Olá amigos leitores, elaborar um trabalho nem sempre é uma tarefa fácil mas, convenhamos também não é tão difícil assim, vou compartilhar com vocês o jeito que uso para fazer alguns trabalhos.
É muito simples e vocês vão pegar rapidinho, para isso o primeiro passo a dar é:
– A escolha do tema.
Bom o professor ou o grupo podem ajudar e dar sugestões fica a dica
Seguidamente estabelecer um plano relativo aos assuntos que irá tratar.
De acordo com esse plano irá procurar informações em livros, enciclopédias, jornais, revistas, sites…
Para realizar um trabalho de forma correta é, necessário, primeiro, adquirir algumas informações e conhecer algumas regras:
1 – Capa
2 – Índice (dependendo do trabalho,não e necessário)
3 – Introdução
4 – Desenvolvimento
5 – Conclusão
6 – Bibliografia
7 – Anexos (nem todos os trabalhos têm anexos)
Então vamos a cada uma delas?
1 - Capa
Pode ser simples, com desenho ou fotografias.
No entanto, para uma apresentação, dela farão parte os seguintes elementos:
Nome da escola
Disciplina ou Área a que se destina
Identificação do(s) autor(es): nome(s), número, turma e ano
Nome do(a) professor(a)
Ano lectivo em que foi elaborado
2 - Índice
No Índice deve escrever o título das partes e dos capítulos que constituem o trabalho.
À frente de cada título escreve o número da página onde se inicia.
Antes da designação de cada assunto, poderás colocar um número romano, se se tratar de um capítulo, ou número árabe, se disser respeito a uma subdivisão desse capítulo, ou então 1; 1.1.;1.2.; 2; 2.1.; 2.2.
3 - Introdução
Na Introdução informarás o leitor sobre o tema que vais tratar e como o irás fazer.
Podes ainda referir os motivos que te levaram a escolher esse tema, as dificuldades que encontraste para o estudar, as vantagens da sua realização etc.
Convém relê-lo atentamente depois de acabar o trabalho, verificar se está de acordo com o restante ou se tens de acrescentar/alterar alguns aspectos para ficar de harmonia com o desenvolvimento dado ao tema.
4 - Desenvolvimento
O Desenvolvimento é a parte central do trabalho.
Deve ser redigido com cuidado, tendo por base os teus conhecimentos e as informações recolhidas.
Convém ser ilustrado com gráficos, mapas, quadros, gravuras, que devem estar de acordo com o conteúdo do texto e ser explicados através de uma legenda.
Poderá formular questões, a que poderá responder, e dar a tua opinião fundamentada.
Poderás ainda recorrer a citações, ou seja, transcrever frases ou textos de outros.
As citações devem aparecer destacadas e serem curtas.
As citações devem aparecer sempre entre aspas. A seguir deves referir logo o autor e a obra de onde é retirada a citação.
5 - Conclusão
Deverá ser breve.
Aqui resumirás as respostas às questões formuladas no início do trabalho, ou seja, fará uma síntese do assunto que desenvolveste.
6 - Bibliografia
Para a indicação de bibliografia, sempre por ordem alfabética, também há regras:
Deve indicar-se, primeiro, o último nome (ou apelido) do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio, nome da obra, volume, editora, local de edição e data.
Bom eu sei que algumas das minhas postagem não tem referencia bibliográfica mas,lembrando que é o mas importante em um trabalho ok.
7 - Anexos
Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas, inquéritos, gráficos.
Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.
Como eu sou uma pessoa muito legal eu vou deixar mas uma dica assim que eu escolho o meu tema eu logo me dedico aos anexos, fica bem relativo e acabo em consequência conseguindo mas dicas e idéias, não é a regra mas pra mim é mas fácil, espero que tenham gostado até a próxima postagem
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
– A escolha do tema.
Bom o professor ou o grupo podem ajudar e dar sugestões fica a dica
Seguidamente estabelecer um plano relativo aos assuntos que irá tratar.
De acordo com esse plano irá procurar informações em livros, enciclopédias, jornais, revistas, sites…
Para realizar um trabalho de forma correta é, necessário, primeiro, adquirir algumas informações e conhecer algumas regras:
1 – Capa
2 – Índice (dependendo do trabalho,não e necessário)
3 – Introdução
4 – Desenvolvimento
5 – Conclusão
6 – Bibliografia
7 – Anexos (nem todos os trabalhos têm anexos)
Então vamos a cada uma delas?
1 - Capa
Pode ser simples, com desenho ou fotografias.
No entanto, para uma apresentação, dela farão parte os seguintes elementos:
Nome da escola
Disciplina ou Área a que se destina
Identificação do(s) autor(es): nome(s), número, turma e ano
Nome do(a) professor(a)
Ano lectivo em que foi elaborado
2 - Índice
No Índice deve escrever o título das partes e dos capítulos que constituem o trabalho.
À frente de cada título escreve o número da página onde se inicia.
Antes da designação de cada assunto, poderás colocar um número romano, se se tratar de um capítulo, ou número árabe, se disser respeito a uma subdivisão desse capítulo, ou então 1; 1.1.;1.2.; 2; 2.1.; 2.2.
3 - Introdução
Na Introdução informarás o leitor sobre o tema que vais tratar e como o irás fazer.
Podes ainda referir os motivos que te levaram a escolher esse tema, as dificuldades que encontraste para o estudar, as vantagens da sua realização etc.
Convém relê-lo atentamente depois de acabar o trabalho, verificar se está de acordo com o restante ou se tens de acrescentar/alterar alguns aspectos para ficar de harmonia com o desenvolvimento dado ao tema.
4 - Desenvolvimento
O Desenvolvimento é a parte central do trabalho.
Deve ser redigido com cuidado, tendo por base os teus conhecimentos e as informações recolhidas.
Convém ser ilustrado com gráficos, mapas, quadros, gravuras, que devem estar de acordo com o conteúdo do texto e ser explicados através de uma legenda.
Poderá formular questões, a que poderá responder, e dar a tua opinião fundamentada.
Poderás ainda recorrer a citações, ou seja, transcrever frases ou textos de outros.
As citações devem aparecer destacadas e serem curtas.
As citações devem aparecer sempre entre aspas. A seguir deves referir logo o autor e a obra de onde é retirada a citação.
5 - Conclusão
Deverá ser breve.
Aqui resumirás as respostas às questões formuladas no início do trabalho, ou seja, fará uma síntese do assunto que desenvolveste.
6 - Bibliografia
Para a indicação de bibliografia, sempre por ordem alfabética, também há regras:
Deve indicar-se, primeiro, o último nome (ou apelido) do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio, nome da obra, volume, editora, local de edição e data.
Bom eu sei que algumas das minhas postagem não tem referencia bibliográfica mas,lembrando que é o mas importante em um trabalho ok.
7 - Anexos
Os anexos podem ser mapas, gravuras, fichas, inquéritos, gráficos.
Servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho.
Como eu sou uma pessoa muito legal eu vou deixar mas uma dica assim que eu escolho o meu tema eu logo me dedico aos anexos, fica bem relativo e acabo em consequência conseguindo mas dicas e idéias, não é a regra mas pra mim é mas fácil, espero que tenham gostado até a próxima postagem
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Eu quero a calma na alma pra poder viver a vida.
Beijos imensos no coração!
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Eu quero a calma na alma pra poder viver a vida.
Beijos imensos no coração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário