0

TIPOS DE PRONTUÁRIOS

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, devido ao cuidado de enfermagem previsto no Código de ética cofen/coren, registrar no prontuário do paciente as informações inerentes são indispensáveis ao processo de cuidar devemos saber que todas serão anexadas em um prontuário. 
Vamos conferir!

TIPOS DE PRONTUÁRIOS

A ENFERMAGEM E O PRONTUÁRIO

A enfermagem tem como responsabilidade executar e registrar as rotinas administrativas (admissão, transferência, alta e óbito),realizar anotações no censo hospitalar, realizar anotações no relatório de enfermagem, realizar o registro da anotação de enfermagem e medicações e controles, anexar exames, manter organizado, encaminhar ao serviço de contabilidade, auditoria ou faturamento, encaminhar ao SAME.

TIPOS DE PRONTUÁRIOS
Papel: aquele formado pela junção dos impressos específicos preenchidos no decorrer do internamento do paciente.
Eletrônico: as informações são armazenadas em formato digital e cujo objetivo principal é permitir qualidade de atendimento, veracidade da informações e assistência da equipe medica, de enfermagem e outros profissionais da área da saúde.

PRONTUÁRIO DE PAPEL
*Vantagens: Facilidade no manuseio, maior liberdade na forma de escrever, facilidade de transporte, não exige treinamento de pessoal, nunca está “fora do ar”.
*Desvantagens: Ilegibilidade, preenchimento incompleto, dificuldade de acesso, fragilidade do papel, dificuldade de busca e necessidade de transcrição para pesquisa, somente pode estar em um lugar, multiplicidade de pasta e critérios de arquivamento.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO
*Vantagens: Texto legível, possivelmente consistente e completo, permite armazenamento de imagens, verificação automática de dados, apoio automático à decisões (alertas), melhor acesso e velocidade de informações, economia de tempo, recupera informações.
*Desvantagem: Alto custo, dificuldade de manuseio pelo usuário, dificuldade para completa e abrangente coleta de dados, reinamento de pessoal, manutenção constante, atualização e preservação da integridade dos dados.

A guarda do prontuário deve ser feita num período de 20 anos, no SAME (Serviço de Arquivo Medico e Estatística).

*Os de papel são guardados em pastas ou microfilmagem e os eletrônicos em empresas especializadas.
*Tem acesso ao prontuário, o paciente, responsável legal (menor) e o responsável jurídico. Não pode sair da instituição.
*Em casos de transferência do paciente e feita a cópia de principais exames e diagnósticos. Ou em casos jurídicos (judiciais).
*A instituição é responsável pela guarda do prontuário e o médico enquanto o paciente estiver internado.
*O prontuário clínico deve ser preciso, pois se trata de um documento legal. Em casos de processo jurídico, mesmo tendo sido a assistência de enfermagem excelente, se não houver registro do que foi executado, e deixar de ser documentado, para o tribunal se configura como um cuidado não implementado.
*O cliente pode solicitar leitura e copia na íntegra de seu prontuário.

CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SEÇÃO I DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMÍLIA E COLETIVIDADE. RESPONSABILIDADES E DEVERES
Art. 25 - Registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo
de cuidar.(cofen 311 2007)

Leia também nossa postagem relacionada Prontuário e registro de enfermagem 
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Todos os dias que você acorda, você tem uma nova chance de recomeçar.
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário