0

ARTRITE REUMATOIDE

Enfermageando
Bom dia,falar um pouco dessa doença que atinge cerca de 1 % da população que sofre com muitas dores,detalhe ela afeta as mulheres duas ou três vezes mais frequente do que os homens,se você sofre com essas dores ou conhece alguém que sofre com essa doença,vem comigo entender melhor!

É uma doença auto-imune em que se inflamam simetricamente as articulações, incluindo habitualmente as das mãos e pés, originando inchaço, dor e muitas vezes levando à destruição definitiva do interior da articulação.
A artrite reumatoide também pode desencadear uma variedade de sintomas em todo o corpo. Desconhece-se a sua causa exata, embora sejam muitos os vários fatores (inclusive a predisposição genética) que podem influir na reação auto-imune.
Artrite reumatoide apresenta-se em primeiro lugar em indivíduos entre os 25 e os 50 anos de idade, mas pode fazê-lo em qualquer idade.
Em alguns casos, a doença resolve-se de forma espontânea e o tratamento alivia sintomas em três de cada quatro pessoas.
Contudo, pelo menos 1 em cada 10 pessoas fica incapacitada.
Nessa doença, o sistema imunitário ataca o próprio tecido que reveste e protege as articulações.
Finalmente, a cartilagem, o osso e os ligamentos da articulação deterioram-se, provocando a formação de cicatrizes dentro da articulação, que se deteriora a um ritmo muito variável.

Sintomas 
Inflamação de muitas articulações;
A inflamação é em geral simétrica, quer dizer, quando afeta uma articulação de um lado do corpo, a correspondente do outro lado também é afetada.
As pequenas articulações dos dedos das mãos, dos pés, dos pulsos, dos cotovelos e dos tornozelos costumam inflamar-se em primeiro lugar.
As articulações inflamadas são em geral dolorosas e ficam com frequência rígidas, sobretudo logo depois de se levantar ou depois de um período de inatividade prolongado.
Algumas pessoas sentem-se cansadas e fracas, especialmente durante as primeiras horas da tarde.
As articulações afetadas aumentam e podem deformar-se rapidamente. Também podem ficar rígidas numa posição (contraturas), o que impede que se estendam ou abram por completo.
Cerca de 30 % a 40 % das pessoas que sofrem de artrite reumatoide apresenta tumefações duras (nódulos) debaixo da pele, com frequência perto das zonas doentes.

Complicações
A artrite reumatoide pode causar febre e, em algumas ocasiões, uma inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), que provoca lesões dos nervos nas pernas (úlceras).
A inflamação das membranas que envolvem os pulmões (pleurisia) ou do invólucro do coração (pericardite), ou então a inflamação e as cicatrizes dos pulmões podem provocar dor torácica, dificuldade em respirar e uma função cardíaca anormal.

Tratamento 
Consiste em dissipar o processo inflamatório, prevenir deformidades e corrigir as já existentes;
Analgésicos, corticoides, miorrelaxantes, fisioterapia, massagens, exercícios físicos leves;

Cuidados de enfermagem
As ações de enfermagem desenvolvidas com um portador de doença reumática visam:
Aliviar a dor articular por meio da administração de analgésicos prescritos;
Orientar a manutenção de equilíbrio entre repouso e as atividades da pessoa;
Incentivar dieta rica em carboidratos e proteínas e a ingestão de líquidos.

Beijos pessoas,no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário