0

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos e leitores, nesta postagem vamos entender um pouco mais sobre sexualidade esta bem legal e essas postagem sobre o assunto sexualidade sempre dão o que falar, espero que gostem! 
Vamos conferir!

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST

Ouvir falar de :AIDS-CANDIDÍASE -CHATO-GONORREIA-CANCRO MOLE-CLAMÍDIA-CONDILOMA-DONOVANOSE -HEPATITE B -HERPES -LINFOGRANULOMA-SÍFILIS- TRICOMONÍASE o que faz vocês pensar? É é isso mesmo são doenças sexualmente transmissíveis (DST), também conhecidas por doenças venéreas, você sabe quem são elas?

 Elas são transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais, elas não tem cara e muitas das vezes também não tem coração, elas afetam tanto homens como mulheres, e não faz qualquer distinção de raça, classe social nem mesmo time de futebol, só de brincadeira vou deixar aqui algumas das mas conhecidas(DST), para quem se interessar em conhece-la melhor, tornar nítida a preocupação em relação as doenças sexualmente transmissíveis e quem sabe assim também se proteger melhor, fica a dica proteja-se.

HPV - Condiloma (Crista de Galo) 

É um tipo de infecção causado por um grupo de vírus (HPV) que causam lesões papilares dando um aspecto de couve-flor e é a doença sexualmente transmissível com maior incidência nos adultos com vida sexual ativa.

 Gonorreia

Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos.

Existem cerca de 40 milhões de pessoas infectadas pelo HPV, segundo estatísticas o, ou seja, quase 1/5 da população daquele país.  Estima-se que no Brasil as estatísticas sejam semelhantes. 

Essa lesão pode atingir diversos locais do genital masculino (glande, prepúcio e uretra) bem como no genital feminino (vulva, períneo, vagina e colo do útero) e também no anus e no reto.  Nem sempre é visível a olho nu.  

O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente e de exame físico minucioso.  Como exame complementar pode-se utilizar a peniscopia e a colposcopia com biópsias, citologia e exame de DNA.  

A transmissão se dá através de contato sexual íntimo não sendo necessária penetração para isso.  O condiloma pode ficar incubado por apenas algumas semanas ou mesmo anos.  

tratamento feito no local pode ser cáustico, quimioterápico ou mesmo cauterização dependendo do caso.  Estimuladores de imunidade muitas vezes são também utilizados.  Infelizmente observa-se grande índice de retorno do problema mesmo fazendo-se um tratamento adequado.  

O preservativo é o único dispositivo que pode gerar algum tipo de proteção, embora não seja 100 % seguro.  Certamente existe uma forte relação entre o contágio pelo HPV e o desenvolvimento de neoplasias (câncer), principalmente do colo do útero.

Herpes Genital

É um tipo de infecção causada por um grupo de vírus que causa infecções na região genital e que apresentam um quadro típico : As bolhas (bastante doloridas e avermelhadas) duram de 4 a 5 dias, formam uma ferida e acabam por cicatrizar espontaneamente.  

Herpes Genital é transmitido por relação sexual e tem um período de incubação indeterminado.  O tratamento existente até hoje não oferece uma cura do problema porém visa aumentar o intervalo entre as crises e diminui os sintomas quando ocorre.

Uretrite Chlamidiana 


É uma infecção causada por uma bactéria chamada Chlamydia tracomatis.  Apresenta uma secreção esbranquiçada, inodora e um tanto fluida, quase sempre sem sintomas ou ardência.

Candidíase Peniana

Esse tipo de inflamação geralmente aparece na glande e na pele que a recobre como pequenos pontos avermelhados que coçam bastante devido à presença de fungos, sendo o mais comum o "candida albicans".  É um tipo de problema bastante comum em diabéticos. Embora esteja colocada como uma DST, a sua transmissão não ocorre somente por contato sexual

Sífilis 

Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro.

 

Tricomona 

Causada pelo protozoário do gênero Trichomonas Donne, atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens.

  Clamídia 

O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos (obstruções com dilatação), infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade.

AIDS 

Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções.
 Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e o surgimento de vesículas avermelhadas na derme.

Essas transmissões não se dá somente por uma aperto de mão ou beijo, como muitas pessoas pensam e por esse motivo, muitas vezes, geram certo preconceito com os portadores de DSTS.

 Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário