0

Adrenalina (epinefrina)

Enfermageando por amor
Olá amigos leitores, esse medicamento é muito utilizado em UTI e principalmente na parada cardio-respiratória, ele induz o aumento da frequência cardíaca e do volume sistólico, por isso é bom estudar um pouco sobre ele. 
Vamos conferir!

 Adrenalina (epinefrina)

Medicamentos nunca é demais, eu costumo dizer que não preciso fazer nada na pressa mas sim na sabedoria ou seja eu tenho simplesmente que saber o que estou fazendo(conhecimento cientifico)

Beta adrenérgico Aumenta de forma significativa a resistência vascular periférica Alfa adrenérgico

Indicações 
• Parada cardio-respiratória,
• Cirurgia cardíaca, na saída de circulação extracorpórea, 
• Broncoespasmos severo,
• Choque séptico e anafilático.

 Contra indicações 
• Arritmia
• Hipersensibilidade a simpatomiméticos
• Associação à anestesia local
• Trabalho de parto

Reações adversas
• Crise hipertensiva
• Edema agudo de pulmão
• Hiperglicemia
• Vasoconstrição renal

Apresentação
• 1 ampola 1ml/mg

Diluição 
• SG 5%, SF 0,9%, SG 10%

Início de ação (determinadas vias de administração)
• S.C.: 5 a 10 minutos;
• I.M.: 5 a 10 minutos;
• I.V.: imediato;
• Inalação: 3 a 5 minutos

Estabilidade 
• APÓS 24 horas da diluição – oxidação quando exposta a luz solar.

Doses 
• Parada cardiorespiratória
1 mg a cada 3 a 5 minutos

• Asma brônquica
0,1 a 0,25mg (diluído) via intravenosa lentamente, Repetir após 5 a 10 minutos, se necessário.

• Vasopressor
1 mcg (diluído) por minuto, intravenoso

 Cuidados de enfermagem 

• Conservar em temperatura ambiente 15 – 25ºc.
• Não congelar.
• Proteção à luz.
• Deve ser administrada com o auxílio de bombas de infusão(exceto em casos de parada cardiorrespiratória).
• Administrada através de uma veia central (de grosso calibre,acesso venoso profundo).
• Administrar a dose recomendada.
• Monitorize a função respiratória, cardíaca (faça ECG), débito urinário;

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
**************************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Bom dia! Olhe à sua volta e não perca a beleza que Deus nos dá diariamente.
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.Salmo:23
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário