0

Edema facial

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, o edema é tipicamente definido como um agrupamento anormal de fluido nos tecidos, ele pode ser generalizado, acumulado por todo o corpo, ou localizado em uma região específica, quando ele está localizado sobre a face, é chamado de edema facial e também conhecido como inchaço da face, cara inchada, cara de lua.
É exatamente o que vamos conferir!

Edema facial

É a acumulação de líquido nos tecidos do rosto. O inchaço também pode afetar o pescoço e a parte superior dos braços.
Causas
O edema facial é frequentemente um sintoma de uma causa subjacente separada. As mais comum dessas causas incluem reações alérgicas, sinusite, queimaduras, traumas como um golpe no rosto, infecção, conjuntivite, picadas de insetos, abscessos dos dentes, reação alérgica (tais como rinite alérgica, febre dos fenos ou uma picada de abelha), angioedema, reação a uma transfusão de sangue, celulite, conjuntivite com inchaço dos olhos ou ao redor dos olhos, reações a medicamentos, incluindo reações devido ao uso de ácido acetilsalicílico (aspirina), penicilina, sulfamidas, glicocorticoides, cirurgia da cabeça, nariz ou mandíbula, trauma ou lesão facial (como uma queimadura), desnutrição (quando for severa), obesidade, sinusite, abcesso dentário dentre outros.

Se o edema facial for causado por queimaduras ou se estiverem presentes dificuldades respiratórias, em primeiro lugar devem ser tomadas medidas de emergência. De seguida, será obtida a história clínica e realizado um exame físico.

Tratamento
Tratar a causa subjacente é a melhor maneira de aliviar o edema facial. Aplicar uma bolsa de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir o inchaço, assim como elevar a cabeça. Antibióticos podem ser recomendados pelo seu médico para tratar infecções, enquanto anti-histamínicos e outros medicamentos específicos podem ser recomendados para o tratamento de reações alérgicas.

Como há uma ampla variedade de condições que resultam em edema facial, o tratamento da causa subjacente geralmente resulta na dissipação do acúmulo. Muitas vezes, é aconselhável tratar dos sintomas do edema facial, bem como sua causa raiz.

Cuidados em casa:
Aplique compressas frias para reduzir o inchaço causado por uma lesão. Levante a cabeceira da cama (ou utilize mais almofadas) para ajudar a reduzir o edema facial.

Solicite assistência farmacêutica e médica se:
Edema facial grave, repentino ou doloroso
Inchaço facial prolongado, especialmente se está a piorar ao longo do tempo
Dificuldade para respirar
Febre, dor ou vermelhidão, o que sugere a presença de uma infecção.

Considerações gerais:
Embora o edema facial por si só não seja normalmente considerado uma condição de urgência, se for acompanhado de febre, sensibilidade, estrias vermelhas ou dificuldade em respirar, deve-se contactar um médico imediatamente. O edema facial que vem de repente, sem motivo aparente, e inchaço do rosto que não desaparece ou torna-se progressivamente pior também são motivos para uma avaliação profissional.

Os exames de diagnóstico serão determinados pelos outros sintomas que acompanham o inchaço e pelos resultados do exame físico.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
********************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói. (Papa Francisco)
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.Salmo:23
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário