0

Controle melhor a Diabetes

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, aprenda sobre controle de diabetes, o objetivo do tratamento e a importância do acompanhamento.
Vamos conferir!

Controle melhor a Diabetes

TESTE DE GLICEMIA CAPILAR

É chamado teste de glicemia capilar porque o sangue usado para o teste vem dos capilares sanguíneos, que são vasos sanguíneos muito finos que existem por todo o corpo e que, nesse caso, são os da ponta dos dedos.

OBJETIVO
O objetivo do tratamento do diabetes é manter a glicemia (açúcar no sangue) o mais próximo do normal quanto possível.

NOTA IMPORTANTE: O diagnóstico precoce é importantíssimo, não só para prevenção das complicações agudas já descritas, como também para a evitar complicações crônicas.

O teste de ponta de dedo ou glicemia capilar é o teste mais comumente usado para o monitoramento da glicemia.

É feito com a utilização de tiras diagnósticas e do glicosímetro, esse teste mostra o valor imediato da glicemia, são realizados colocando-se uma pequena gota de sangue em uma tira, que esta conectada ao glicosímetro e após alguns segundos (dependendo do equipamento usado), o resultado é mostrado no monitor do aparelho.

Graças à esses testes é possível conhecer as variações do nível de glicemia que ocorrem durante o dia e ajustar a medicação e as doses de insulina de acordo com ela, de modo a evitar situações de glicemia aumentada (hiperglicemia) e de glicemia baixa (hipoglicemia).

Esses resultados podem variar conforme o alimento ingerido, a atividade física realizada, em situações de stress, infecções e com uso de alguns tipos de medicações.

O médico, enfermeira ou a equipe de saúde orientarão qual deverá ser a frequência necessária para a realização dos testes, conforme a necessidade de cada paciente com diabetes.
Alguns glicosímetros têm uma forma diferente de funcionar e há aparelhos que permitem realizar o teste em outros locais do corpo, além do dedo.

Acompanhamento Médico
É muito importante que o paciente apresente-se às consultas médicas frequentemente, conforme orientação médica, ele deverá ser orientado sobre a doença e seu tratamento.

Somente um especialista deverá indicar a forma correta de:
*orientação nutricional indicada;
*como impedir as temidas complicações;
*a forma de utilizar a insulina ou outros medicamentos;
*como manusear e utilizar os aparelhos que medem a glicose (glicosímetros) e as canetas de insulina;
*fornecer orientações sobre atividade física;
*fornecer orientações de como proceder em complicações como hipo e hiperglicemia.
Esse conhecimento é fundamental não só para controlar o diabetes, como também, para garantir autonomia e independência ao paciente.
É muito relevante que o paciente realize suas atividades diárias,como,  viajar ou praticar esportes com bastante segurança.

Preparando-se para fazer o Teste de Glicemia Capilar
*Embora possa causar algum medo no início, fazer o teste de glicemia capilar ou ponta de dedo é menos dolorido do que parece.
*Às vezes, o barulho do lancetador ao disparar a lanceta assusta mais do que a própria picada.
*É uma boa ideia os pais ou responsáveis por crianças diabéticas realizarem o teste, primeiramente, em si próprios.

Registrando os Resultados do Teste de Glicemia Capilar
As anotações dos resultados devem ser acompanhadas de observações das situações ocorridas próximas ao momento do teste como, por exemplo, atividades físicas realizadas, alimentação, medicações, situações de stress, ou ainda, presença de doenças (resfriado, gripe).
Essas informações são importantes para você e para o médico, pois elas facilitarão o entendimento do que está causando as alterações da glicemia.

MONITORIZAÇÃO CONTÍNUA DE GLICOSE 
A monitorização contínua da glicose é realizada por um pequeno aparelho que, geralmente, fica preso por uma fita próximo à cintura da pessoa ou no bolso.
Esse aparelho é conectado a um dispositivo com uma pequena agulha fixada na região subcutânea e faz dosagens contínuas da glicose, a cada 10 segundos, incluindo as médias a cada intervalo de 5 minutos.
Estes dados são armazenados e podem ser transferidos para um computador para serem analisados pelo médico.
Esse sistema não é utilizado rotineiramente, mas pode ser usado em pessoas que utilizam bomba de infusão de insulina, em pacientes internados ou nas situações em que é difícil identificar as mudanças da glicemia durante as 24 horas do dia e hipoglicemias difíceis de detectar.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faia. (Gilberto Gil)
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário