5

GrAviDeZ nA AdOlesCênciA

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Olá amigos e leitores, hoje eu estou trazendo um tema e tanto e para muitos é polemico, ou seja ninguém gosta de imaginar uma criança esperando outra criança não e mesmo!
Vamos conferir!  

Gravidez na adolescência

Mas com ele venho trazendo mas um marcador a "Sexualidade" o que seria um universo relativo um termo amplo, dificilmente se encaixa em uma definição única, teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se junto à adolescência então é por essas e outras que resolvi fazer uma postagem sobre esse assunto e assim poder contribuir com  informações sobre "sexualidade"  você pode ate pensar, mas isso eu já sei perfeitamente, mas muito não tem essa mesma noção, e auxiliando e informando podemos diminuir o numero de gravidez precoce!

Adolescência:

É um período confuso e de contradições que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, é a fase onde o adolescente vive novas experiências, reformula seus pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua autoestima infantil.

Gravidez:

É o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero, alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer.

A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo, portanto promover ao adolescente um comportamento responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiamento da idade do início da atividade sexual seria o ideal contudo a gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros.

Um bom exemplo seria:
 Uma jovem de 13 anos que ainda brinca de bonecas não está preparada para cuidar de um bebê, muito menos de uma família.
Um outro bom exemplo:
 Mães solteiras, por serem muito jovens os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências.

Adolescência e gravidez

Quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos, esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ate mesmo fugindo da própria realidade.  
   
É muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação mas o que vem acontecendo foge da nossa realidade porque muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento.

 Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.

Eu (como pessoa e com toda minha experiência de vida)acho que devemos instruir da melhor maneira para que nossos jovens não venham a ter nenhuma surpresa inesperada, uma gravidez tem que ser planejada com antecedência e com todo conforto.

Enfim, contudo que vimos o mas importante é que quando diagnosticada a gravidez na adolescência comece o pré-natal, receba o apoio da família,(pais)tenha auxílio de um profissional da área de saúde. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranquila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
********************************************************
REFLEXÃO: Perdoe sempre!
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
Beijos no coração!



5 comentários:

  1. Ola eu criei um blog agora e esta bem no comecinho, vem me visitar e assim ajudar no crescimento do blog! Já estou te seguindo beijos!!!

    http://www.bonitodeviver.com/

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã foi mãe aos 16 loucura, eu so fui com 31 anos
    ja estou seguindo teu blog
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi linda tou aqui vim participar
    ok segue o meu blog e curte minha página
    http://sucessoaarte.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/Pensamentos-e-Artes-managger/409794059092457
    obrigada por tudo querida
    pelo convite para participar
    do sorteio.
    Sucesso amada boa noite

    ResponderExcluir
  4. Oii linda ameei o blog estou passando para avisaar que peguei essa imagem da bonequinha gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola karolayne,as imagens que coloco no blog são do Google eu suponho que são publicas,você pode pegar todas que quiser ok,beijos no coração!

      Excluir