0

Técnica de intubação endotraqueal

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, você sabe o que é intubação endotraqueal? Nesse artigo vamos abordar esse tema.
Vamos conferir!

Técnica de intubação endotraqueal


REFLEXÃO:Ainda que eu não entenda o “porque” de certas coisas em minha vida. Ainda que pareça que é o fim. Eu confio em Ti… Pois os planos de Deus são perfeitos, e eu não preciso entender, eu preciso confiar. Pois nada é impossível para Deus.
MATERIAIS UTILIZADOS NA INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL
*Tubo traqueal;
*Fio guia – mandril;
*Seringa de 10 ou 20ml para inflar o balonete;
*Laringoscópio com cabo e lâmina, podendo ser curva ou reta, devidamente montado e testado;
*Xilocaína gel;
*Medicamentos para sedação conforme orientação médica;
*Luvas de procedimento;
*Equipamentos de proteção individual, como máscara e óculos;
*Gaze;
*Cadarço o cadarço será utilizado para realizar a fixação do tubo;
*Ambu conectado ao frasco de oxigênio com fluxômetro e umidificador montado e testado;
*Cufômetro;
*Estetoscópio para checar a posição do tubo;
*Material para aspiração de vias aéreas conectado ao frasco de vácuo montado e testado e frasco de soro fisiológico 0,9% para lavar vias aéreas se necessário;
*Filtro ele é conectado na parte distal do tubo com a ventilação mecânica e serve como barreira bacteriana e viral, diminui o risco de contaminação;
*Ventilador mecânico montado e testado.

POSIÇÃO IDEAL PARA REALIZAR A INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL:

A posição ideal é feita através da hiperextensão cervical, preferencialmente com colocação de coxim sob o músculo trapézio, para alinhamento dos eixos oral, laríngeo e faríngeo essa posição torna a visualização das estruturas laríngeas mais fácil, pois os eixos oro-faríngeo e faringo-traqueal ficarão melhor alinhados.

TÉCNICA DE INTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL

Primeiramente, é importante que estejam presentes no momento da intubação: um médico, um fisioterapeuta, um enfermeiro e um técnico de enfermagem para que o procedimento ocorra da forma mais adequada.
Antes de iniciar o procedimento o técnico de enfermagem separa todos os materiais necessários que você já viu anteriormente, o enfermeiro testa o tubo escolhido e passa a Xilocaína gel no mesmo.
Antes da intubação, o paciente é submetido a uma sedação, geralmente é utilizado um opioide 'fentanila", um relaxante muscular "pancurônio" e um anestésico 'propofol" administrados em bollus pelo enfermeiro.
Esses medicamentos serão de escolha do médico responsável levando em consideração o quadro clínico do paciente e possíveis alergias previamente identificadas em prontuário e através de pulseira de alergia no membro superior do paciente.
Após ser feita a sedação, o médico irá posicionar o paciente e utilizar o laringoscópio, o enfermeiro irá alcançar o tubo para ele seguir com o procedimento, apos a intubação, o médico irá verificar o posicionamento do tubo através da ausculta com o estetoscópio, se o tubo estiver posicionado de forma correta, o enfermeiro irá inflar o balonete com a seringa.
Nesse momento, é utilizado o ambu, ventilador manual para manter a ventilação do paciente e estabilizar o mesmo e realizar a fixação desse tudo de forma adequada utilizando o cadarço e o paciente é conectado ao ventilador mecânico, que fará a ventilação mecânica dos pulmões.

O tubo 
É feito de material plástico. possui marcadores de graduação em centímetros ao longo de sua extensão, é fabricado com material atóxico, translúcido, vem em embalagem individual.
É composto por:
*Conector universal;
*Marcador de graduação;
*Linha radiopaca;
*Marcador de profundidade;
*Balão piloto;
*Válvula para conectar a seringa (aonde é feita a insuflação do balão com ar);
Balonete.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário