0

Bolsa de Colostomia: aprenda o procedimento e manuseio

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, a bolsa de colostomia exige cuidados quanto ao esvaziamento e troca sempre que for necessário.
Vamos conferir!

Bolsa de Colostomia

A colostomia é um procedimento cirúrgico que altera o fluxo normal da saída das fezes, sendo direcionada para algum local (estoma) no abdômen. A cirurgia é feita quando há a necessidade de interromper o fluxo de resíduos alimentares, fezes, a partir de um dado seguimento do intestino.
A cirurgia e sua complexidade dependerá dos motivos que ocasionaram a necessidade, uma perfuração, algum tipo de tumor, problemas isquêmicos e etc.

A Bolsa de Colostomia
*Ao centro da parte de cima da bolsa podemos ver uma parte arredondada, esse é o menor furo da bolsa, a parte com círculos azuis são marcações que podem ser feitas para ajustar a "boca" ao estoma, ela possui medidas que orientam no corte.
*Na parte de baixo da bolsa coletora temos uma fita que será usada para o fechamento e esvaziamento da mesma.

O Estoma da Colostomia

*Este é o estoma onde deverá comportar a bolsa de colostomia. É importante que o corte da parte graduada da cola seja de um milímetro além do estoma para aproveitar bem a cola que fixara à pele.
*O estoma pode variar de tamanho e de formatos, dependendo da cirurgia feita.

O Manuseio da Bolsa

O manuseio da bolsa de colostomia é bem simples. Recomenda-se a utilização de aparatos de segurança como luvas, máscaras, óculos bem como a lavagem cuidadosa das mãos.

A retirada da bolsa geralmente é muito simples pelo fato de ocorrer infiltrações nas bordas que está presa, colada, na pele, assim a retirada fica mais fácil. Caso esteja muito firme, pode ser usado algum produto anticéptico não abrasivo, como por exemplo clorexidina degermante a 2% com gaze para facilitar a liberação sem que a cola cause alguma lesão na pele, após a retirada da bolsa seque.

Usar a seguinte regra:
*colocar com a ponta apontando para o chão de forma que facilite seu esvaziamento e limpeza. Assim, o paciente pode fazer sua própria higienização, é conveniente colocá-la paralela ao seu corpo, caso seja acamado, deve-se colocar de forma transversal.

*Troque as luvas, meça e corte a "boca" da bolsa do tamanho correto, remova a proteção da cola e fixe cuidadosamente a bolsa no estoma e certificando que está uniformemente fixa e firme. Lembre-se de fechar a parte de baixo da bolsa para futura limpeza e esvaziamento.


Se você está gostando do nosso trabalho, ajude a manter nosso trabalho vivo contribuindo com uma doação através da compra do nosso ebook Guia de medicamentos


Esvaziando da bolsa de colostomia 
Com um coletor que pode ser um penico ou comadre, posiciona-se a parte de baixo da bolsa dentro dele, abre-se cuidadosamente, recolhe o material, lava-se seu interior com um pouco de água ou soro, recolhe-se esse material e fecha-se, seca-se a parte que tenha molhado. Se o portador tiver independência, ele mesmo poderá fazer isso, até mesmo no banho.

Os cuidados com a bolsa estão em manter o estoma livre de irritações, sem mau cheiro, limpa, bem posicionada. Qualquer anormalidade com o estoma o médico deverá ser consultado (dor, secreção diferente das fezes, inchaços, sangramentos).

Continue com a gente e veja também nossa postagem relacionada Cuidados de enfermagem com colostomia 

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Quanto maior a bondade numa pessoa, menos ela desconfia da maldade dos outros.
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário