2

Relatório...De estágio?

Enfermageando por amor

Ola boa noite pessoas,aqui hoje para tentar ajudar uma amiga leitora, bom assim que vi seu comentário iniciei uma pesquisa,embora eu já imaginava que fosse bem parecido com uma monografia de fato não fica muito longe de uma, achei muito interessante e até tem uma postagem no blog sobre Como elaborar um trabalho de pesquisa  se achar que pode ajudar eu sugiro que a leia, bom espero de coração passar algumas informações úteis para escrever um relatório de estágio.
O estágio é um momento fundamental e muito importante no processo de formação profissional,eu pessoalmente amei meus estágios vivi momentos especiais e únicos aprendi muito.Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido,levando a sério sempre tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem um bom currículo.
O que é um relatório?
O relatório é um documento descritivo contém uma apreciação pessoal do redator.
Esse parecer pessoal vem expresso na parte final do relatório, ou seja, na conclusão.

O que é um relatório de estágio?
O relatório é, em resumo, um recurso que se usa para descrever as atividades que foram executadas durante o período de estágio, devendo ser o mais objetivo possível, já que, se muito extenso, “desanima” o leitor,enquanto que muito resumido pode ficar sem as informações essenciais para seu entendimento.

OBJETIVOS
O objectivo do relatório de estágio é fornecer uma descrição sucinta e organizada das atividades realizadas durante a sua realização. Este relatório deverá permitir uma avaliação correta do trabalho desenvolvido no estágio, efetuar a ligação entre a prática e os conhecimentos teóricos adquiridos na escola e relacionar os objetivos, meios e ações da atividade desenvolvida com os resultados obtidos.
 Complementarmente poderá ainda fazer-se uma auto-avaliação dos diversos desempenhos e uma avaliação do acompanhamento da formação por parte da escola, propondo sugestões para melhoria das suas próprias capacidades e competências e sugerir ajustamentos à formação do estagiário por parte da escola e à organização de futuros estágios.
O relatório deverá permitir que uma qualquer pessoa possa, após a sua leitura, ficar a saber do que constou o estágio, onde foi realizado, as tarefas executadas, as aprendizagens feitas, as dificuldades encontradas, etc.
Desenvolver e relatar todas as atividades previstas:
 Observação, Participação e Regência, durante o estágio referente à disciplina de estágio para comunicar nosso trabalho e nossas idéias por escrito. Todo relatório tem que ser claro, conciso e exato. Com um relatório que tenha estas qualidades você terá mais chances de obter a colaboração ou a resposta esperada de seus superiores e de seus colegas. Por este motivo, a arte da boa comunicação por escrito não é um luxo, é uma questão de sobrevivência profissional.
Além do mais, quando se escreve um relatório tem-se a responsabilidade de fazer uma autocrítica honesta dos resultados experimentais.

Pré-requisitos
◦Descrever sobretudo de forma clara;
◦Dedique tempo

Como elaborar um Relatório de Estágio

"Área da Saúde"
A apresentação escrita de um relatório de estágio é uma atividade comum na área da saúde,tente elaborar sua rotina dentro do seu tema,uma boa dica de orientação na redação e apresentação deste documento tão importante na carreira profissional um exemplo: tema "Cuidados básicos" já se inicia o plantão com um cuidado básico, um dos mais importantes,higienização das mãos.
 A estrutura do relatório é um aspecto importante. Descreve-se a seguir uma estrutura geral mínima para o relatório.
_________________________________________________________________________________

◦ CAPA: deve-se colocar o nome, endereço para correspondência, telefone para contato, o curso e o ano de conclusão/formatura.
◦  APRESENTAÇÃO: deve-se colocar o nome da concedente (local onde foram desenvolvidas as atividades).
◦ De preferência, usar “ARIAL” ou “TIMES NEW ROMAN”, fonte 12, espaçamento 1,5.
◦ SUMÁRIO: índice, em forma de esquema, em relação ao plano do relatório.
◦ OBJETIVOS: identificação da finalidade da apresentação do relatório (bem curto).
◦  DESENVOLVIMENTO: núcleo do relatório com descrição das atividades desenvolvidas, relato dos fatos e pormenores, apresentação do resultado da discussão de dados.
◦ CONCLUSÕES: registro das conclusões (deduções) obtidas após a realização do estágio, sendo, portanto,baseadas nos fatos apresentados no item “DESENVOLVIMENTO”.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA O RELATÓRIO
O tempo verbal do relato deve estar no passado.
Utiliza papel branco A4 e escreve apenas num lado da folha, a espaço e meio.
O tamanho da fonte utilizada no corpo do relatório deve ser de 12 a 14.
A paginação deve ser em números arábicos, no canto superior direito de todas as folhas do corpo do relatório e anexos, excepto na introdução e nas páginas de início de capítulos

_________________________________________________________________________________
Introdução
Nesta seção deverás fazer uma breve apresentação da empresa, data em que decorreu o estágio, nome do professor acompanhante da escola, plano de estágio e descrição resumida do trabalho desenvolvido no estágio, quais os seus objetivos. Deverás muito resumidamente dar uma ideia de como está estruturado o relatório.

Exemplo de introdução
O presente relatório tem por base demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo da formação em contexto do trabalho, pretende-se com este relatório mostrar todos os trabalhos desenvolvidos ao longo da duração deste estagio curricular.
“Declaração formal”
Exposição, descrição, relação resultados de uma escrita em que informação precisa, descrevem todos os fatos.
Desenvolvimento
Esta seção pode eventualmente ser dividida em partes numeradas com algarismos arábicos. Cada parte deve iniciar em página nova.
Deverá conter o seguinte:
Uma descrição da organização do estágio;
As atividades ou tarefas realizadas no estágio;
Pode ainda incluir algum detalhe que tenha ocorrido e que julgue importante.

Conclusão
 Nesta seção deves apresentar as tuas conclusões sobre o estágio. Poderás refletir sobre os seguintes pontos:
A experiência adquirida, se os objetivos foram atingidos.
Pode ainda fazer uma análise retrospectiva sobre todo o trabalho desenvolvido e que alterações é que considerarias necessárias, pode apresentar também sugestões de melhoramento do estágio.

Bibliografia
( se houver)
Finalmente, o relatório não deverá ultrapassar as 10 páginas de texto escrito, excluindo a página de capa, figuras e bibliografia ( se houver).

Que linguagem utilizar?
O relatório como instrumento de trabalho deverá utilizar uma linguagem simples, clara, objectiva e precisa.
A clareza do raciocínio, característica do método científico, deverá transparecer na linguagem e forma do relatório.
Um relatório deverá ser tão curto e conciso quanto possível. Deverá, no entanto, incluir a informação mínima indispensável à compreensão do trabalho. A forma pela qual alguma informação pode ser apresentada (quadros, gráficos, ilustrações), pode contribuir consideravelmente para reduzir a extensão de um relatório.
As frases devem ser completas, para que, através da sua leitura seja possível seguir um raciocínio lógico.

DICA (Precisão e exatidão)
◦ Seja objectivo, descreva o que é baseado em fatos, evitando afirmações emotivas;
◦ Use as suas palavras sem abreviar;
◦ Descreva o essencial, não descreva o que deveria ter feito e não fez, evite as repetições, advérbios, adjetivos e o uso do etc.

É possível que algumas sugestões você já conheça, sempre é bom relembrá-las.
Beijos no coração!

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas,estou neste momento faendoum relatório,e confesso que encontro dificuldades...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Esse é o momento exato em que estou realizando essa tarefa!

    ResponderExcluir