0

Evolução x Anotação de enfermagem

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, você sabe o realizar uma evolução de enfermagem? Com a leitura desse artigo, você irá aprender um conteúdo importante para atuar muito bem em sua jornada de trabalho.
Vamos conferir!

Evolução x Anotação de enfermagem

REFLEXÃO:Deus é meu foco, minha força, minha fé.
A evolução de enfermagem é um registro que fica salvo no prontuário do paciente, é nele que escrevemos tudo que acontece com o mesmo no dia a dia.

Deve-se seguir uma ordem, que chamamos de “céfalo-caudal” (da cabeça aos pés), veja a seguir:
*Nível de consciência;
*Estado mental;
*Vias aéreas;
*Dietoterapia;
*Uso de cateter, sondas, drenos, curativos;
*Estado dos membros superiores e inferiores;
*Eliminações fisiológicas.

Evolução x Anotação

A anotação de enfermagem trata-se de um registro pontual, que visa garantir o registro da situação em que o paciente se encontra naquele momento, dos procedimentos de enfermagem realizados ou não realizados e das observações feitas.
A anotação de enfermagem pode ser realizada pelo enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem.

Já a evolução de enfermagem, trata-se do registro da evolução do paciente nas últimas 24 horas, sendo esta realizada exclusivamente pelo enfermeiro, uma vez

que depende de conhecimento técnico-científico e raciocínio clínico para reflexão, análise e contextualização dos dados coletados, características estas que não são exigidas para a formação do profissional de enfermagem, de nível técnico.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), as anotação de enfermagem deve ser:
Em ordem cronológica;
*Precedidas de data e hora, completas, concisas e legíveis;
*Sem rasuras, entrelinhas, linhas em branco ou espaços;
*Efetuadas imediatamente após a prestação do cuidado;
*Identificadas com a assinatura do profissional e carimbo. O uso do carimbo profissional é obrigatório, de acordo com o artigo 5º da Resolução Cofen 545/2017 e, em caso de inobservância, o profissional infrator estará sujeito às normas contidas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Exemplos de anotações de enfermagem:

7:00 Recebo plantão sem intercorrência, cliente no leito, em decúbito dorsal, acordado, lúcido, orientado em tempo e espaço, eupneico em ar ambiente, corado, dieta por via oral com boa aceitação, acesso venoso periférico em membro superior direito salinizado datado dentro do prazo estipulado, sem sinais flogísticos, sonda vesical de demora com diurese presente com coloração amarela clara e sem grumos na extensão. Cliente sem queixas de algia. Sinais vitais: PA 120 X 80 mmHg, FC 88 bpm, FR 18 mpm, TAX 36,4 °C, Sat 98%, Dor 0. 7:30 Realizada coleta laboratorial de rotina. 8:00 Administrado medicações prescritas por via oral. 8:30  Realizado banho de aspersão + tricotomia facial + higiene oral. 11:00 Realizado HGT (110) e sendo ofertada a dieta com boa aceitação por via oral. 12:00 Instalo medicação prescrita em acesso venoso periférico e esvaziado CVD (200 ml). 13:00 cliente segue deambulando até a sala de TV com auxilio de bengala e da enfermagem, onde permanece em poltrona por 2 horas.16:00 Ofertada a dieta com boa aceitação por via oral. 17:00 Sendo encaminhado ao leito e realizado revisão. 18:00 Realizo passagem de plantão com cliente estável e sem intercorrência.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário