1

SUS – Sistema Único de Saúde

Ola,bom dia pessoas,hoje cai da cama,e decidi que ia criar mas um marcador bem interessante e funcional,sem ironia,claro que estou me referindo a matéria SUS,beleza todos entenderam,então bora entender um pouco mas sobre o sistema único de saúde que por sinal no papel ele funciona que e uma beleza,só mesmo a pratica e que deixa a desejar um pouquinho,só um pouquinho,também não é ...Deleta essa parte pula,e bora ao que interessa!

A saúde:
A saúde é um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal

Garantia da Saúde
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

Constituição Federal de 1988, artigo 196.

 Conceitos no SUS
Sistema – refere-e a um conjunto de várias instituições, dos três níveis do governo e do setor privado contratado e conveniado, que se integram para único fim comum.
* Os elementos integrantes do sistema referem-se ao mesmo tempo às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Unicidade – é a gestão única, por cada esfera de governo, do conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde.
* Seus princípios são a universalização, a equidade, a integralidade, a descentralização e a participação popular.
Saúde – "Qualidade de vida",encarar saúde apenas como ausência de doenças nos legou um quadro repleto não só das próprias doenças, como de desigualdades, insatisfação dos usuários, exclusão, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional.
*Bens e serviço,meio ambiente,saneamento,alimentação,transporte,educação,trabalho,moradia,renda,lazer enfim saúde.
O lugar do SUS na Constituição
O SUS faz parte das ações definidas na Constituição como sendo de “relevância pública”.
A saúde faz parte de um sistema mais amplo, o Sistema da Seguridade Social.
Seguridade Social
Saúde
Previdência
Assistência Social

Enfim e esse o ponto essencial do SUS,embora tenha muito mas a se falar por hoje e só,esse novo marcador vai dar um bom suporte a essa matéria,tenham atenção e procurem entender não só gravar para uma eventual prova ok,fica a dica toda e qualquer duvida estou por aqui,pode ser que eu demore um pouquinho para responder,mas eu respondo,não sei muito mas o que sei eu faço questão de dividir,e se quiserem algo a mas se notarem que esta faltando alguma coisa e só pedir,peçam por favor,e comentem!
Beijos no coração!

Um comentário:

  1. Ola bom dia
    é com muito prazer que venho deixar um comentario no seu blog , gostei demais os assuntos sao muito interessantes ...vou aproveitar me ajudara muito no meu curso que alias ja estou terminando , voltarei outras vezes
    parabens pela pagina tao linda!!!

    ResponderExcluir