0

O dom da enfermagem

http://enfermageandotc21.blogspot.com.br/
Enfermageando
Olá amigos leitores, esse tema é um tanto complexo, o que é enfermagem pode ajudar a entender um pouco e dar uma sequencia mas elaborada do meu ponto de vista, o que eu realmente quero passar pra você é uma forma de homenagear a todos os profissionais da área de enfermagem por terem esse dom divino que vem do coração.
Vamos conferir!

O dom da enfermagem

O que é a Enfermagem?

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

Segundo Florence Nightingale:

" A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo - o templo de espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes".

Arte, Ciência e ENFERMAGEM

Arte –É um conjunto de conhecimentos práticos que mostram como trabalhar para conseguir certos resultados.

Ciência – É um conjunto de conhecimentos baseados em um grande número de fatos cuidadosamente observados, dispostos e classificados de modo a estabelecerem determinados princípios e leis.

ENFERMAGEM – Ser DA ENFERMAGEM... é tudo aquilo que eu mais ambiciono na vida, é uma maneira de estar, de se apresentar ao mundo de braços abertos. É um olhar atento por menor que foge a vista do senso comum. É uma forma de viver com e para o próximo, sem nunca deixar de ser nós mesmos.
Ser DA ENFERMAGEM... é estar presente, mesmo quando se está ausente; É a palavra dita na hora certa à pessoa certa; É reparar em tudo e em alguma coisa que ninguém mais repara no paciente; É o paciente sentir-se protegido como se um anjo o cuidar-se; É querer o melhor afastando o pior.

O PROFISSIONAL QUE ESCOLHE ENFERMAGEM tem que ter o dom. É uma profissão assistencialista, por isso, é preciso amar muito o que faz, para que assim possa transmitir todo o cuidado necessário ao paciente. Lidar diariamente com pessoas em momentos difíceis de suas vidas e que precisam de carinho e atenção”

Já se perguntou:

Será que tenho um dom para ser um profissional da enfermagem?


Enfermagem é a arte do cuidar, é um dom divino. Fazer parte de uma equipe de enfermagem é uma arte preciosa, é ajudar sem pedir nada em troca, é saber ouvir, é dar atenção, é respeitar o outro sem discriminação. 

A enfermagem é a magia e a essência do saber cuidar, cuidar este que necessitamos estar atentos em todos os pontos e sentidos daquele doente, daquela pessoa que está ali precisando de você. Você que estende a mão que tem um olhar minucioso que sabe quando o outro sente dor, que sabe quando aquele enfermo necessita da sua ajuda.

Fazer parte de uma equipe de enfermagem é saber humanizar, é saber dar tudo de si, é utilizar de todos os recursos de prática e teoria para salvar ou pelo menos diminuir aquele sofrimento, aquela tristeza que enxergamos no olhar daquela pessoa que naquele momento necessita ardentemente da sua ajuda, aquele ser que clama por um gesto humano. 

Nós que compomos uma equipe de enfermagem precisamos contribuir de qualquer forma para tentar humanizar o mundo, mundo este que necessita urgentemente de pessoas que saiba compreender o outro quando ele precisa, que esteja presente, mesmo quando se está ausente.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário