0

Tuberculose

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, a tuberculose pulmonar é uma doença grave provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal.
Vamos conferir!

Tuberculose

O que é tuberculose?
É uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.
Para além do sistema respiratório, a tuberculose também pode afetar outros órgãos, incluem-se os rins, coluna vertebral ou cérebro.

Os sinais e sintomas Tuberculose

*Tosse com duração de três ou mais semanas;
*Expetoração com sangue;
*Dor no peito ou dor com respiração ou tosse, vulgarmente definida como pontada e dor nas costas;
*Perda de peso involuntária;
*Fadiga (cansaço);
*Febre, embora o doente com tuberculose nem sempre tenha febre associada;
*Suor noturno (transpiração durante a noite);
*Arrepios;
*Perda de apetite;
*Rouquidão ou dor de garganta (tuberculose laríngea).

No começo da doença, podemos identificar alguns sintomas iniciais: febre (temperatura corporal elevada), perda de peso inexplicada, suores noturnos ou tosse persistente, que podem variar de acordo com vários fatores. No entanto, estes sinais e sintomas podem resultar de outras doenças pulmonares, ou que afetem até outros órgãos. Perante estes primeiros sintomas deve procurar o seu médico pneumologista (especialista em pneumologia) com urgência.

Causas Tuberculose

O causador da tuberculose é o bacilo de Koch (nome cientifico da bactéria - mycobacterium tuberculosis) que se propaga de pessoa para pessoa através de gotículas microscópicas liberadas para o ar. Essas gotículas microscópicas podem ser libertadas para o ar quando alguém com a forma ativa de tuberculose não tratada, fala, espirra, ri ou canta.

Tuberculose é contagiosa?

A tuberculose é contagiosa ou transmissível, ou seja, a doença pega-se ou transmite-se de pessoa para pessoa, através de gotículas libertadas na respiração de doentes com tuberculose ativa. Ou seja, podemos contrair a tuberculose estando próximas de doentes infetados com a doença na sua forma ativa.
Embora a tuberculose seja contagiosa, não é fácil de acontecer.
A tuberculose é transmitida por pessoas com quem mantém contacto diário mais facilmente.
Menos provável é que a tuberculose seja transmitida por uma pessoa estranha, com a qual mantenha contatos esporádicos.

A maioria das pessoas com tuberculose ativa que teve tratamento adequado com fármacos durante pelo menos duas semanas já não é contagiosa.


Tuberculose tem cura?

A tuberculose é uma doença cujo prognóstico depende da rapidez de diagnóstico e do início do tratamento. Sem tratamento, a tuberculose pode ser fatal (pode matar).

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Que não nos falte fé, coragem e disposição para que possamos ir em busca de nossos objetivos.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário