0

Funções do Sangue

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, você sabe quais são as principais funções do sangue?
Vamos conferir!

Funções do Sangue

REFLEXÃO:Comigo está Deus, pra cuidar de mim, me amar e me fazer um vencedor.
O sangue é um tecido líquido formado por células suspensas no plasma, ele circula por todo nosso corpo, através das artérias, veias e capilares.
O sangue é produzido na medula óssea, é constituído por substância fundamental e por células.


Componentes do sangue

*Plasma
É composto por cerca de 90 – 91% de água e por 9 – 10% de substâncias orgânicas e inorgânicas.
Dessas substâncias orgânicas podemos citar a glicose, albumina, enzimas, anticorpos, vitaminas, hormônios, colesterol, triglicerídios, ureia, ácido úrico e creatinina; e dentre as inorgânicas, a água e os sais.
*Glóbulos vermelhos
Em relação as células sanguíneas podemos citar os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio dos pulmões para as células do corpo.
Conhecidos como hemácias ou eritrócitos, são células anucleadas, duram cerca de 120 dias no organismo, sendo continuamente renovadas.
*Glóbulos brancos
São responsáveis pela defesa do nosso corpo.
Conhecidos como leucócitos, possuem diversas formas e tamanhos.
*Plaquetas
Realizam a coagulação do sangue, conhecidas como trombócitos, são corpúsculos que apresentam diversas formas e se originam da fragmentação de células maiores da medula óssea.

Se você está gostando do nosso trabalho, ajude a manter nosso trabalho vivo contribuindo com uma doação no valor que o seu coração mandar: comprando um cafézinho. 

Funções do sangue

*Respiratório
Transporta oxigênio dos órgãos respiratórios até as células e gás carbônico das células até os órgãos respiratórios.
*Nutritiva
Transportam nutrientes absorvidos da via digestiva a todas as células do corpo.
*Excretora
Transporta catabólitos, (amônia e ureia), produzidos pelo metabolismo celular, até os órgãos excretores de onde são eliminados.
*Defesa
O sangue possui papel importante na defesa do organismo, conduzindo leucócitos, células especializadas no combate aos agentes infecciosos externos que invadem o corpo.
*Termorreguladora
Importante condutor de calor, quando o corpo tende a esquentar ocorre uma dilação dos vasos periféricos facilitando a irradiação desse calor através da superfície do corpo.
*Endócrina
Transporte de hormônios produzidos nas glândulas endócrinas as diversas regiões do corpo, onde são necessárias para a regulação e coordenação das inúmeras atividades celulares e tissulares.
Agindo dessa forma, o sangue contribui para a atividade íntegra do organismo.
*Regulação do pH e do teor de água e eletrólitos
É feita uma troca contínua de moléculas e íons entre o sangue e as células, para regulação do conteúdo de água, sais, ácidos e bases de todas as células e tecidos do corpo.
*Coagulação
Formada pela fibrina, quando a parede de um vaso sanguíneo é danificado e ocorre uma hemorragia, o mecanismo de coagulação limita a perda de sangue.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário