0

O apoio familiar(outubro rosa)

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, podemos ir além do outubro rosa se considerarmos que a família é a principal fonte de apoio ao paciente, partindo do principio que qualquer diagnóstico afeta emocionalmente tanto paciente quanto a seus familiares.
Vamos conferir!

O apoio familiar(outubro rosa)

O papel da família durante o tratamento
Quando o diagnóstico de um câncer de mama é constatado, o suporte da família é base essencial para o tratamento, pois a notícia de um câncer abala a todos.

É normal que o paciente e todos que convivem com ele fiquem confusos, trata-se de uma situação que muitas das vezes não se sabe como lidar, no entanto, é preciso entender que ao longo do tratamento haverá um turbilhão de emoções, e não somente a paciente precisa lidar, como também a família precisa ser forte, a fim de dar um apoio consistente ao paciente.

Um paciente bem amparado pela família, tende a se sentir mais motivada para seguir com o tratamento.

Carinho e atenção são os primeiros cuidados que as pessoas próximas devem ter.
A segunda forma de ajudar é buscar informações sobre a doença e os direitos do paciente, se inteirar juntamente com os médicos sobre os tratamentos, as possibilidades de cura e desmistificar a doença.

É preciso estar preparado quem está vivenciando essa situação, muitas vezes, precisa lidar com angústias e sentimentos de dor, tem que estar disposto a encarar a doença, incentivar a ser sincera com os próprios sentimentos, sem julgar a união de todos é a força que o paciente precisa, pois o câncer de mama é uma doença que se enfrenta também com muito cuidado e amor.

Em alguns casos, é comum que os familiares busquem apoio psicológico e amparo junto a ONGs e grupos de pessoas que passam por momento semelhante para lidar melhor com a situação.
Esses cuidados são imprescindíveis para que a paciente se sinta mais seguro ao enfrentar a doença.

Ser companhia para uma caminhada, um almoço ou um cinema pode ser especial à paciente em tratamento, pois a sensação de normalidade ajuda a enfrentar qualquer problema.
É importante que todos os membros da família compreendam, sem julgar, ou sentir piedade que os momentos de fraqueza irão surgir, por isso ajude ao paciente a aceitar seus limites e respeite os momentos de silêncio e introspecção.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Se não plantar, não nasce. Se não regar, não cresce. Se não amar, morre.
Assim são as plantas… assim são as pessoas.
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário