9

Classificação dos medicamento

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Olá amigos e leitores, medicamentos, bom em enfermagem todas as áreas são bem extensas medicamentos não poderia ser diferente, tudo isso me fascina de tal forma que quero dividir com vocês tudo que entendo da maneira que consigo aprender e levar comigo pra toda uma vida.
Vamos conferir!

Classificação dos medicamento

Passa na minha mente em questão de segundos e esta tudo guardadinho na minha mente, quando é preciso esse conhecimento cientifico prevalece, bom vamos ao que interessa!

Antibióticos – São substâncias produzidas por células vivas que inibem ou matam microrganismos (MO), podem ser produzidas a partir de fungos, bactérias, leveduras e de forma sintética.
Os antibióticos podem ser de amplo espectro (eficaz contra muitos MO) ou de espectro limitado (eficaz contra alguns MO).

Antimicóticos – É um grupo de medicamentos que combatem as infecções causadas por fungos.
Antivirais – É um grupo de medicamentos que combatem ou controlam as doenças virais.

Antiparasitários – É um grupo de medicamentos que combatem ou controlam as doenças parasitárias também chamadas de verminoses.

Anti-histamínico – A histamina é um aminoácido encontrado em muitos tecidos, quando o organismo entra em contato com uma substância tóxica, ocorre uma resposta tecidual que libera histamina.

Quando liberada, a histamina provoca alguns sintomas, comumente conhecidos como sinais e sintomas de uma reação alérgica (urticária, erupções cutâneas, espirros, coriza, lacrimejamento ocular com vermelhidão da esclera, contrição dos brônquios, podendo ocorrer mais gravemente uma anafilaxia ou choque anafilático, levando o paciente ao risco iminente de morte). Os anti-histamínicos inibem a histamina e consequentemente os sinais e sintomas da reação alérgica.

Antitussígenos e Expectorantes – São medicamentos utilizados para o alívio da tosse, podem estar associados a expectorantes que liquefazem o muco nos brônquios e facilitam a expulsão de secreção do sistema respiratório.

Broncodilatadores – Promovem a dilatação dos brônquios, favorecendo a melhor troca gasosa e consequentemente uma melhor oxigenação dos tecidos. Podemos ter nesse grupo drogas realizadas por via inalatória.

Cardiotônicos ou Inotrópicos – Aumentam a contratilidade do músculo cardíaco.

Vasoconstritores – São medicamentos que atuam na constrição do vaso sanguíneo. São utilizados para diminuir hemorragias superficiais, elevar a pressão arterial e aumentar a força de contração cardíaca.

Vasodilatadores – São medicamentos que causam a amplitude da parede do vaso sanguíneo, são auxiliares no tratamento de doenças vasculares periféricas, doenças cardíacas e hipertensão.

Anti-hipertensivos – São os medicamentos que promovem a vasodilatação.

Coagulantes – São medicamentos que aceleram o processo de coagulação.

Anticoagulantes – São medicamentos que aumentam o tempo de coagulação sanguínea.

Antitrombóticos – São utilizados para dissolver o trombo/coágulo que está causando obstrução vascular.

Antiagregador plaquetário – São medicamentos utilizados para interferir na agregação plaquetária em pacientes portadores de arteriosclerose (formação de placa ateromatosa nas paredes dos vasos sanguíneos), evitando a formação de trombos e êmbolos que obstruam o vaso sanguíneo.

Antilipêmicos – São medicamentos que auxiliam na redução dos valores de colesterol na corrente sanguínea.

Hipnóticos e Sedativos – São utilizados para promover sedação ou hipnose.

Analgésicos Opioides – São substâncias com grande potência para diminuir a dor, que agem no sistema nervoso central. Podem causar dependência, devendo ser utilizados com cautela.

Analgésicos não narcóticos ou não Opioides – São substâncias utilizadas para diminuir a dor, que agem no nível periférico.

Anticonvulsivantes – São utilizados no controle da convulsão, trata-se de um medicamento psicótico, controlado e pode causar dependência.

Antiparkonsoniano – São utilizados no controle dos sintomas da doença de Parkinson.

Tranquilizantes – São medicamentos utilizados para tranquilizar, acalmar; trata-se de psicótico, controlado e pode causar dependência.

Antidepressivos – São medicamentos que melhoram os sintomas de Depressão, tais como: tristeza, desânimo, fadiga, insônia ou hipersonia, perda ou ganho de peso, lentidão ou agitação, entre outros.

Ansiolíticos – São medicamentos que diminuem a ansiedade.

Antissecretores gástricos – São medicamentos utilizados para inibir a secreção gástrica indiretamente.
Antiácidos – Atuam diretamente no estômago, neutralizando o ácido gástrico.

Eméticos – São medicamentos que auxiliam a promoção do vômito, são utilizados em casos de envenenamento por substâncias corrosivas.

Antieméticos – São medicamentos que auxiliam na prevenção, controle e alívio do vômito.
Laxantes – São medicamentos que auxiliam no alívio da constipação.

Antidiarreicos – São medicamentos que auxiliam no controle e alívio da diarreia, lentificando a motilidade intestinal.

Hipoglicemiante via oral – São medicamentos utilizados no controle e regulação da glicemia, é considerado um antidiabético.

Diuréticos – São medicamentos utilizados para aumenta a excreção de água e eletrólitos pelos rins (tratamento de hipertensão arterial).

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.***************************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
REFLEXÃO:Se não plantar, não nasce. Se não regar, não cresce. Se não amar, morre.
Assim são as plantas… assim são as pessoas.
Então pessoas é isso, fiquem com Deus um ótimo Fim de semana até a próxima!
Beijos imensos no coração! 

9 comentários:

  1. Oii Michele!
    Muito boa a classificação! Parabéns e obrigada pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  2. OI!!!
    SOU NOVATO NO BLOG. ESTOU MUITO GRATO PELO APRENDIZADO,OBRIGADO MESMO PELA AJUDA.

    ResponderExcluir
  3. OI!!!
    SOU NOVATO NO BLOG. ESTOU MUITO GRATO PELO APRENDIZADO,OBRIGADO MESMO PELA AJUDA.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Michelle, gostaria que me ajudasse na tabela de medicamentos na emergência.Via de administração, indicação, tratamento na enfermagem.Obg.Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Michelle, gostaria que me ajudasse na tabela de medicamentos na emergência.Via de administração, indicação, tratamento na enfermagem.Obg.Bom dia!

    ResponderExcluir
  6. Exemplos;Bromoprida, tenoxicam ,voltarem,ranitidina,oxacilina,lasix, fernegan . Por favor, onde encontro essas informações (tabelas contendo; indicaçõed, tratamentos em enfeagem, vias de administrações.)..Obg.

    ResponderExcluir