0

Pílula do dia seguinte

Pílula do dia seguinte
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, entenda como funciona o contraceptivo de emergência e os efeitos colaterais
Vamos conferir!

Pílula do dia seguinte

REFLEXÃO:Quando as coisas não acontecem do jeito que a gente quer é porque vão acontecer melhor do que a gente pensa.
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, usado apenas quando o método contraceptivo habitual falha ou é esquecido, e funciona atrasando ou inibindo a ovulação.
As pílulas contendo levonorgestrel podem ser usadas até três dias após o contato íntimo e as com acetato de ulipristal, até cinco dias após as relações sexuais desprotegidas.
A eficácia diminui à medida que os dias passam e, por isso, o medicamento deve ser tomado o mais rápido possível.

Quando e como tomar?
A pílula do dia seguinte deve ser usada em casos de emergência, sempre que existir o risco de uma gravidez indesejada, como:

*Relação sexual sem preservativo ou rompimento do preservativo;
*Esquecimento da pílula contraceptiva regular, especialmente se o esquecimento ocorreu mais de uma vez na mesma cartela;
*Expulsão do DIU;
*Deslocamento ou retirada do diafragma vaginal antes do tempo;
*Casos de violência sexual.
*Para que a gravidez possa ser evitada, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível, inclusive em qualquer dia do ciclo menstrual.

Possíveis efeitos colaterais
Após o seu uso, a mulher pode sentir dor de cabeça, enjoos e cansaço. Depois de alguns dias, também pode notar alguns sintomas, como:

*Dor nas mamas;
*Diarreia;
*Pequeno sangramento vaginal;
*Antecipação ou atraso da menstruação.
Esses sintomas estão relacionados aos efeitos colaterais do medicamento, e é normal que a menstruação fique desregulada por algum tempo, o ideal é observar estas alterações e, se possível, anotar as características da menstruação para informar ao ginecologista.

Dúvidas 
*Posso engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?
Apesar de ser indicada para evitar a gravidez indesejada, a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz se tomada 72 horas após a relação sexual. Mas, quando o uso é feito no mesmo dia, é pouco provável que a mulher engravide – no entanto, ainda que baixa, existe essa possibilidade.

*A pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?
Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomá-la, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada.
Na maior parte dos casos, a menstruação ocorre com uma variação de cerca de três dias para mais ou para menos em relação à data esperada. 
No entanto, caso o atraso se mantenha, deve-se fazer o teste de gravidez.

*A pílula do dia seguinte aborta? Como funciona?
A pílula do dia seguinte não aborta. E ela pode funcionar de diferentes formas, dependendo da fase do ciclo menstrual em que for utilizada

*Quantas vezes posso usar?
Esta pílula só deve ser usada esporadicamente, porque tem uma dose hormonal muito alta. Além disso, se a mulher tomar a pílula do dia seguinte mais de uma vez por mês, ela pode perder seu efeito. Por isso, este medicamento só é indicado para situações de emergência e não como método contraceptivo frequente.

*A pílula do dia seguinte faz mal?
Esta pílula só faz mal se for usada mais de duas vezes no mesmo mês, o que aumenta o risco de doenças como câncer de mama, câncer de útero e de problemas em uma futura gravidez, podendo aumentar também o risco de trombose e de embolia pulmonar.

*A pílula do dia seguinte altera o funcionamento do anticoncepcional?
Não, por isso a pílula anticoncepcional deve continuar sendo tomada regularmente, no horário habitual, até o final da cartela. Após o fim, deve-se esperar que a menstruação desça. Caso o sangramento não aconteça, consulte o ginecologista.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário