0

Jejum Intermitente

Jejum Intermitente
ENFERMAGEANDO
Olá amigos leitores, você sabe como fazer jejum intermitente? vem com o blog conhecer todos os Benefícios ao fazer o jejum intermitente!
Vamos conferir!

Jejum Intermitente

O Que É Jejum Intermitente?
O jejum nada mais é do que ficar, por vontade própria, por um tempo sem ingerir alimentos sólidos. Ele é praticado normalmente por todas as pessoas, uma vez que quando vamos dormir, durante o período em que estamos dormindo, não estamos nos alimentando, ou seja um jejum de 6 a 8 horas é feito por praticamente todos nós, todos os dias.

As pessoas acreditam que jejum intermitente possa ser algo ruim ao organismo, sem perceber que elas já fazem jejum e o jejum intermitente nada mais é do que ficar um período selecionado de horas sem se alimentar e depois se alimentar (a chamada janela de alimentação é quando você pode se alimentar).

Vantagens Do Jejum Intermitente. Existem diversas vantagens de se fazer jejum intermitente
*Queimar gordura 
Nosso organismo necessita de energia, a energia vem dos alimentos e a maior fonte de energia para o nosso organismo é o carboidrato, nosso organismo acostumou-se a buscar energia sempre nos carboidratos, porém, a gordura também é uma boa fonte de energia mas, o nosso organismo só buscará gordura como fonte de energia quando o carboidrato não estiver facilmente disponível para ele.
Isso traz uma série de benefícios ao organismo, uma vez que diminui a porcentagem de massa gorda no organismo.

*Jejum intermitente emagrece
Se feito corretamente, o jejum intermitente resulta em emagrecimento.
Muitas pessoas não sabem como fazer o jejum intermitente de maneira correta e por isso, é importante realizá-lo de maneira absolutamente indicada e de forma ideal, com a realização do jejum intermitente, o organismo ficará um tempo longo sem ser alimentado e para manter as suas diversas funções, começará usar estoques de energia como a gordura e desta forma, a ingestão de calorias também tende a diminuir assim o resultado é o emagrecimento.

*Diminui a chance de diabetes
O jejum intermitente auxilia a diminuir a resistência à insulina.
A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas e responsável pelo transporte da glicose entre o sangue e a célula.
Quando comemos, o pâncreas libera uma quantidade específica de insulina para que ela sirva como ponte para a entrada da glicose dentro da célula, porém, em algumas pessoas, há o que chamamos de resistência à insulina, ou seja, o organismo não consegue aproveitar a insulina disponível, fazendo com que o pâncreas tenha que produzir cada vez mais e mais insulina.
Com isso, aumenta-se a chance de diabetes, uma vez que hoje se sabe que quanto maior a produção de insulina pelo pâncreas e menor aproveitamento da insulina produzida, maior a chance desse indivíduo tornar-se diabético.
Por meio do jejum intermitente, durante o período em que se está de jejum, há produção baixa de insulina, uma vez que não está se ingerindo nenhum alimento sendo assim, a quantidade geral de insulina produzida por aquele organismo bem menor.

Como Fazer Jejum Intermitente?
Existem diversos protocolos de jejum intermitente mas, se você nunca fez, não vá com muita sede ao pote e comece com poucas horas, por exemplo, jantar às 20h e café da manhã às 8h. Depois mude para café da manhã às 9h, depois para 10h. Até que você consiga tirar essa refeição e só almoçar às 12h.

Protocolos de jejum intermitente

Jejum de 12 horas
Você pode jantar às 20h e tomar café da manhã somente às 8h da manhã. Você terá feito um jejum de 12h.

Jejum intermitente de 16 horas – Sistema Leangains
Jejum de 16 horas, devendo ser feitas de 2 a 3 refeições nas 8 horas restantes do dia.

Protocolo Coma – Pare – Coma
Sistema no qual fica-se 24 horas de jejum, um a 2 dias na semana.

Algumas atitudes são fundamentais para a prática do jejum intermitente. 
*Vá devagar
Se você nunca fez jejum intermitente antes, não inicie diretamente no protocolo de 24h.
Comece devagar e vá, aos poucos, adicionando as horas ao seu jejum.

*Na janela de alimentação, alimente-se de comida de verdade
Algumas pessoas acreditam que quando se está na janela de alimentação, que é o período em que se deve se alimentar, pode-se comer qualquer coisa. pelo contrário a alimentação nesse período deve ser sempre feita com comida de verdade, com muitas folhas, proteína, verduras e vegetais, os alimentos industrializados e ultra processados devem estar ausentes o máximo possível da dieta.
Lembre-se que seu organismo, com o jejum intermitente, está produzindo durante o jejum baixa quantidade de insulina, se você resolver comer um hambúrguer ou uma comida muito calórica, obrigará seu pâncreas a ter que, rapidamente, produzir insulina em grande quantidade. 

*Água e chás (sem açúcar) não quebram o jejum
Lembre-se que o consumo de água não quebra o jejum e se você ainda não chegou na janela de alimentação, pode e deve tomar muita água, outra opção são os chás mas, sem açúcar.

*Veja se o jejum intermitente é pra você
Há pessoas que não se adaptam ao jejum intermitente, você não precisa se alimentar de 3 em 3 horas mas, talvez o jejum intermitente seja algo difícil para você.
Crianças e adolescentes não devem praticar o jejum intermitente, a menos que por indicação médica.
O mesmo vale para gestantes, não há indicações para a prática na gestação.

A prática do jejum intermitente traz grandes benefícios ao organismo em termos de perda de peso, diminuição da resistência à insulina e melhora de índices sanguíneos.

REFLEXÃO:Quando as coisas não acontecem do jeito que a gente quer é porque vão acontecer melhor do que a gente pensa.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário