0

27 de novembro'Dia Nacional de Combate ao Câncer'

EnfermageandO
Ola bom dia pessoas, finalzinho de mês  mas a expectativa para o outubro rosa é a vida e hoje é dia 27 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença para todas sociedade.
Essa data foi instituída em dezembro de 1988 por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707.
Vamos comemorar!
A importância da criação dessa data está no fato de que o câncer mata milhões de pessoas todos os anos"segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2012, essa doença levou 8,2 milhões de pessoas à morte."

* O que é o câncer?

O câncer pode ser definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação de células de maneira incontrolável e desordenada, formando tumores. Essas células multiplicam-se e invadem órgãos, podendo, inclusive, atingir outras partes que não a sua de origem. Essa última situação é denominada de metástase.

Segundo pesquisas estatísticas do INCA, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são:

câncer de pele
câncer de próstata
câncer de mama
câncer de cólon e reto
câncer de pulmão
câncer de estômago

* Dados estatísticos atuais sobre o câncer de mama

Segundo tipo mais frequente da doença no mundo, o câncer de mama é o mais comum nas mulheres, respondendo por 22% dos novos casos registrados anualmente.
É relativamente raro antes do 35 anos, e acima dessa faixa sua incidência aumenta rápida e progressivamente. No Brasil, as taxas de mortalidade ainda são altas, mas provavelmente por causa do diagnóstico tardio da doença. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos de em torno de 61%.

******************************************
REFLEXÃO:Quando algo ruim acontece você tem três escolhas: deixar isso definir você, deixar isso destruir você ou fazer isso te deixar mais forte.
Bom dia a todos e beijos enormes no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário