0

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) (MEDICAÇÕES MAS UTILIZADA)

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Enfermageando
Olá amigos leitores, manobras de ressuscitação, são casos extremos nos quais devemos ter consciência de atenção mutua, onde a equipe multidisciplinar atua em busca de êxito para salvar vidas, alguns medicamentos são de muita importância e devem ser administradas no paciente, sob indicação médica.
Vamos conferir!

PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) (MEDICAÇÕES MAS UTILIZADA) 

*Adrenalina
A recomendação atual para a dose de adrenalina (AD) é administrar 1 mg intravenoso com intervalos de 3 a 5 minutos, em adultos. Caso essa dose não seja eficaz, doses maiores podem ser consideradas (3 mg a 8 mg). Seu efeito é o aumento da pressão de perfusão coronariana. É a única droga usada na reanimação comprovadamente útil na restauração da circulação espontânea, além de manter o débito cardíaco ao longo do tempo e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro, podendo piorar o já baixo fluxo abaixo do diafragma.

*Atropina
Atualmente, não mais se recomenda a administração nas assistolias ou bradicardias da atividade elétrica sem pulso, nesse caso, o médico opta pela adrenalina.

*Amiodarona
Cardiotônico com efeito comparável ao da dobutamina, já que melhora a função cardíaca e provoca a queda da resistência periférica. Pode ser utilizada alternada com adrenalina e atropina.

*Lidocaína
É útil na fibrilação ventricular e na taquicardia ventricular sem pulso, uma vez que aumenta o limiar de estimulação ventricular. Pode alterar o sistema nervoso.

*Bicarbonato de Sódio
Se a parada não passou de 3 minutos, o bicarbonado deve ser evitado, a menos que exista acidose prévia, pois sua administração excessiva é danosa para o paciente do que o seu não uso, devido ao risco de ocorrência de alcalose.

*Noradrenalina (norepinefrina)
Potente vasoconstritor, usado no período de recuperação pós-parada. É inativado pelo bicarbonato de sódio (não infundir em conjunto).

*Dopamina
É o precursor químico da noradrenalina, com efeito no aumento do débito cardíaco, vasodilatação renal, sem elevar a pressão capilar pulmonar e sem causar vasoconstrição periférica. É uma droga que tem seu uso principal no período pós-parada cardíaca.

*Dobutamina                                                                                                   
Melhora a contração cardíaca com indicação no período pós-parada cardíaca. Produz vasoconstrição arterial sistêmica mínima nas doses usuais - 2,5 mg a 10 mg/kg/minuto.

*Digitálico
Empregado para a redução da frequência cardíaca em algumas situações, tais como: na fibrilação ou flutter atrial ena taquicardia ventricular. Droga usada no período pós-parada.

Nitroprussiato de Sódio
Vasodilatador periférico, geralmente usado no período pós-parada, em associação com a dopamina ou dobutamina. Pode causar hipotensão.
A solução é inativada pela luz e a infusão é feita por micro gotas.

Gluconato de Cálcio                                                                                     
Estudos recentes demonstraram que não existe efeito benéfico com o uso do cálcio em pacientes com parada cardíaca. Sua indicação atual se restringe a alguns casos de dissociação eletromecânica (quando todos os recursos terapêuticos foram esgotados); hiperpotassemia e intoxicação por bloqueadores de canais de cálcio.
CUIDADO DE ENFERMAGEM
*Os sais de cálcio não devem ser administrados em associação ao bicarbonato de sódio, pois precipitam.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
****************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Tudo tem um porque, a gente é que demora pra entender.
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário