4

UROLITÍASE OU CÁLCULO DO TRATO URINÁRIO

SISTEMA URINÁRIO (Voltado para clinica médica)
https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Enfermageando
Olá amigos leitores do blog, trouxemos hoje uma postagem sobre um tema nada popular, tantas substâncias que são eliminadas diariamente através da urina, temos o cálcio e o ácido úrico, que são substâncias cristalinas, isto é, formam cristais.
Vamos conferir!

UROLITÍASE OU CÁLCULO DO TRATO URINÁRIO

Entre tantas substâncias que são eliminadas diariamente através da urina, temos o cálcio e o ácido úrico, que são substâncias cristalinas, isto é, formam cristais.

Em situações anormais, estas substâncias se cristalizam, depositando-se em alguma parte do sistema urinário, formando os cálculos renais ou urolitíases.

Causa
Desconhecida, porém alguns fatores favorecem a formação de cálculos, como infecção das vias urinárias, estase urinária, períodos prolongados de imobilização no leito, ingestão excessiva de cálcio e a desidratação

Sinais e sintomas
Podem aparecer na forma indolor, ou em crises de cólicas renais caracterizadas por dor intensa e profunda na região lombar, eliminação de urina com sangue e exsudato, associadas à distensão abdominal,  diarréia,  náuseas e vômitos, devido à proximidade dos rins com o sistema digestório.
Esta dor característica tem origem com a obstrução, a inflamação e o edema da mucosa do trato urinário em contato com o cálculo.
Quando o cálculo se aloja no ureter, surge dor aguda, intensa, em cólica, que se irradia para a coxa e genitália.
Há também um frequente desejo de urinar, mas a pessoa somente elimina uma pequena quantidade de urina.

Diagnóstico 
A maioria dos cálculos pode ser diagnosticada através da radiografia, que deve ser associada a outros dados, como sinais e sintomas, tipo da dor e exame de urina do tipo EAS.
Tratamento
Determinar o tipo de cálculo e elimina- lo;
Evitar a lesão renal;
Controlar a inflamação e aliviar a dor.
Os líquidos endovenosos são benéficos no sentido de auxiliar o cliente a expelir o cálculo, além de reduzir a concentração de cristais urinários e assegurar elevado volume urinário.
Aqueles com mais de 1cm devem ser removidos ou fragmentados, através de um procedimento não-cirúrgico (litotripsia),utilizado para fracionar cálculos renais para serem eliminados pela urina.

Cuidados de enfermagem 

Alívio da dor pode ser facilitado por meio de banhos quentes ou aplicação de calor úmido na região do flanco;
Uma ingestão elevada de líquidos deve ser mantida, pois os cálculos se formam mais facilmente em uma urina concentrada.
No que se refere à dieta, a pessoa deve ser encorajada a seguir um regime para evitar a formação de outros cálculos, evitando alimentos ricos em cálcio.

REFLEXÃO:Toda conquista começa com a decisão de tentar.
Boa tarde a todos, beijos no coração e ate breve!
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

4 comentários: