0

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

SISTEMA URINÁRIO(Voltado para clinica médica)
https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos e leitores, um tema muito complexo sobre o nosso corpo a insuficiência renal muitas das vezes nos mostra que nosso corpo é perfeito, (sabe quando vejo a equipe de hemodialise com a maquina e os equipamentos no local onde trabalho só tenho uma palavra ao meu amado corpo"gratidão" somos perfeitos ) é claro que tem exceções e esse justamente é o nosso tema de hoje.
Vamos conferir!

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

Caracteriza-se por perda súbita e quase completa da função renal causada pela diminuição da filtração glomerular, resultando em retenção de substâncias que normalmente seriam eliminadas na urina, como a ureia, a creatinina, o excesso de sódio, de potássio, de água e de outras substâncias tóxicas.

A insuficiência renal crônica é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal. Geralmente ocorre como consequência da insuficiência renal aguda, de glomerulonefrites e de intoxicações graves.

Causas 
Hipovolemia e hipotensão por períodos prolongados e a obstrução dos rins ou das vias urinárias.  Se estas situações forem devidamente diagnosticadas e tratadas a tempo, os rins serão preservados da ausência de fluxo sanguíneo e não sofrerão danos.

Caso tais situações não sejam revertidas em tempo hábil, os rins sofrem lesões que podem prejudicar seu funcionamento de maneira aguda ou crônica.

Diagnóstico
Anamnsese,
USG,
TC,
RM.

Tratamento
Diálise peritoneal e hemodiálise, podem ser utilizadas no sentido de substituir os rins insuficientes, promovendo a eliminação das substâncias tóxicas.
DIÁLISE PERITONIAL

A diálise peritoneal é um método pelo qual se introduz um líquido estéril (líquido dialisador) na cavidade abdominal por meio de um cateter. O peritônio é banhado com este líquido dialisador, que faz a remoção das substâncias tóxicas presentes no organismo. A quantidade de líquido infundido e a duração das infusões variam de acordo com as necessidades de cada um.

HEMODIÁLISE

A hemodiálise é um processo pelo qual, através de uma fístula arteriovenosa ou catéter de longa ou curta duração, o sangue do indivíduo passa por uma máquina que contém um sistema de filtro artificial, simulando os rins, eliminando assim as substâncias tóxicas do corpo.
* Fístula arteriovenosa – É um canal que faz comunicação entre artéria e veia, obtido através de um procedimento cirúrgico.
e modo a oferecer uma qualidade de vida melhor, o transplante renal tornou-se o tratamento de escolha para a maioria dos portadores de doença renal crônica. O rim pode ser proveniente de um doador vivo ou de cadáver humano.
Geralmente, a diálise peritoneal e a hemodiálise são tratamentos utilizados pelos doentes renais crônicos até se conseguir o transplante

Cuidados de enfermagem
Monitorizar a função renal através do balanço hídrico e da pesagem diária ;
Avaliar frequentemente seu estado, observando e registrando sinais de comprometimento cardíaco, como dispnéia, taquicardia e distensão das veias do pescoço;
Estar atenta e preparada para situações de emergências que podem ocorrer, como arritmias e parada cardíaca.
Manter a família informada a respeito de suas condições, auxiliando-os na compreensão do tratamento.
Existem algumas drogas que possuem grande capacidade de causar lesões renais. Tais drogas são denominadas de nefrotóxicas, como alguns antibióticos. Nesses casos, a pessoa precisa ter a função renal avaliada, cautelosamente, durante todo o tratamento.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
************************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Se a vida não ficar mais fácil, trate de ficar mais forte.
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário