SIMULADO TOTAL 25 PERGUNTAS |
Simulado de enfermagem em emergências
1- As queimaduras podem ser de diferentes etiologias e exigem ação imediata do socorrista, com o intuito de evitar complicações ou óbito da vítima. A queimadura é uma lesão que pode comprometer parcial ou totalmente a pele e outras estruturas mais profundas. Assinale a seguir a alternativa que corresponde às estruturas comprometidas em uma queimadura de segundo grau:
a) estrato córneo e epiderme.
b) derme e tecido muscular.
c) tecido muscular e ósseo.
d) epiderme e derme.
2- Criança de 10 anos deu entrada no setor de emergência vítima de queimadura por leite quente. No exame físico, apresenta eritema, edema e flictemas na região do braço e essas características classificam a queimadura dessa criança como sendo de:
a) 1º grau.
b) 2º grau.
c) 3º grau.
d) 4º grau.
3- O choque hemorrágico causado por hipovolemia é uma situação que exige intervenção imediata. O atendimento emergencial compreende as seguintes condutas terapêuticas, EXCETO:
a) solicitação de tipagem sanguínea e prova cruzada.
b) infusão inicial de 2.000 ml de cristalóide.
c) punção de acesso venoso central.
d) punção de dois acessos venosos periféricos de grosso calibre.
4- Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA a respeito da assistência ao trauma:
a) O trauma não constitui um grave problema de saúde pública no Brasil.
b) O melhor método de abertura de vias aéreas no trauma é sempre estender a cabeça e o pescoço.
c) Checar a segurança da cena do acidente, antes de socorrer uma vítima de atropelamento, é um detalhe dispensável.
d) Em todo paciente politraumatizado, deve-se imobilizar a coluna cervical e abrir as vias aéreas com a projeção do ângulo da mandíbula como o primeiro passo.
5- A cetoacidose diabética constitui uma desordem metabólica comum nos atendimentos de pronto-socorro. Essa desordem apresenta algumas características, EXCETO:
a) desenvolvimento de hiperglicemia intensa e produção de corpos cetônicos.
b) desidratações extracelular, intracelular e acidose metabólica.
c) acometimento somente de pacientes com diabetes melito tipo II, de longa data, geralmente na faixa etária de 70 anos.
d) principal causa de morte em pacientes com diabetes melito, com idade inferior a 20 anos.
6- A principal causa de morte na população geral são as doenças cardiovasculares.
Essas doenças podem ocasionar arritmia letal, que é conhecida como:
a) fibrilação atrial.
b) torsade de pointes.
c) fibrilação ventricular.
d) bloqueio atrioventricular de primeiro grau.
7- O afogamento constitui uma causa comum de morte inadvertida. Dentre os fatores associados a essa ocorrência, encontram-se: ingestão de álcool, hipotermia e incapacidade para nadar. Identifique, entre as alternativas, o principal problema apresentado por uma vítima de afogamento:
a) hipoglicemia.
b) hipóxia.
c) trauma musculoesquelético.
d) hipertermia.
8- O atendimento a pacientes psiquiátricos pode ocorrer em unidades de urgência e emergência. Entende-se como emergência psiquiátrica um distúrbio grave e urgente do comportamento, afeto ou pensamento. Esse distúrbio torna o paciente incapaz de lidar com as situações da vida e com os relacionamentos interpessoais.
Nessas situações é CORRETO afirmar que:
a) o paciente deve ficar sozinho em alguns momentos, até que retorne a consciência do que está ocorrendo.
b) deve-se evitar chamá-lo pelo nome ou qualquer frase que contenha dados verdadeiros.
c) sempre deve ser contido (colocar contenções) em qualquer situação.
d) deve-se obter prontamente o controle da situação.
9- Das alternativas a seguir, assinale a que diz respeito à principal causa de morte materno-fetal no trauma na gestante:
a) placenta prévia.
b) embolia de líquido amniótico.
c) eclampsia e pré-eclampsia.
d) descolamento prematuro de placenta.
10- Leia atentamente as seguintes afirmativas:
I. Entende-se como hemorragia a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. Caso não seja controlada, leva o indivíduo a óbito.
II. Na hemorragia externa, deve-se elevar e manter assim o membro atingido, comprimir o local com gaze esterilizada ou pano limpo. Nos casos em que a compressão é insuficiente, deve-se realizar torniquete no local.
III. Na hemorragia interna o sangramento não é visualizado. Deve-se então prestar atenção a alguns sinais externos, tais como: pulso fraco e acelerado, pele fria e pálida, mucosas brancas dos olhos e da boca, extremidades cianóticas, devido à irrigação sanguínea insuficiente.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
a) somente as afirmativas I e III.
b) somente as afirmativas I, II e III.
c) somente as afirmativas II e III.
d) nenhuma das alternativas está correta.
11- A oxigenação é muito importante e vital para a manutenção dos tecidos orgânicos. Alguns cuidados são indispensáveis à respiração adequada do paciente, dentre eles:
a) minimizar a ansiedade do paciente com problemas respiratórios, administrando corticoides.
b) manter desobstruídas as vias aéreas do paciente para propiciar a entrada e saída de ar.
c) realizar exercícios respiratórios contínuos, forçando a utilização de musculatura acessória.
d) administrar em qualquer circunstância oxigênio por cateter nasal 1l/ O2/min.
12- A dispneia surge como consequência de condições ambientais, trauma e doenças clínicas. Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. Manter abertura de vias aéreas.
II. Elevar membros inferiores em mais ou menos 30 cm.
III. Não dar nada para a vítima comer ou beber.
IV. Transportar a vítima com cabeceira elevada a 45o, exceto em caso de trauma.
Assinale a alternativa correta sobre os cuidados no atendimento de emergência pré hospitalar:
a) somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
b) somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) somente a afirmativa I é verdadeira.
13- A Sra. R.C.S. dá entrada na unidade de emergência com sinais e sintomas indicativos de meningococemia. Os sinais e os sintomas apresentados são: febre alta, lesões púrpuras extensas, náuseas e vômitos e rigidez na nuca. O isolamento necessário caso haja confirmação deste diagnóstico é:
a) de contato.
b) sanguíneo.
c) respiratório.
d) reverso.
14- O coma é uma das emergências neurológicas que requer atendimento imediato.
Desta maneira, pode-se definir o coma como sendo:
a) estado alterado da consciência em que o paciente por vezes apresenta resposta adequada aos estímulos do meio ambiente, sendo possível demovê-lo desse estado.
b) estado alterado da consciência em que o paciente não apresenta resposta adequada aos estímulos do meio ambiente, não sendo possível demovê-lo desse estado.
c) estado alterado da consciência em que o paciente apresenta resposta adequada a todos os estímulos.
d) estado alterado de consciência em que o paciente apresenta resposta inadequada a todos os estímulos.
15- As reações anafiláticas que são provenientes de picadas de insetos ou de medicamentos apresentam uma variedade de manifestações clínicas. Algumas dessas manifestações exigem intervenção imediata. Assinale a alternativa que contém essa manifestação:
a) reações sistêmicas.
b) cardiovasculares.
c) cutâneas.
d) respiratórias.
16- Em algumas situações é necessário manter, por algum período, paciente com assistência ventilatória mecânica na sala de emergência. Assinale a alternativa que apresenta intervenções de enfermagem para esta condição:
a) manter capinógrafo ligado à rede de vácuo e aspirar secreções pulmonares com o intuito de ventilar melhor o paciente.
b) manter água nas extensões com o intuito de umidificar o oxigênio inalado.
c) observar a frequência cardíaca (fc) e nunca realizar a aspiração endotraqueal, pois esse procedimento será realizado na unidade de terapia intensiva.
d) monitorar traçado eletrocardiográfico, verificar sinais vitais, avaliar coloração de pele e mucosas, com o intuito de: detectar arritmias cardíacas, alterações hemodinâmicas e sinais de hipóxia.
17- A higiênica brônquica pode ser efetuada de várias maneiras. Em relação à aspiração endotraqueal de um adulto, que permanece em ventilação mecânica na sala de emergência, assinale a alternativa CORRETA:
a) a ausculta pulmonar é um método invasivo que deve ser executado com a menor frequência possível.
b) é sempre indicada a radiografia de tórax após a aspiração de vias aéreas inferiores.
c) o resultado da gasometria arterial evidencia a melhora na relação ventilação/perfusão do paciente.
d) a quantidade de secreção aspirada serve de parâmetro para prescrever a frequência das próximas aspirações, ou seja, a cada 30 min.
18- O edema agudo de pulmão (EAP) é uma das causas mais frequentes de insuficiência respiratória atendidas em um serviço de emergência. Desta maneira, entende-se como EAP:
a) processo patológico secundário, caracterizado único e exclusivamente pelo acúmulo de pus nos espaços intersticiais e alveolares. Esse acúmulo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2). Também denominado de pneumonia alveolar.
b) processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2), podendo levar à morte.
c) processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2), o que não acarreta desconforto respiratório.
d) processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2) e a única causa conhecida é a de origem cardíaca.
19- G.P, do sexo masculino, 35 anos, sexualmente ativo, deu entrada no pronto-socorro com quadro de febre e calafrios. No exame físico, percebem-se manchas vermelhas por todo o corpo e lesões genitais indolores, que apareceram há 3 semanas (segundo relato do próprio paciente). Este indivíduo provavelmente apresenta:
a) sífilis primária.
b) sífilis congênita.
c) sífilis secundária.
d) sífilis terciária.
20- A insuficiência renal crônica atinge milhões de pessoas no mundo todo. A taxa de filtração glomerular (TFG) cai e consequentemente o organismo acumula escórias do metabolismo, dentre elas ureia, creatinina e também potássio. O acúmulo dessas escórias pode constituir-se em situação de urgência. Os pacientes com elevados níveis séricos de potássio (hipercalemia) podem apresentar:
a) arritmia e diabetes melito tipo II.
b) parada cardíaca, disúria e nictúria.
c) arritmia e parada cardíaca.
d) disúria, nictúria e glomerulonefrite.
21- A Sra. R.E.B., 45 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de sudorese, taquicardia, sonolência e fala pastosa. Refere ser diabética tipo I. Esses sinais e sintomas correspondem a:
a) cetoacidose diabética.
b) hipoglicemia.
c) hiperglicemia.
d) infarto agudo do miocárdio.
22- Lesões por esmagamento são comuns em pessoas vítimas de acidente automobilístico, que ficam presas entre dois objetos. Nesses casos, além de manter a via aérea, a respiração e a circulação, o paciente deve ser observado para sinais e sintomas de:
a) tetania.
b) insuficiência renal aguda.
c) úlcera venosa.
d) infarto agudo do miocárdio.
23- A drenagem torácica inclui um dos procedimentos realizados na sala de emergência.
Manter o sistema fechado em um frasco com selo d’água tem qual finalidade?
a) De evitar pneumotórax.
b) De evitar hidrotórax.
c) De evitar hemotórax hipertensivo.
d) De evitar edema pulmonar.
24- Os distúrbios respiratórios são causas frequentes nos atendimentos de pronto socorro.
Em relação à assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios da função respiratória, assinale a alternativa CORRETA:
a) A extensão da cabeça é a maneira mais simples de aliviar a obstrução da via aérea superior, causada pela queda da língua.
b) Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam ausência de infecção ou inflamação.
c) Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se que o paciente está ventilando adequadamente quando o volume corrente está programado de acordo com a altura do paciente.
d) A inspiração causa a retração do externo, dos arcos costais e da mandíbula.
25- Alguns distúrbios do sistema nervoso central são muito graves e requerem intervenção imediata. Assinale a alternativa CORRETA sobre a assistência aos distúrbios neurológicos:
a) Na avaliação da pressão intracraniana (PIC), os sinais vitais alterados são as alterações mais importantes. O nível de consciência fica em segundo plano.
b) O sinal mais precoce de elevação da pressão intracraniana (PIC) é a letargia, é importante observar demora na resposta às solicitações verbais.
c) A temperatura corporal mantida acima do normal diminui o edema cerebral, protegendo o SNC.
d) A indução e a manutenção da hipertemia com a utilização de aquecedores externos são os principais tratamentos nos casos de aumento da pressão intracraniana (PIC).
a) estrato córneo e epiderme.
b) derme e tecido muscular.
c) tecido muscular e ósseo.
d) epiderme e derme.
2- Criança de 10 anos deu entrada no setor de emergência vítima de queimadura por leite quente. No exame físico, apresenta eritema, edema e flictemas na região do braço e essas características classificam a queimadura dessa criança como sendo de:
a) 1º grau.
b) 2º grau.
c) 3º grau.
d) 4º grau.
3- O choque hemorrágico causado por hipovolemia é uma situação que exige intervenção imediata. O atendimento emergencial compreende as seguintes condutas terapêuticas, EXCETO:
a) solicitação de tipagem sanguínea e prova cruzada.
b) infusão inicial de 2.000 ml de cristalóide.
c) punção de acesso venoso central.
d) punção de dois acessos venosos periféricos de grosso calibre.
4- Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA a respeito da assistência ao trauma:
a) O trauma não constitui um grave problema de saúde pública no Brasil.
b) O melhor método de abertura de vias aéreas no trauma é sempre estender a cabeça e o pescoço.
c) Checar a segurança da cena do acidente, antes de socorrer uma vítima de atropelamento, é um detalhe dispensável.
d) Em todo paciente politraumatizado, deve-se imobilizar a coluna cervical e abrir as vias aéreas com a projeção do ângulo da mandíbula como o primeiro passo.
5- A cetoacidose diabética constitui uma desordem metabólica comum nos atendimentos de pronto-socorro. Essa desordem apresenta algumas características, EXCETO:
a) desenvolvimento de hiperglicemia intensa e produção de corpos cetônicos.
b) desidratações extracelular, intracelular e acidose metabólica.
c) acometimento somente de pacientes com diabetes melito tipo II, de longa data, geralmente na faixa etária de 70 anos.
d) principal causa de morte em pacientes com diabetes melito, com idade inferior a 20 anos.
6- A principal causa de morte na população geral são as doenças cardiovasculares.
Essas doenças podem ocasionar arritmia letal, que é conhecida como:
a) fibrilação atrial.
b) torsade de pointes.
c) fibrilação ventricular.
d) bloqueio atrioventricular de primeiro grau.
7- O afogamento constitui uma causa comum de morte inadvertida. Dentre os fatores associados a essa ocorrência, encontram-se: ingestão de álcool, hipotermia e incapacidade para nadar. Identifique, entre as alternativas, o principal problema apresentado por uma vítima de afogamento:
a) hipoglicemia.
b) hipóxia.
c) trauma musculoesquelético.
d) hipertermia.
8- O atendimento a pacientes psiquiátricos pode ocorrer em unidades de urgência e emergência. Entende-se como emergência psiquiátrica um distúrbio grave e urgente do comportamento, afeto ou pensamento. Esse distúrbio torna o paciente incapaz de lidar com as situações da vida e com os relacionamentos interpessoais.
Nessas situações é CORRETO afirmar que:
a) o paciente deve ficar sozinho em alguns momentos, até que retorne a consciência do que está ocorrendo.
b) deve-se evitar chamá-lo pelo nome ou qualquer frase que contenha dados verdadeiros.
c) sempre deve ser contido (colocar contenções) em qualquer situação.
d) deve-se obter prontamente o controle da situação.
9- Das alternativas a seguir, assinale a que diz respeito à principal causa de morte materno-fetal no trauma na gestante:
a) placenta prévia.
b) embolia de líquido amniótico.
c) eclampsia e pré-eclampsia.
d) descolamento prematuro de placenta.
10- Leia atentamente as seguintes afirmativas:
I. Entende-se como hemorragia a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. Caso não seja controlada, leva o indivíduo a óbito.
II. Na hemorragia externa, deve-se elevar e manter assim o membro atingido, comprimir o local com gaze esterilizada ou pano limpo. Nos casos em que a compressão é insuficiente, deve-se realizar torniquete no local.
III. Na hemorragia interna o sangramento não é visualizado. Deve-se então prestar atenção a alguns sinais externos, tais como: pulso fraco e acelerado, pele fria e pálida, mucosas brancas dos olhos e da boca, extremidades cianóticas, devido à irrigação sanguínea insuficiente.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
a) somente as afirmativas I e III.
b) somente as afirmativas I, II e III.
c) somente as afirmativas II e III.
d) nenhuma das alternativas está correta.
11- A oxigenação é muito importante e vital para a manutenção dos tecidos orgânicos. Alguns cuidados são indispensáveis à respiração adequada do paciente, dentre eles:
a) minimizar a ansiedade do paciente com problemas respiratórios, administrando corticoides.
b) manter desobstruídas as vias aéreas do paciente para propiciar a entrada e saída de ar.
c) realizar exercícios respiratórios contínuos, forçando a utilização de musculatura acessória.
d) administrar em qualquer circunstância oxigênio por cateter nasal 1l/ O2/min.
12- A dispneia surge como consequência de condições ambientais, trauma e doenças clínicas. Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. Manter abertura de vias aéreas.
II. Elevar membros inferiores em mais ou menos 30 cm.
III. Não dar nada para a vítima comer ou beber.
IV. Transportar a vítima com cabeceira elevada a 45o, exceto em caso de trauma.
Assinale a alternativa correta sobre os cuidados no atendimento de emergência pré hospitalar:
a) somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
b) somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) somente a afirmativa I é verdadeira.
13- A Sra. R.C.S. dá entrada na unidade de emergência com sinais e sintomas indicativos de meningococemia. Os sinais e os sintomas apresentados são: febre alta, lesões púrpuras extensas, náuseas e vômitos e rigidez na nuca. O isolamento necessário caso haja confirmação deste diagnóstico é:
a) de contato.
b) sanguíneo.
c) respiratório.
d) reverso.
14- O coma é uma das emergências neurológicas que requer atendimento imediato.
Desta maneira, pode-se definir o coma como sendo:
a) estado alterado da consciência em que o paciente por vezes apresenta resposta adequada aos estímulos do meio ambiente, sendo possível demovê-lo desse estado.
b) estado alterado da consciência em que o paciente não apresenta resposta adequada aos estímulos do meio ambiente, não sendo possível demovê-lo desse estado.
c) estado alterado da consciência em que o paciente apresenta resposta adequada a todos os estímulos.
d) estado alterado de consciência em que o paciente apresenta resposta inadequada a todos os estímulos.
15- As reações anafiláticas que são provenientes de picadas de insetos ou de medicamentos apresentam uma variedade de manifestações clínicas. Algumas dessas manifestações exigem intervenção imediata. Assinale a alternativa que contém essa manifestação:
a) reações sistêmicas.
b) cardiovasculares.
c) cutâneas.
d) respiratórias.
16- Em algumas situações é necessário manter, por algum período, paciente com assistência ventilatória mecânica na sala de emergência. Assinale a alternativa que apresenta intervenções de enfermagem para esta condição:
a) manter capinógrafo ligado à rede de vácuo e aspirar secreções pulmonares com o intuito de ventilar melhor o paciente.
b) manter água nas extensões com o intuito de umidificar o oxigênio inalado.
c) observar a frequência cardíaca (fc) e nunca realizar a aspiração endotraqueal, pois esse procedimento será realizado na unidade de terapia intensiva.
d) monitorar traçado eletrocardiográfico, verificar sinais vitais, avaliar coloração de pele e mucosas, com o intuito de: detectar arritmias cardíacas, alterações hemodinâmicas e sinais de hipóxia.
17- A higiênica brônquica pode ser efetuada de várias maneiras. Em relação à aspiração endotraqueal de um adulto, que permanece em ventilação mecânica na sala de emergência, assinale a alternativa CORRETA:
a) a ausculta pulmonar é um método invasivo que deve ser executado com a menor frequência possível.
b) é sempre indicada a radiografia de tórax após a aspiração de vias aéreas inferiores.
c) o resultado da gasometria arterial evidencia a melhora na relação ventilação/perfusão do paciente.
d) a quantidade de secreção aspirada serve de parâmetro para prescrever a frequência das próximas aspirações, ou seja, a cada 30 min.
18- O edema agudo de pulmão (EAP) é uma das causas mais frequentes de insuficiência respiratória atendidas em um serviço de emergência. Desta maneira, entende-se como EAP:
a) processo patológico secundário, caracterizado único e exclusivamente pelo acúmulo de pus nos espaços intersticiais e alveolares. Esse acúmulo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2). Também denominado de pneumonia alveolar.
b) processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2), podendo levar à morte.
c) processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2), o que não acarreta desconforto respiratório.
d) processo patológico secundário, caracterizado por acúmulo excessivo de líquido seroso nos espaços intersticiais e alveolares. Esse processo impede a adequada difusão dos gases sanguíneos (O2 e CO2) e a única causa conhecida é a de origem cardíaca.
19- G.P, do sexo masculino, 35 anos, sexualmente ativo, deu entrada no pronto-socorro com quadro de febre e calafrios. No exame físico, percebem-se manchas vermelhas por todo o corpo e lesões genitais indolores, que apareceram há 3 semanas (segundo relato do próprio paciente). Este indivíduo provavelmente apresenta:
a) sífilis primária.
b) sífilis congênita.
c) sífilis secundária.
d) sífilis terciária.
20- A insuficiência renal crônica atinge milhões de pessoas no mundo todo. A taxa de filtração glomerular (TFG) cai e consequentemente o organismo acumula escórias do metabolismo, dentre elas ureia, creatinina e também potássio. O acúmulo dessas escórias pode constituir-se em situação de urgência. Os pacientes com elevados níveis séricos de potássio (hipercalemia) podem apresentar:
a) arritmia e diabetes melito tipo II.
b) parada cardíaca, disúria e nictúria.
c) arritmia e parada cardíaca.
d) disúria, nictúria e glomerulonefrite.
21- A Sra. R.E.B., 45 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de sudorese, taquicardia, sonolência e fala pastosa. Refere ser diabética tipo I. Esses sinais e sintomas correspondem a:
a) cetoacidose diabética.
b) hipoglicemia.
c) hiperglicemia.
d) infarto agudo do miocárdio.
22- Lesões por esmagamento são comuns em pessoas vítimas de acidente automobilístico, que ficam presas entre dois objetos. Nesses casos, além de manter a via aérea, a respiração e a circulação, o paciente deve ser observado para sinais e sintomas de:
a) tetania.
b) insuficiência renal aguda.
c) úlcera venosa.
d) infarto agudo do miocárdio.
23- A drenagem torácica inclui um dos procedimentos realizados na sala de emergência.
Manter o sistema fechado em um frasco com selo d’água tem qual finalidade?
a) De evitar pneumotórax.
b) De evitar hidrotórax.
c) De evitar hemotórax hipertensivo.
d) De evitar edema pulmonar.
24- Os distúrbios respiratórios são causas frequentes nos atendimentos de pronto socorro.
Em relação à assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios da função respiratória, assinale a alternativa CORRETA:
a) A extensão da cabeça é a maneira mais simples de aliviar a obstrução da via aérea superior, causada pela queda da língua.
b) Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam ausência de infecção ou inflamação.
c) Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se que o paciente está ventilando adequadamente quando o volume corrente está programado de acordo com a altura do paciente.
d) A inspiração causa a retração do externo, dos arcos costais e da mandíbula.
25- Alguns distúrbios do sistema nervoso central são muito graves e requerem intervenção imediata. Assinale a alternativa CORRETA sobre a assistência aos distúrbios neurológicos:
a) Na avaliação da pressão intracraniana (PIC), os sinais vitais alterados são as alterações mais importantes. O nível de consciência fica em segundo plano.
b) O sinal mais precoce de elevação da pressão intracraniana (PIC) é a letargia, é importante observar demora na resposta às solicitações verbais.
c) A temperatura corporal mantida acima do normal diminui o edema cerebral, protegendo o SNC.
d) A indução e a manutenção da hipertemia com a utilização de aquecedores externos são os principais tratamentos nos casos de aumento da pressão intracraniana (PIC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário