0

Punção lombar

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, procedimento que retira uma pequena quantidade do líquor para exame das suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas.
Vamos conferir!

Punção lombar

Chama-se punção lombar ao procedimento que retira uma pequena quantidade do líquor (também chamado líquido cefalorraquidiano, líquido que banha o cérebro e a medula espinhal), por meio de uma fina agulha, para exame das suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas. 

Em um sentido inverso, a punção lombar também permite que sejam injetadas substâncias medicamentosas no líquor ou na medula (raquianestesia, por exemplo) e medida a pressão no interior da câmara liquórica.

Por que fazer uma punção lombar?

Na maioria das vezes a punção lombar é feita para a injeção de anestésicos no espaço liquórico, mas a sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. 

Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas. Além de uma análise bioquímica, citológica e microbiológica do líquor (proteínas, glicose, leucócitos, micro-organismos e células neoplásicas), a punção lombar permite também uma análise física, como a presença de sangue ou pus, por exemplo, o que já fornece alguns indícios médicos importantes. 

Em resumo, uma punção lombar é uma importante ajuda na pesquisa de infecções; na investigação de certas condições inflamatórias do sistema nervoso; na investigação de alguns tipos de cânceres; para introduzir fármacos; para a administração de contrastes para mielografia (radiografia da medula espinhal); para a introdução de anestésicos; para descompressão medular; em casos de pressão aumentada no canal medular; para medir a pressão do líquido cefalorraquidiano.

Riscos da punção lombar
Realizada corretamente, a punção lombar quase não apresenta riscos. Como a quantidade de líquido retirado é muito pequena (algumas gotas), isso não chega a causar repercussões no cérebro ou na medula. Os riscos maiores são a ocorrência de infecção ou hemorragia, mas em geral isso corresponde a falhas técnicas.

Mesmo com uma técnica perfeita, pode ocorrer uma dor no local da punção ou uma dor de cabeça, ambas temporárias. 

A punção lombar não deve ser realizada se houver a presença ou suspeita de hipertensão liquórica muito alta, pelo risco de deslocamento do cérebro e herniação de amígdalas cerebelares, o que pode levar à morte. 

Diante da possibilidade de pressão liquórica aumentada, um exame de fundo de olho e uma tomografia ou ressonância magnética devem ser realizadas antes da punção lombar. Como o reservatório de líquor a ser acessado fica abaixo da terminação da medula, não há perigo de que essa seja atingida.

Após a punção lombar

O paciente pode sentir-se um pouco tonto após a punção lombar, o ideal é que o paciente tenha um acompanhante para assisti-lo logo depois. Nas primeiras horas que se seguem ao exame o paciente deve permanecer deitado e beber bastante líquidos, sobretudo os que contêm cafeína (café, chás, colas, etc.). Se tiver dor de cabeça, deve permanecer deitado e tomar os analgésicos indicados pelo seu médico.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Dê prioridade a Deus. Ele nunca te deixa em segundo plano.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário