0

Unidade de Terapia Intensiva UTI

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, você sabe o que é uma UTI? Com a leitura desse artigo, você irá compreender o assunto.
Vamos conferir!

Unidade de Terapia Intensiva UTI

REFLEXÃO:E hoje pedi pra Deus abençoar cada escolha, cada caminho traçado, e sei que tudo que for verdadeiro, virá…
A Unidade de Terapia Intensiva UTI é uma área do hospital destinado aos pacientes com situação de vida mais grave, ou seja, que necessitam de um cuidado mais complexo e sejam monitorizados por 24 horas de forma contínua.

Esta unidade é composta por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogo, psicólogos e assistentes sociais.

A História da UTI

O conceito de Unidade de Terapia Intensiva foi estabelecida na Guerra da Crimeia no ano de 1854 através de Florence Nightingale, que separou homens de mulheres, adultos de crianças, graves de não graves.

Realizava uma vigilância contínua, 24 horas por dia, era conhecida como a “Dama da Lâmpada” porque circulava à noite com uma lamparina para avaliar os pacientes, com isso a lamparina se tornou o símbolo da assistência internacional da enfermagem.
Florence percebeu a importância de separar os pacientes com estado mais grave e estabelecer um cuidado mais completo, e com essa atitude a prevalência de mortalidade diminuía de 40% para 2%.

No ano de 1920 surgia Philip Drinker que criou o primeiro ventilador mecânico, o Pulmão de Aço.
O paciente ficava dentro da máquina, somente com a cabeça para fora, enquanto o aparelho exercia uma pressão negativa para expandir a caixa torácica, forçando assim a entrada de ar para os pulmões.
Essa máquina era comum ser usada em casos de pacientes com poliomielite, quando os músculos respiratórios eram paralisados pela doença o aparelho fazia esse papel.

A primeira UTI

A primeira UTI foi criada em 1926, por um médico neurocirurgião chamado Walter Edward Dandy em Boston nos Estados Unidos.
Foram criados 3 leitos neuro pediátricos pós-cirúrgicos.

Nessa mesma época foi criado o método de ar na ventriculografia, local onde o fluido cérebro-espinhal é substituído por ar, transformando-se em imagem no raio-x do espaço ventricular no cérebro.
*Essa técnica foi muito importante para a identificação de lesão cerebral.

O primeiro médico intensivista chamado Peter Safar, nascido na Áustria, migrou para os Estados Unidos após permanecer no campo de concentração nazista.
Formou-se médico anestesista e na década de 1950, estimulou e preconizou o atendimento de urgência e emergência.

Ainda nesta época, Peter formulou o ABC primário em que criou a técnica de ventilação artificial boca a boca e massagem cardíaca externa.
Para estes experimentos, ele contava com alguns voluntários da sua equipe, que eram submetidos a sedação mínima durante o estudo.

Já no Brasil, as UTIs foram estabelecidas no início do ano de 1960, no Rio de Janeiro e em São Paulo, que se aprimoraram e expandiram por todo o país na década seguinte.

A criação da Terapia Intensiva representa um grande marco na história do cuidado de um paciente gravemente enfermo, uma vez que possibilitou o atendimento adequado dos mesmos garantindo-lhes melhores condições de recuperação, reduzindo os óbitos em cerca de 70%.

A evolução dos cuidados críticos teve uma grande importância ao longo dos anos, pois com isso foi possível aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que necessitavam dessa assistência.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário