1

Conhecimento cientifico em Enfermagem

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando
Olá amigos e leitores estamos iniciando a semana do conhecimento cientifico, decidi então falar um pouco sobre o assunto, não e fácil mas vou tentar explicar com meu jeito.
Vamos conferir!

Conhecimento cientifico em Enfermagem

O conhecimento cientifico e muito importante principalmente na enfermagem e mas principalmente ainda  nos dias de hoje onde vemos tantas doenças incuráveis e através dele que chegaremos as vacinas, medicamentos, técnicas etc...


O que vem a ser conhecimento?

CONHECIMENTO é o ato de compreender algo usando o raciocínio.
É fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na noção e experiência.

Ou seja  são informações que se adquire em torno de sua vida e utiliza para sobrevivência e melhorias de vida!
O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

Dentre conceitos e a vida temos vários tipos de conhecimento, embora eu queira chegar ao conhecimento cientifico em base e conhecer o tipos de conhecimento para então entender onde o autor(eu) quer chegar.

Tipos de CONHECIMENTO: 


CONHECIMENTO EMPÍRICO(ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)  que é o modo comum de se conhecer sem que haja procura ou reflexão obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. ;
CONHECIMENTO CIENTÍFICO que se preocupa em analisar e sintetizar explicações e soluções;
CONHECIMENTO FILOSÓFICO que é adquirido quando se procura respostas para interrogações e questionamentos;
CONHECIMENTO TEOLÓGICO que é adquirido como revelação divina pela fé.

Bom podemos então continuar a partir deste contexto, onde se tem uma visão mais clara sobre o processo do conhecimento, bem como, da importância do conhecimento científico para a vida e para o mundo.
O que eu entendo sobre o conhecimento cientifico?

O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é... Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento.
Para tanto, entende-se que o conhecimento científico é diferente do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum.
Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o conhecimento científico é todo conhecimento que podemos comprovar.

Exemplo de conhecimento Empírico:
INJEÇÃO INTRAMUSCULAR (IM)
É a deposição de medicamento dentro do tecido muscular
   
Eu Michele tenho o conhecimento do método e da pratica de injeção intramuscular, de tanto APLICAR INJEÇÕES, acabei por saber(conhecer) fazer ate de olhos fechados(mentira de olhos fechados não da, tem que visualizar para não errar)

Exemplo de conhecimento cientifico:
Com base no conhecimento cientifico na hora de aplicar injeção intramuscular a escolha do local para aplicação, da técnica é muito importante.
A distância em relação a vasos e nervos SÃO MUITO importantes.
A irritabilidade da droga.
A região para aplicação de injeção intramuscular ETC..

Eu Michele ao estudar entendi uma técnica exata para que evite a dor na hora de aplicar injeção intramuscular ou seja o conhecimento cientifico não e só saber fazer e sim saber o porque fazer desta forma exata.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO RESULTA DE INVESTIGAÇÃO

Requer exatidão e clareza.
É racional e objetivo.
É explicativo.
É útil.

Enfim conhecimento e saber, fica a dica.

REFLEXÃO: Erros podem ser perdoados. Atitudes podem ser repensadas. Mas algumas palavras, nunca poderão ser esquecidas.
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Um comentário: