0

Principais causas de parada cardíaca

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, a parada cardíaca acontece quando a atividade elétrica do coração deixa de acontecer e o músculo não consegue contrair, impedindo que o sangue circule e chegue nas outras partes do corpo.
Vamos conferir!

Principais causas de parada cardíaca

A parada cardíaca é diferente do infarto, já que neste último caso o que acontece é que um pequeno coágulo entope as artérias do coração e impede que o músculo cardíaco receba o sangue e oxigênio necessário para funcionar, levando à parada.

PRINCIPAIS CAUSAS

*Arritmia
A maior parte das arritmias cardíacas não provoca risco de vida e permite uma boa qualidade de vida quando o tratamento é feito de forma adequada. No entanto, existem casos mais raros onde pode surgir uma arritmia de fibrilação ventricular, que é maligna e que pode causar parada súbita do coração.

Sintomas: as arritmias normalmente causam sensação de nó na garganta, suores frios, tonturas e falta de ar frequente. Nestes casos, deve-se ir ao cardiologista para avaliar a arritmia e descobrir o seu tipo. Entenda melhor o que é a arritmia e quando pode ser grave.

Tratamento: o tratamento normalmente é feito com medicamentos, no entanto pode ser preciso fazer cirurgia em alguns casos para restabelecer o ritmo normal do coração. Fazer consultas e exames regulares com o cardiologista é a melhor forma de manter a arritmia controlada e evitar o surgimento de complicações.

*Doença coronariana
Vários casos de parada cardíaca súbita acontecem em pessoas que têm doença coronariana, que acontece quando as artérias apresentam placas de colesterol que dificultam a passagem do sangue para o coração, o que pode acabar afetando o músculo cardíaco e o ritmo elétrico.

Sintomas: cansaço ao realizar tarefas simples como subir um lance de escadas, suores frios, tonturas ou náuseas frequentes. Veja como identificar e tratar a doença coronariana.

Tratamento: o tratamento deve ser orientado por um cardiologista de acordo com cada caso, mas na maioria das vezes inclui a prática regular de atividade física, uma alimentação saudável e remédios para controlar a pressão ou a diabetes, por exemplo.

*Excesso de estresse ou exercício
Embora seja uma das causas mais raras, o excesso de estresse ou a prática de exercício físico muito intensa também podem causar uma parada cardíaca súbita. Isso acontece especialmente em quem já tem antecedentes de doenças cardíacas devido ao aumento dos níveis de adrenalina ou diminuição dos níveis de potássio e magnésio no organismo, que afetam a atividade elétrica do coração.

Sintomas: quando existe excesso de adrenalina pode surgir aumento da frequência cardíaca e, por isso, é muito comum sentir palpitações frequentes. Já na falta de potássio e magnésio é mais comum surgir cansaço excessivo, tremores, nervosismo e dificuldade para pegar no sono.

Tratamento: geralmente é necessário fazer suplementação com magnésio ou potássio para equilibrar os níveis destes minerais no corpo.

*Estilo de vida sedentário
O estilo de vida sedentário é um fator que aumenta muito o risco de qualquer tipo de problema cardíaco, incluindo o desenvolvimento de uma parada cardíaca súbita. Isso acontece porque a falta de exercício leva ao aumento de peso e consequente aumento de esforço para o coração.

Pessoas com estilo de vida sedentário também têm maior tendência para apresentar outros maus hábitos, como fumar, beber bebidas alcoólicas em excesso ou fazer uma alimentação mais rica em gordura e carboidratos, o que acaba aumentando o risco de qualquer problema cardíaco.

Tratamento: para evitar o sedentarismo deve fazer-se exercício físico moderado pelo menos 3 vezes por semana e por 30 minutos. Isso significa fazer uma caminhada em ritmo moderado ou participar em outras atividades físicas como ir na academia, fazer hidroginástica ou participar em aulas de dança. Confira 5 dicas simples para tentar combater o sedentarismo.

ALERTA
Pessoas que sofrem uma parada cardíaca geralmente desmaiam de imediato e deixam de apresentar pulso. Quando isso acontece, deve-se chamar imediatamente a ajuda médica, ligando o 192, e iniciar a massagem cardíaca para substituir a função do coração e aumentar as chances de sobrevivência. 

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:A porta que Deus abre, ninguém fecha.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário