0

ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANIZADO

http://enfermageandotc21.blogspot.com.br/
Enfermageando
Olá amigos e leitores, parece estranho falar de humanização para seres humanos, RSRSRS já que humanizar deveria fazer parte da natureza do homem, mas eu vejo que é necessário não só falar mas também fazer uma revisão de nossas práticas, com ênfase em melhores equipes de trabalho que valorize a dignidade de sua profissão e principalmente do paciente.
Vamos conferir!

ENFERMAGEM E O CUIDADO HUMANIZADO


 Por essa razão escolhi esse tema como forma de orientação, a humanização é muito importante não só na enfermagem, mas na vida.

A enfermagem é uma disciplina, que lida com o seres humano, que é um ser em evolução, tem que haver humanização.

Uma pessoa está doente e vai procurar um profissional da saúde com o desejo que alivie seus sintomas e livre-o de seu sofrimento.

Ele deseja ser cuidado, o cuidado humano é exercitado, vivido e sentido no interior de cada um, envolvendo atos, princípios, valores, ética que devem fazer parte do nosso cotidiano.
Devemos estar prontos a ajudar o paciente/família a passar pela dor.

Humanizar segundo o dicionário Aurélio: 

1.Adoçar; suavizar; civilizar.
2. Tornar-se humano; compadecer-se.

HUMANIZAR é:

valorizar a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico. Ou seja, nos colocar no lugar do paciente e enxerga-lo como um ser biopsicossocial com necessidades diferentes, e entender que apesar do paciente estar com todos os equipamentos necessários para sua sobrevivência, ele está em um local estranho, sendo cuidado por pessoas estranhas, perdendo suas intimidades e principalmente "com dor". A humanização visa justamente trazer o máximo de conforto e cuidado para o paciente como pessoa.

O significado da humanização da assistência de enfermagem precisa ser compreendido dentro de um panorama bastante amplo.

O Cuidado ético é fazer com que a ação de cuidar, seja moralmente correta.
A ética está relacionada com os comportamentos de um grupo e faz uso direcionado aos valores deste.
O desafio maior não é só compreender e auxiliar no tratamento, mas buscar desenvolver uma prática humanizada.
A reflexão sobre o sentido de nossas ações, reações e atitudes com os nossos pacientes tem que ser continua.

DESAFIOS PARA O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO


Banalização do sofrimento;
Contato superficial entre o profissional e o paciente.

Nesse processo, ocorre um desligamento do sofrimento do outro e o “medo” produz uma separação subjetiva entre os que estão cuidando e os que deveriam ser cuidados.
Portanto, a mecanização do cuidado, a rotinização do contato pessoal e a impessoalidade transformam-se em mecanismo de defesa.
O que tem impactado negativamente a humanização na efetivação de sua prática.

O profissional de enfermagem precisa utilizar seu conhecimento científico e também sua capacidade de observação e percepção para visualizar as necessidades do paciente e compreender seus problemas.

A negligência é causadora de um cuidado ineficiente, por isso, é necessário que o profissional tenha conhecimento disso e previna o mau cuidado, a sobrecarga de atividades, a falta de treinamento. Mantendo assim o bom equilíbrio da equipe para o atendimento humanizado.

REALIDADE
O cuidar tornou-se mecanizado, fragmentado e tanto as pessoas que cuidam como as que recebem cuidado, parecem ter esquecido que esta habilidade/qualidade, além de constituir uma ação é um valor, um comportamento.
Os profissionais devem ser atuantes não só na administração das atividades, mas sim estar em constante interação com o meio cuidar/cuidado para através do seu conhecimento, desenvolver a humanização.
Isso nos confere, tanto mais responsabilidade, quanto desafios.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
REFLEXÃO: "Quem cuida de mim, do cuidador(a)?"
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA. Beijos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário