1

Conhecimento cientifico em Enfermagem


Ola pessoas boa tarde!
Bom estamos iniciando a semana do conhecimento cientifico,decidi então falar um pouco sobre o assunto,não e fácil mas vou tentar explicar com jeito,afinal o conhecimento cientifico e muito importante principalmente na enfermagem e mas principalmente ainda  nos dias de hoje onde vemos tantas doenças incuráveis e através dele que chegaremos as vacinas,medicamentos,técnicas etc...

O que vem a ser conhecimento?
CONHECIMENTO é o ato de compreender algo usando o raciocínio. É fundado com base na fé, na razão, na cultura ética e moral, na noção e experiencia.
Ou seja  são informações que se adquire em torno de sua vida e utiliza para sobrevivência e melhorias de vida!
 O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

Dentre conceitos e a vida temos vários tipos de conhecimento,embora eu queira chegar ao conhecimento cientifico em base e bom conhecer o tipos de conhecimento para então entender onde o autor(eu) quer chegar.
Tipos de CONHECIMENTO: 

CONHECIMENTO EMPÍRICO(ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)  que é o modo comum de se conhecer sem que haja procura ou reflexão obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. ;

CONHECIMENTO CIENTÍFICO que se preocupa em analisar e sintetizar explicações e soluções;

 CONHECIMENTO FILOSÓFICO que é adquirido quando se procura respostas para interrogações e questionamentos;

 CONHECIMENTO TEOLÓGICO que é adquirido como revelação divina pela fé.

Bom podemos então continuar a partir deste contexto,onde se tem uma visão mais clara sobre o processo do conhecimento, bem como, da importância do conhecimento científico para a vida e para o mundo.
O que eu entendo sobre o conhecimento cientifico?

O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é... Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento.
Para tanto, entende-se que o conhecimento científico é diferente do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum.
 Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o conhecimento científico é todo conhecimento que podemos comprovar.

Exemplo de conhecimento Empírico:
INJEÇÃO INTRAMUSCULAR (IM)
É a deposição de medicamento dentro do tecido muscular
   
Eu Michele tenho o conhecimento do método e da pratica de injeção intramuscular,de tanto APLICAR INJEÇÕES, acabei por saber(conhecer) fazer ate de olhos fechados(mentira de olhos fechados não da,tem que visualizar para não errar)

Exemplo de conhecimento cientifico:
Com base no conhecimento cientifico na hora de aplicar injeção intramuscular a escolha do local para aplicação, da técnica é muito importante.
 A distância em relação a vasos e nervos SÃO MUITO importantes.
 A irritabilidade da droga.
 A região para aplicação de injeção intramuscular ETC..

 Eu Michele de tanto estudar descobrir uma técnica exata para que evite a dor na hora de aplicar injeção intramuscular ou seja o conhecimento cientifico não e só saber fazer e sim saber o porque fazer desta forma exata.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO RESULTA DE INVESTIGAÇÃO
Requer exatidão e clareza.
É racional e objetivo.
É explicativo.
É útil
Enfim conhecimento e saber,fica a dica.
Beijos ENORMES no coração!


Um comentário: