado mais rápido e eficaz.

O cloreto de potássio é encontrado também em suplementos alimentares e no sal light em substituição ao cloreto de sódio (sal de cozinha). O sal light vem sendo associado à promoção de corações mais saudáveis e ao equilíbrio das funções orgânicas.

Benefícios do Cloreto de Potássio?


O consumo do cloreto de potássio com a função de elevar a taxa de concentração do mineral ao nível sérico (do sangue), tem sido associada à diminuição da pressão sanguínea e da mortandade por acidente vascular cerebral (AVC).

No caso dos atletas, o uso do cloreto de potássio é considerado benéfico porque, ao agir nos processos de dilatação dos vasos sanguíneos, consequentemente aumenta o fluxo do sangue, o que é bastante útil na contração muscular. Porém, o uso de suplementos que contenham cloreto de potássio sem um acompanhamento profissional, pode levar a um desequilíbrio hidroeletrolítico.

Além desses benefícios, o cloreto de potássio regula o açúcar do sangue, melhora o funcionamento do sangue no organismo, diminui a ansiedade e auxilia no processo metabólico de vários nutrientes.

Contraindicações do Cloreto de Potássio

Cloreto de Potássio TARJA PRETA não deve ser utilizado:

Em forma de sal, o cloreto de potássio, apesar de representar uma forma simples e barata de suplementação do mineral e a redução da quantidade de sódio na dieta, ele não é recomendado aos pacientes portadores de doenças renais. Nesses casos, o baixo desempenho dos rins gera acúmulo de potássio podendo causar problemas cardíacos.

Para pacientes que estejam recebendo diuréticos poupadores de potássio como a espirolactona e aqueles que apresentam bloqueio cardíaco agudo ou completo, a relação risco/benefício do uso do cloreto de potássio deve ser levada em consideração.

Medicamento não deve ser utilizado, em hipótese alguma por mulheres grávidas, sem a avaliação de um médico, pois, segundo o fabricante, ainda não foram realizados estudos de avaliação do nível de risco no uso do cloreto de potássio por mulheres grávidas.

Cuidados de Enfermagem com distúrbios do Potássio

Confirmar com o enfermeiro ou médico a velocidade com que as drogas instituídas para o tratamento devem ser infundidas!
Não coletar amostra de sangue no mesmo membro em que estejam sendo administrados eletrólitos para reposição.
Realizar dupla checagem para as drogas de alta alerta;
Avaliar evolução dos sinais e sintomas;
Analisar necessidade de manter monitorização cardíaca contínua;
Verificar ritmo cardíaco!
Observação: não podemos esquecer que tão importante quanto verificar a frequência cardíaca é verificar se o pulso está arrítmico ou rítmico! E aparelhos digitais não nos dão esta informação, fique atento!

Sugiro que você leia também a postagem relacionada ELETRÓLITOS(gluconato de cálcio)


Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário