0

Cateterismo, Angioplastia e Stent?

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, quando há suspeita de entupimento dos vasos do coração, solicita-se o exame muito popular conhecido como cateterismo.
Vamos conferir!

Cateterismo, Angioplastia e Stent?

Cinecoronariografia VULGO "cateterismo"
Esse exame consiste em um procedimento no Laboratório de Hemodinâmica de um hospital e geralmente é realizado com anestesia local.
O médico hemodinamicista insere um cateter em uma artéria do paciente, que pode ser do pulso, do braço ou da perna, e através desse cateter vai até o coração e injeta contraste iodado nas artérias do coração, as coronárias, e a partir de então pode-se observar se existe algum tipo de entupimento.

Caso alguma artéria coronária esteja obstruída, existem três formas de tratamento


*Tratamento clínico, em que o paciente toma medicamentos pela boca que têm a função de impedir que a placa de gordura aumente e piore a lesão no coração.

*Tratamento cirúrgico, em que o cirurgião cardíaco realiza pontes de safena para que o sangue volte a fluir nas coronárias do paciente.

*Tratamento percutâneo, conhecido como angioplastia, em que o médico hemodinamicista, através de um cateter insere um pequeno balão e em seguida uma prótese no interior do vaso obstruído, fazendo com que o sangue volte a fluir livremente no interior da coronária.
A essa prótese denominamos stent, que tem o formato de uma minúscula mola, e que uma vez implantada na coronária evita que um novo entupimento ocorra no local tratado.

A indicação de cada um desses procedimentos é feita pelo cardiologista, e depende da análise de diversos fatores do paciente.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Se não plantar, não nasce. Se não regar, não cresce. Se não amar, morre. Assim são as plantas… assim são as pessoas.
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16:31
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário