0

Ser plantonista

https://enfermageandotc21.blogspot.com/


Olá amigos leitores, com essa postagem vai ficar claro o que é ser plantonista e em especial deixo ao blog uma 'oração do plantonista' escrita pelo médico Jordan Zanetti Silva.
Vamos conferir!

Ser plantonista

Quem é o profissional plantonista?
A lei diz que é considerado plantonista o trabalhador que faz uma jornada de pelo menos 12 horas e entende que existe o vínculo empregatício entre o hospital e o profissional, estando o hospital responsável por todos os direitos trabalhistas, assim como em qualquer outra contratação registrada em carteira.

Escala de trabalho?
É preciso que exista uma escala de trabalho pré-determinada para que fique claro o que é ser plantonista.
A definição de uma escala de trabalho com clareza também é importante para que as horas extras sejam devidamente computadas após o término do período determinado, caso o plantonista continue a trabalhar.
O fato de haver uma escala também não exclui o empregador da obrigatoriedade de pagar adicional noturno para os profissionais que exerçam a sua função entre as 22 horas e as 5 da manhã.

Como é a rotina do profissional plantonista?
Respeitar os horários de entrada e saída, sem nunca sair do hospital antes de o próximo plantonista chegar, a não ser por justo impedimento – que seria uma razão grave ou fortuita. Outras justificativas devem ser discutidas com a chefia direta e a substituição do profissional deve ser providenciada.
Ter cuidado ao delegar atos para outros profissionais da equipe.
Ter responsabilidade sobre os atos e procedimentos.

Não assumir a responsabilidade quando não participou. Nenhum profissional pode assumir a responsabilidade por atos e procedimentos que não praticou ou participou, nem atribuir seus insucessos a terceiros ou circunstâncias ocasionais – a não ser que sejam devidamente comprovadas.

Não participar de greves ou paralisações da categoria. Os plantonistas devem garantir o funcionamento dos setores de urgência e emergência, para não expor ao risco a vida dos pacientes.
Escrever de forma clara e não deixar documentos assinados em branco. O nome completo e o número de registro devem estar legíveis.

Zelar pelo sigilo. O plantonista, como qualquer outro profissional do meio, não deve revelar os fatos de casos, a não ser por dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente. A proibição é válida mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido; o paciente seja menor de idade e tenha discernimento; em depoimentos como testemunha (perante a autoridade, deve explicar o seu impedimento); e até mesmo em investigação de suspeita de crime.
Elaborar prontuários para cada paciente. O prontuário deve ser legível e conter todos os dados clínicos necessários. Nele deve estar tudo o que foi feito e o que não pôde ser feito pelo paciente, para que não seja acusado de violação.
Informar ao substituto o quadro clínico dos pacientes, ao final do seu turno de trabalho.

Oração do Plantonista
*Que neste dia e nesta noite eu não trabalhe muito, Senhor. E se eu trabalhar muito que seja bem, porque só tu sabes meus limites e sempre me guias
 *Que neste dia e nesta noite eu não trabalhe pouco, Senhor. E se eu trabalhar pouco que seja cada parte de mim dedicada a este pouco e que a teus olhos isto seja muito.*Que a minha chegada contemple o regozijo da substituição de um guerreiro abençoado e que minha partida seja a felicidade dos que me esperam e a tranquilidade dos que chegam.*Permita-me Senhor, retornar uma vez mais a minha casa e cada vez mais ao meu trabalho e que estas sejam minhas maiores recompensas, pela minha crença e tua glória.*Que se neste dia e nesta noite eu falhar pelas fraquezas humanas inevitáveis, que eu renasça novamente humilde cada vez como aprendiz deste ofício sagrado que escolhi.*Que se neste dia e nesta noite a ira e a incompreensão me habitarem de passagem, que eu saiba ser correto e justo e me arrepender, sendo menor e assim maior.*Que meus atos e minha voz, minhas mãos e meu conhecimento levem segurança e tragam bem-aventuranças, diminuam a angústia e celebrem a paz que me deste sempre ao coração.*Que nesta profissão bendita, Senhor, que por tua criação escolhi, eu nunca seja melhor a ponto de estar só, nem tema a multidão em busca de acolhimento. *Que as mães, pais e filhos que por mim cruzarem sejam mais que os meus em necessidade e amor e permita-me usar neles os dons que me concedestes.*Que eu possa ser ouvido e visto pelos que trabalham comigo, que eu possa transmitir sabedoria, mas possa com eles muito mais aprender do que ensinar e que estejamos irmanados no mesmo espírito.*Que eu não me torne vítima da raiva inconsequente e do mal alheio, Senhor, que a meu corpo não alcancem as agressões dos atribulados, mas que crendo eu saiba perdoar e ter a tua proteção nos momentos difíceis.*Que a minha fé seja mais que esta prece, que seja um grito e uma força, como a te pedir a verdadeira graça.*Que neste dia e nesta noite, Senhor, este meu trabalho seja tão amplo, tão pleno e reconfortante que eu o receba como uma dádiva, uma redenção e um agradecimento e tu o recebas como a minha mais derradeira e profunda oração. Amém.

Texto: Jordan Zanetti Silva


Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
REFLEXÃO:A enfermagem é linda, salva vidas!💜
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário