30/12/2020

Medicamentos e sua função no organismo

Medicamentos e sua função no organismo

ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, entenda como funciona o a função dos medicamentos no organismo
Vamos conferir!

Medicamentos e sua função no organismo

Entendemos que a via de administração é o caminho pelo qual um medicamento é levado ao organismo para exercer o seu efeito.
O enfermeiro tem uma função importante na preparação e na administração da medicação, na orientação a respeito do medicamento e na avaliação da resposta do paciente ao medicamento.

VIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Gastrointestinal: oral ou bucal
Sublingual
Gástrica
Retal
Cutânea ou tópica
Auricular
Nasal
Ocular
Parenteral
Intradérmica
Subcutânea
Intramuscular
Endovenosa
Venóclise

Sistema Circulatório

*Cardiotônicos - usado para aumentar a força contrátil do coração.
*Antiarrítmicos - usado para controlar a arritmia cardíaca.
*Anti-hipertensivo - usado para controlar a pressão arterial aumentada.
*Vasodilatadores - promovem aumento do calibre do vaso melhorando a irrigação de sangue aos tecidos.
*Antianginosos – melhoram a circulação coronária diminuindo e controlando a angina.
Sistema Hematopoético
*Antianêmicos – corrigem a anemia carencial, podendo ser pela carência de ferro, vitamina B 12 e ácido fólico
*Antianêmicos renais – corrigem a deficiência de eritropoetina, hormônio que é produzido no rim e induz a formação de hemácias, usado em caso de doença renal crônica.
*Antineutropênicos – corrigem a deficiência de neutrófilos (glóbulos brancos).
*Anticoagulantes – diminuem o tempo de coagulação do sangue.
*Coagulantes – aumentam o tempo de coagulação do sangue.
*Fibrinolíticos – dissolvem trombos presentes nos vasos sanguíneos.
*Antifibrinolíticos – auxiliam no controle de hemorragias, associadas a fibrinólise excessiva.
*Hemostípticos – reduzem a permeabilidade capilar, diminuindo sua fragilidade.
Sistema Respiratório
*Calmantes da tosse – acalmam a tosse improdutiva, sem secreção.
*Mucolíticos – diminuem a aderência de secreções na arvore brônquica.
*Expectorantes – favorecem a tosse produtiva.
*Broncodilatadores – dilatam os brônquicos, facilitando a saída de secreções.
Sistema Digestório
*Antiácidos – neutralizam a acidez do estomago.
*Antieméticos – induz a diminuição e controle da êmese.
*Laxativos – drogas que atuam no intestino aumentando a peristalse e umidificando o bolo fecal, favorecendo a sua saída.
*Antidiarreicos- diminuem a peristalse, diminuindo ou controlando a diarreia.
*Antifiséticos - alteram a tensão dos gases intestinais favorecendo sua saída.
*Bloqueador de secreção gástrica- bloqueiam a formação da secreção gástrica.
Sistema Genito urinário
*Diuréticos – substancias que aumentam o filtrado glomerular aumentando volume urinário.
*Antissépticos urinários – medicamentos que promovem uma desinfecção do trato urinário, inibindo ou reduzindo micro-organismos.
*Ocitócicos – promovem a contração uterina.
Sistema Nervoso Central
*Analgésicos – medicamentos utilizados para diminuir ou eliminar a dor, podem provocar a diminuição da temperatura. Podem ser narcóticos (atuam em dores profundas) e não-narcóticos (atuam em dores superficiais)
*Anti-inflamatórios – reduzem o processo inflamatório.
*Sedativos – moderam atividade orgânica, excitação, acalmando o paciente.
*Hipnóticos – induzem o sono
*Neurolépticos – induzem a diminuição de excitação e agressividade.
*Ansiolíticos – induzem a diminuição de ansiedade e tensão emocional.
*Antidepressivos – diminuem a depressão.
Medicamentos Gerais
*Antialérgicos – podem ser anti-histamínicos (bloqueiam a ação da histamina) e corticoides (são hormônios com ação anti-inflamatória)
*Antibióticos – são medicamentos que atuam em infecções bacterianas, podem ser bacteriostáticos (impedem a reprodução da bactéria) e bactericida (rompem a parede bacteriana).
*Antiparasitários – drogas que atuam sobre os parasitas, provocando sua expulsão ou sua morte
*Hormônios - regulam as funções do organismo.
*Antineoplásicos - são medicamentos usados no tratamento do câncer,
podem ser do tipo irritante (no extravasamento quando E.v., provoca dor, edema, calor e rubor) e Vesicante (no extravasamento quando E.v., provoca dor, edema, calor, rubor, vesículas, rompimento das vesículas, lesão de tecido).
*Nutrientes Alimentares - podem ser: Sais minerais (sódio, potássio, fós¬ foro, cálcio, ferro, iodo, etc ... ), vitaminas do tipo hidrossolúveis (B12, B6 e C) e lipossolúveis (A, E, D, K).
*Estimulantes de Apetite - são medicamentos utilizados para aumentar o apetite.


Formas de Apresentação dos Medicamentos

Forma farmacêutica é o estado final que as substâncias ativas apresentam depois de serem submetidas às operações farmacêuticas necessárias, a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado.

Classificação das Formas Farmacêuticas


*FORMAS SÓLIDAS
Comprimidos: forma farmacêutica sólida e formato variável. São obtidos pela compreensão em moldes da substância medicamentosa. Vantagens: Permitem precisão de dosagem e são de fácil administração. Podem ser fracionados e ser conservados por maiores períodos de tempo.

Pós: preparações farmacêuticas que se caracteriza pela mistura de fármacos e/ou substâncias químicas finamente divididas e na forma seca. Alguns são destinados ao uso interno e outros ao uso externo. Podem ser administrados sob a forma simples ou serem ponto de partida para outras formas farmacêuticas como papéis e cápsulas.

Drágeas: O princípio ativo está no núcleo da drágea, contendo revestimento com goma-laca, açúcar e corante. São fabricados em drágeas os medicamentos que não devem ser administrados em forma de comprimidos, por apresentarem: sabor desagradável exige absorção no intestino, medicamentos que atacam à mucosa e/ou que devem ser deglutidos com facilidade. Vantagens: Facilitam a deglutição. Eliminam sabor e odor desagradáveis. Evitam alterações de certos princípios ativos. Resistem ao suco gástrico, só se expondo no intestino.

Cápsulas: formas farmacêuticas sólidas uma ou mais substâncias são acondicionadas em um invólucro à base de gelatina, podem ser duras ou moles. São administradas por via oral e possuem propriedades de desintegrarem-se e dissolverem-se no tubo digestivo. Vantagens: Permitem a administração de drogas de sabor desagradável. Permitem o revestimento gastro-resistente do medicamento. Liberam mais rapidamente o princípio ativo da droga.

Pastilhas: formas sólidas destinadas a se dissolverem lentamente na boca constituída por grande quantidade de açúcar e mucilagens associadas a princípios medicamentosos.
Óvulos: são formas farmacêuticas obtidas por compressão ou moldagem aplicação vaginal devem se dissolver para exercerem uma ação local, excipiente em geral é a glicerina.

Supositórios: são preparações farmacêuticas sólidas à base de substância fundível pelo calor natural do corpo destinado a ser introduzido no reto, gerando amolecimento ou dissolução do fármaco.  O excipiente mais usado é a manteiga de cacau (lipossolúvel) junto com a glicerina gelatinada (hidrossolúvel).

Grânulos: formas farmacêuticas composta de um pó ou uma mistura de pós umedecidos e submetidos a secagem para produzir grânulos de tamanho desejado.

Implante: Forma farmacêutica sólida estéril contendo um ou mais princípios ativos e de tamanho e formato adequados para ser inserido em um tecido do corpo, a fim de liberar o(s) princípio(s) ativo(s) por um período prolongado de tempo.  É administrado por meio de um injetor especial adequado ou por incisão cirúrgica.



*FORMAS PASTOSAS
Pomadas: Preparações de consistência pastosa destinada ao uso externo.
Cremes: são emulsões líquidas viscosas do tipo óleo e água ou água e óleo, contendo um ou mais princípios ativos ou aditivos dissolvidos ou dispersos na base adequada.
Pastas: São pomadas espessas devido à grande quantidade de pós-insolúveis que veiculam. Podem aparecer sob a forma de pastas dérmicas (aplicação tópica na pele) ou pastas orais (administração oral de antiparasitários).
Cataplasmas: São preparações geralmente magistrais de aplicação tópica na pele. Fazem-se com farinha (linhaça, amido, fécula, etc.) e água, que se misturam a aquecem, em lume brando até obter a consistência desejada. A sua aplicação é feita a quente, e o seu efeito (vasodilatação local) dura enquanto a temperatura do cataplasma se conserva elevada, devendo ser renovados periodicamente.
Ceratos: é um tipo de pomada, em que o excipiente é constituído por uma mistura de cera e óleo.


*FORMAS LÍQUIDAS
Emulsão: é uma forma farmacêutica líquida de aspecto cremoso feito com a mistura de um líquido em óleo. Como agentes emulsionantes utilizam-se a goma arábica e a gelatina.

Elixires: São preparações líquidas, límpidas, Hidroalcoólicas (São preparações do fármaco num solvente alcoólico). Utilizados para fármacos não solúveis em água
Soluções: preparados líquidos obtidos por dissolução de substâncias químicas em água.

Mistura de uma ou mais substâncias, normalmente um soluto e um solvente, que resultam em fármacos de fase única.
Tinturas: São formas farmacêuticas oficiais que resultam da ação do álcool, por maceração, sobre produtos secos de origem animal, vegetal ou mineral. São, portanto soluções alcoólicas, a 10 ou 20%, geralmente.  Usam-se por via tópica, em poções ou xaropes.


Chá ou Infusão: São formas farmacêuticas magistrais. Resultam da ação da água sobre plantas secas, a fim de lhes retirar a substância ativa.  Podem ser obtidas por Maceração, Digestão, Decocção e Infusão.
Xaropes: é forma farmacêutica em que a substância ativa, sob a forma de pó ou líquido, se encontra dissolvida numa solução aquosa açucarada concentrada. 

Contendo cerca de dois terços de seu peso em sacarose ou outros açúcares. Os xaropes apresentam duas vantagens: correção de sabor desagradável do fármaco e conservação do mesmo na forma farmacêutica de administração. 


*FORMA GASOSA
Vaporização: São formas farmacêuticas magistrais resultantes da libertação de vapor de água por si só, ou contendo anti-sépticos, e que se destinam a ser inalados.
Aerossóis: São formas farmacêuticas que se caracterizam por constituírem um "nevoeiro não molhante" formado por micro gotas. Formam uma suspensão coloidal, em que fase contínua é o gás e a fase dispersa o líquido, daí o seu nome. 

*Caso tenha interesse em conhecer mais e queira saber mais do assunto tenha todas as informações necessárias clicando no botão abaixo:

Medicamentos e sua função no organismo







Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário