0

Intubação orotraqueal

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, a maioria dos pacientes que requerem uma via respiratória artificial pode receber intubação traqueal.
Vamos conferir!

Intubação traqueal

É um procedimento pelo qual o médico introduz um tubo na traqueia do paciente, através da boca ou do nariz, para mantê-lo respirando quando alguma condição impede sua respiração espontânea.
Em toda situação em que é necessário manter uma via aérea patente e segura, a intubação traqueal pode estar indicada. Desse modo, as indicações de intubação traqueal recaem sobre aqueles pacientes que necessitam manter as vias aéreas permeáveis e o controle da ventilação pulmonar.

A intubação endotraqueal pode ser feita em situações de urgência, como no edema de glote, por exemplo, ou eletivamente, como nas cirurgias que demandam anestesia geral. Ela é feita para proporcionar uma via aérea desobstruída, quando o paciente tem dificuldades respiratórias que não podem ser tratadas por meios mais simples.

Em geral, as suas indicações em quadros patológicos são:
*Parada respiratória e/ou cardíaca.
*Insuficiência respiratória grave.
*Obstruções das vias aéreas.
*Presença de secreções abundantes da árvore pulmonar profunda.

Quando um tubo é corretamente colocado, a ventilação manual deve produzir elevação simétrica do tórax, bons sons respiratórios nos dois pulmões e ausência de gorgolejo na parte superior do abdome.

Na ausência de parada cardíaca, a colocação do tubo é, tipicamente, também confirmada com uma radiografia de tórax. Após a confirmação da colocação correta, o tubo deve ser fixado usando-se um dispositivo comercialmente disponível ou fita adesiva. Adaptadores conectam a sonda endotraqueal a uma bolsa de reanimação, com um acoplador em T suprindo umidade e oxigênio, ou um ventilador mecânico.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:A porta que Deus abre, ninguém fecha.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário