0

Hemofilia?

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, nós sabemos que o sangue é constituído por várias substâncias, cada uma com uma função diferente hoje vamos entender algumas delas que são proteínas chamadas fatores de coagulação, que ajudam a estancar as hemorragias.
Vamos conferir!

Hemofilia?

A hemofilia, que é uma coagulopatia hereditária, é a ausência ou redução destes fatores. As hemorragias podem aparecer espontaneamente ou após traumatismos. A pessoa com hemofilia demora mais para formar coágulo: não sendo capaz de conter um sangramento.

•Hemofilia A caracterizada pela deficiência no fator VIII da coagulação;
•Hemofilia B caracterizada pela deficiência no fator IX da coagulação sanguínea e elas ainda podem ser classificadas como sendo leve, moderada ou severa.

Sintomas de hemofilia:

•Sangramentos nas articulações e nos músculos não percebido à olho nu;
•Hemorragia espontânea, sem causa aparente;
•Aparição frequente de manchas roxas na pele que nem sempre estão relacionadas à traumatismos ou quedas;
•Cortes na pele que demoram muito tempo para parar de sangrar;
•Sangramento fácil do nariz ou da gengiva, mesmo sem motivo.

As causas da hemofilia são genéticas, isto é, passa de pai/mãe para filho.

Diagnóstico
É feito através do exame de sangue, que também serve para identificar o seu tipo e a sua gravidade. Geralmente a hemofilia é identificada ainda na infância, antes dos 3 anos de idade.

Tratamento
É feito através de injeções periódicas com o fator de coagulação deficiente do indivíduo, que pode ser feita desde o diagnóstico da doença até os 18 anos como forma de prevenção da sinovite hemolítica crônica, uma das complicações mais comuns nos idosos hemofílicos.

Normalmente os cortes superficiais na pele não são suficientes para causar uma hemorragia até mesmo num hemofílico e para estes a maior preocupação está na extração de dentes e na realização de cirurgias, pois as feridas podem voltar a sangrar até vários dias depois da cirurgia e para evitar este mal o indivíduo deverá receber o medicamento logo que tenha sido exposto a tal situação.

A hemofilia não tem cura mas tem controle e quando o indivíduo é devidamente tratado ele pode levar uma vida normal.
***********************************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
REFLEXÃO: Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas sim reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios e perdas.
Beijos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário