0

Artérias sistêmicas

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, artérias sistêmicas: levam o sangue para as arteríolas e de lá para os capilares, onde são trocados os nutrientes e gases.
Vamos conferir!

Artérias sistêmicas


A circulação da artéria sistêmica, é um processo essencial que permite o transporte de sangue oxigenado e nutrientes para todas as partes do corpo e a coleta de sangue desoxigenado e produtos residuais, garantindo a manutenção das funções vitais e a sobrevivência das células e tecidos.

A principal função das artérias sistêmica é fornecer oxigênio e nutrientes às células e tecidos do corpo e coletar dióxido de carbono e outros produtos residuais do metabolismo celular. Já a circulação pulmonar tem finalidade de oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono.

Passos da circulação sistêmica:

:*Sangue oxigenado: 
O sangue oxigenado proveniente dos pulmões chega ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares.

*Contração do átrio esquerdo: 
Quando o átrio esquerdo se enche de sangue, ele se contrai e envia o sangue através da válvula mitral (bicúspide) para o ventrículo esquerdo.

*Contração do ventrículo esquerdo: 
O ventrículo esquerdo se contrai, fechando a válvula mitral e impedindo o refluxo de sangue para o átrio esquerdo. O sangue é então bombeado através da válvula aórtica para a aorta, a maior e mais importante artéria do corpo.

*Aorta e artérias: 
A aorta se ramifica em várias artérias sistêmicas de grande calibre que, por sua vez, se ramificam em arteríolas menores. Esses vasos sanguíneos levam o sangue oxigenado para todas as partes do corpo, incluindo órgãos, tecidos e células.

*Troca de nutrientes e resíduos nos capilares: 
As arteríolas se ramificam em capilares, que são os menores vasos sanguíneos do corpo. Nos capilares, ocorre a troca de nutrientes, oxigênio e resíduos entre o sangue e as células. O oxigênio e os nutrientes são liberados das células vermelhas do sangue e do plasma sanguíneo para as células, enquanto o dióxido de carbono e outros produtos residuais do metabolismo celular são coletados.

*Veias e retorno venoso: 
O sangue desoxigenado e rico em dióxido de carbono passa dos capilares para as vênulas e, em seguida, para as veias sistêmicas, que se unem para formar as veias cavas superior e inferior.

*Átrio direito: 
As veias cavas superior e inferior desembocam no átrio direito do coração, completando a circulação sistêmica. O sangue desoxigenado no átrio direito será então enviado ao ventrículo direito, onde será bombeado para a circulação pulmonar para ser oxigenado novamente.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário