0

Reconhecimento

http://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, a tempos estou aqui no blog apenas a postar sobre a parte teórica "técnica" entre aspas, da enfermagem, embora seja lindo de se mostrar e ensinar, a verdade é que a parte pratica "nos cuidados" de enfermagem tem tanta importância quanto.
Vamos conferir!

Reconhecimento

Com o meu trabalho, o meu desempenho com o paciente, o amor que dedico ao "cuidado em geral" eu afirmo essa realidade!

Sem julgamento ou preconceito, a verdade é finita e reconhecimento fás parte e deveria ter um *obrigatório

O reconhecimento significado: 

reconhecimento é uma das principais medidas para "motivar e promover" conquistas pessoais, profissionais e financeiras para um profissional, além de trazer benefícios para a empresa, como maior produtividade, funcionários em busca de resultados e com maior foco para o sucesso da organização.
Muito além de dinheiro!
Trouxe o tema do reconhecimento, quero tentar passar através de uma conversa gostosa.
O que é reconhecimento para alguns, nem sempre é para outros, nesse caso quero trazer pro blog, o meu entendimento como reconhecimento de trabalho referente a dedicação nos cuidados de forma pratica, "eu e o paciente, o paciente e eu" ressaltando a humanização que também é um tema que vou trazer pra vocês durante essa semana considerada a semana da enfermagem, no mês de maio.

A Enfermagem como profissão
Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas uma ciência, pois baseia-se em princípios científicos.

Para Wanda Horta a enfermagem tem três seres:
- o ser enfermagem
- o ser enfermeiro
- o ser paciente.

O que eu gostaria de passar para vocês com o meu ponto de vista é o quanto temos que dedicar amor a essa profissão e entender que lidamos com vidas, vidas que necessitam de toda forma de cuidado que vai além de uma medicação, vai além da pratica de puncionar um acesso venoso ou talvez aplicar uma vacina ou até mesmo um curativo mega super bem feito, conhecer a medicação saber quais os efeitos benignos e adversos tudo isso é importante sim claro porém se dedicar a tudo isso sem amor eu posso garantir que não nos completa.
Então Michele você quer dizer que devemos atender profissionalmente em busca de reconhecimento?
Porque não?
Sera que não somos humanos?

Acredito sim que o reconhecimento profissional que buscamos na enfermagem é estabelecer relações com as demais práticas e tomar a enfermagem para além de sua dimensão profissional e técnica, ou seja, para além da aplicação imediata e direta dos conhecimentos técnico-científicos o "ser enfermeiro"

O que seria essa forma de cuidar?
Você admiti um paciente com um diagnostico que nem sempre a "equipe multidisciplinar" da nada por ele, e você se dedica a receber esse paciente e dar o seu máximo, tendo uma postura gratuita, generosa e original o "ser enfermagem"

Como seria?

*Se colocar no lugar do paciente;
*Fazer algo para o paciente com altruísmo;
*código de ética e legislação

 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Reconhecimento


A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.

O profissional de Enfermagem atua com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico; exerce suas atividades com competência para promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os Princípios da Ética e da Bioética, e participa como integrante da equipe de Enfermagem e de saúde na defesa das Políticas Públicas, com ênfase nas políticas de saúde que garantam a universalidade de acesso, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.

O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.

"O ser paciente"

Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração

O reconhecimento da enfermagem como arte é bem antigo.

Conceito de 'ARTE': Arte é o conjunto de conhecimentos práticos que mostram como trabalhar para conseguir certos resultados.


REFLEXÃO: Prevenção, cuidado, atenção e... "abracadabra" SAÚDE
 Boa tarde deixem seus comentários, suas perguntas e sempre maravilhoso estar compartilhando e agregando conhecimentos, estou aberta ao novo a mudança para o melhor. Gratidão e beijos enormes no coração!
**************************************************
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário